Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religião
- Coluna de 25.01.2003 -

AS FILHAS DA SANGUESSUGA

Caro leitor!,

            Na noite de Sábado do dia 24/01/2003, andando com meu cachorro, meditava no que iria escrever quando surgiu na minha mente um paradoxo.

            Existem bilhões de pessoas no mundo que, por religião ou filosofia, reputam-se serem filhos de alguma divindade e, na angústia, recorrem a elas para se livrarem da dor. Aqui, mais uma vez as escrituras delineiam padrão de comportamento inverso, principalmente no que tange a figura de JESUS. Quando a cúria romana arremeteu-se para prendê-lo, Pedro sacou a espada e foi advertido (Mt. 26: 52 a 54):

            “Então, Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada, à espada perecerão. Acaso pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?”

            Ou seja, poderia livrar-se da dor, mas não quis. Há duas diferenças entre nós e JESUS: Primeiro, se por um lado ELE é filho de DEUS, por outro, somente os nascidos de novo por meio dele são filhos de DEUS (Jo. 1:12 e 13):

            “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, mas de Deus.”

            Segundo, se os homens, na qualidade de criaturas de DEUS, pois foram feitas por ELE, buscam satisfazer seus desejos e clamam a DEUS no desespero, acalentando prerrogativas que não têm, JESUS, diante do Gólgota, possuindo todas, abriu mão para proporcionar liberdade por meio do sacrifício.

            Só os que crêem podem nascer novo. Só os nascidos de novo podem fazer a vontade do PAI. Os não nascidos só querem receber (Prov. 30:15):

            “A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá.” 

            Por que Dá, Dá? Porque sugam, só querem receber, beneficiar-se. No lado diametralmente oposto, o Apóstolo Paulo apontou a principal característica aos nascidos de novo, portanto, SALVOS, FILHOS DE DEUS (Rm. 8:14):

            “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.”  

            O nascido de DEUS não faz boas obras para obter salvação. Ele é salvo. Ninguém compra salvação barganhando com DEUS doação de remédios, comida e trabalhos assistenciais. Salvação é graça; é para os que crêem. 

            Tanto quanto as sanguessugas, o PAI também não quer pessoas que façam para receber; quer pessoas nascidas de novo (Jo. 3:5):

            “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.”

            Aliás, quem faz boas obras para receber salvação, tal qual as sanguessugas, será frustrado. Observe a explicação feita na carta aos Efésios (Ef. 2:8):

            “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”

            A todos os que querem experimentar o novo nascimento, vai uma dica: por mais incompreensível e desarrazoada que seja a vontade do PAI, optar por ela sempre traz conseqüências maravilhosas e eternas. Como DEUS gosta de compartilhar, a benção acaba alcançando terceiros. Mas lembre-se:somente os nascidos de novo podem fazer a vontade do PAI (1 Cor. 2:14):

            “Ora, o homem natural não aceita as cousas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

WHY NOT TRY?

UM ABRAÇO!

ATÉ A PRÓXIMA!


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI