Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religião
- 22.02.2003 -

A TERCEIRA MARGEM DO RIO

            Certo e errado, bem e mal, luz e trevas, direita e esquerda. Existe uma bipolarização clara no mundo. Os arautos da nova era - a turma do Yin e Yang -  propagam que em todo mal há um bem e, em todo bem, um mal. Graciliano Ramos quis romper idealizando terceira alternativa ao escrever o conto "A Terceira Margem do Rio".

            Pasme amigo leitor, a Bíblia descreveu como era a terceira margem do rio, o mundo sem divisões sonhado por John Lennon. Ele se chama em hebraico ÉDEN; o famoso jardim do ÉDEN, da maçã, de Adão, de Eva, da serpente.

            Aliás, a maçã é fruto do imaginário popular. Descreve-se apenas o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Detalhe, não ficava no meio do jardim. Quem ficava no meio do jardim era a Árvore da Vida que simboliza JESUS. Veja a referência consignada no início e no fim das escrituras (Gênesis 2:9 e Apocalipse 22:1 e 2 respectivamente):

“Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.”

“Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.”

            Tanto no ÉDEN quanto na nova JERUSALÉM CELESTIAL, JESUS – A Árvore da Vida – é o centro. Sempre foi assim e sempre será eternamente (Col. 1:15, 16 e 17): 

“Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as cousas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as cousas. Nele, tudo subsiste.” 

            Como fica o homem nesse contexto? No início ele fora criado perfeito. A plena comunhão com o TODO PODEROSO lhe supria abundantemente vida e alegria. O homem desconhecia o mal. A árvore da vida – JESUS – estava no meio. ELE era o centro, a razão de ser e existir. ELE é a vida e a vida está NELE.

            Fez também o SENHOR a árvore do conhecimento do bem e do mal, cujo fruto traria independência do homem para com DEUS. Como DEUS, o homem seria conhecedor do bem e do mal.

            A história você conhece. Adão e Eva foram avisados que esse conhecimento e essa independência significariam a perda da comunhão com ELE. O homem entregou a criação às conseqüências do pecado, tornando-se ele mesmo escravo do pecado e de seu salário: a morte. O mundo bipolarizou-se entre o bem e o mal, a luz e as trevas.

            A moderna tentativa do homem em colocar-se na posição de DEUS, querendo ser igual a ELE, ou simplesmente como dizem as novas religiões: você é deus, nenhuma novidade apresenta. Adão e Eva quiseram ser como DEUS; a humanidade continua querendo ser como DEUS por meio do conhecimento. Buscando a auto-suficiência perante a dependência de DEUS, tornou-se escrava de si mesma, de seus próprios pecados.

            De outro giro, a salvação, como no ÉDEN, depende da comunhão e da dependência com o PAI, para os que andam, conversam, aprendem, ouvem e obedecem a seu filho JESUS; para os que deixam a árvore do conhecimento do bem e do mal, firmados nas próprias razões e opiniões, e se alimentam da Árvore da Vida confiando no PAI.

            Longe de fazer apologia à ignorância, refiro-me ao conhecimento que tenta tirar o SENHOR DEUS do centro do universo (Prov. 25:2): 

                                                                    ”A glória de Deus é encobrir as cousas, mas a glória dos reis é esquadrinhá-las.”

Falando em centro do universo, e na sua vida amigo? Qual foi a árvore que você pôs no meio do seu jardim?

BOA LEITURA!

UM ABRAÇO!

ATÉ A PRÓXIMA! 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI