Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religiões
- 06.12.2003 -

HORA DE CALAR
Dr. Bruno Aníball 

            Volta e meia vejo fotos de Maria, mãe de JESUS, sublimada, com rosto angelical denotando virgindade eterna - dogma assente pelo catolicismo - digna de culto ao redor do mundo.

            Noutro giro, debruçando os evangelhos, depreendo JESUS sofrendo no deserto, tentado pelo diabo, no convívio com discípulos incapazes de crer e compreender o que dizia, na traição de Judas e, especialmente, na incompreensão de Maria; perceba como JESUS foi duro nas escrituras quando ela o interrompeu quando ensinava (Marcos, Capítulo 3, Versículo 31 a 35):

            “Nisto, chegaram sua mãe e seus irmãos e, tendo ficado do lado de fora, mandaram chamá-lo. Muita gente estava assentada ao redor dele e lhe disseram: Olha, tua mãe, teus irmãos e irmãs estão lá fora à tua procura. Então, ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, correndo o olhar pelos que estavam assentados ao redor, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.”

            Naquele lugar, pessoas se espremiam para ter privilégio de ouvi-lo; Maria achou por bem quedar-se fora, aguardando ilustre visita. Agora, eis explicação da resposta de JESUS, consignada em Habacuque, Capítulo 2, Versículo 20:

“O Senhor, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.”

            Como diz o ditado, tal PAI, tal FILHO. Com toda sinceridade e respeito, assombra-me malabarismo aduzido para qualificar irmãos e irmãs como primos de JESUS e não irmãos de sangue, a fim de coadunar-se o feito com dogma da virgindade de Maria, sobretudo, na língua grega, conhecida pela precisão das palavras. Por exemplo, a palavra amor pode referir-se a relacionamento sexual homem e mulher ou ao relacionamento entre amigos; os gregos, ao primeiro, denominam Eros; ao segundo, Ágape.

            Terminologia a parte, se sua mãe fizer a vontade do PAI, será também mãe de JESUS – imagine quantas imagens poderíamos acrescentar ao redor do mundo -; se seus irmãos também fizerem, serão irmãos de JESUS, ou primos, a luz do catolicismo.

            Na mesma esteira, pergunto: E se seu pai fizer a vontade de DEUS? Será pai de JESUS? Deixo resposta para ELE mesmo, conforme descrito em Mateus, Capítulo 23, Versículo 9:

“A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus.” 

            Essa relação DEUS PAI – DEUS FILHO é eterna, antecede todas as coisas e a todos, nenhum ser humano pôde ou poderá interferir; quando ELES estiveram falando é melhor ficar quieto e ouvir, afinal, tal PAI, tal FILHO.      


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI