Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religião
- 14.06.2003 -

A PROSTITUTA E O FILHO DE RAABE, A EX-PROSTITUTA

Em 14/12/2002, discorri sobre o amor a e misericórdia de DEUS que ultrapassa todo o entendimento, especialmente quanto a história da ex-prostituta Raabe:

O livro de Josué relata a história do homem que substituiu Moisés - quantas vezes no deserto a ira de DEUS, literalmente, consumira a nação israelita - conduzindo uma nova geração.

Dos que saíram do Egito quarenta anos atrás, por causa do pecado, apenas Josué e Calebe entraram na terra prometida, a despeito da promessa haver sido dada a todos pelo próprio DEUS (Mt. 22:14).

Muitos foram chamados, mas poucos os escolhidos. (JESUS)

A primeira cidade a ser desapossada era Jericó, militarmente intransponível, construída em cima de um planalto, extremamente fortificada. Pela largura, um carro poderia percorrer a extensão do muro.

Enviou, pois Josué dois espias à cidade os quais foram descobertos. Contudo foram ocultados pela prostituta Raabe”. Do texto narrativo em Js. 2·9,10 e 11 conclui-se: a) a prostituta sabia, apesar da fortaleza, que a destruição era inevitável posto o pecado de seu povo; b) arriscou a vida para defender aqueles que serviam ao DEUS VERDADEIRO, cumprindo profecia de Moisés (Dt. 9:4):

Quando, pois, o Senhor, teu Deus, os tiver lançado de diante de ti, não digas no teu coração: Por causa da minha justiça é que o Senhor me trouxe a esta terra para a possuir, porque pela maldade destas gerações, é que o Senhor as lança de diante de ti.   .

Assim, narra o texto a sobrenatural queda das muralhas de Jericó, mediante o poder do DEUS ALTÍSSIMO. De toda a cidade, apenas Raabe e sua família foram preservadas. Humanamente, a vida como despojo foi a recompensa dessa mulher. Mas, o mundo transcorre de forma diferente (Ef. 3:20):

Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos e pensamos, conforme seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na Igreja em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.

Amigo, na Bíblia, nenhum privilégio para uma mulher poderia ser maior que participar da linhagem genealógica do Messias, a saber, do próprio JESUS. Veja você mesmo em Mateus 1:5 o que aconteceu:

Salmom gerou de Raabe a Boaz...

Sabe quem é Boaz? Pai de Jessé, avô do Rei Davi. JESUS, judaicamente, é filho de Davi. Perceba que os hebreus não mencionam nome de mulheres em árvores genealógicas, salvo relevância histórica que justifique. Nos moldes judaicos, Raabe teve o privilégio de ser mãe do Messias. JESUS É FILHO DE UMA EX-PROSTITUTA (Rm. 5:20 e Mc. 3:35, respectivamente):

Onde abundou o pecado, superabundou a graça.

Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe. (JESUS)”

Agora, leia em Lucas 7, versículos 36 a 47, o que ocorreu no encontro de uma prostituta com o filho geneológico de Raabe, ressaltando-se um detalhe: era costume da época em Israel, ao se receber um convidado, oferecer água para lavar os pés, dar um ósculo (beijo) e ungir-lhe a cabeça com óleo:

Convidou-o um dos fariseus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar à mesa. E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento, e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o ungüento. Ao ver isso, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora. Dirigiu-se Jesus ao fariseu e lhe disse: Simão, uma cousa tenho a dizer-te: Ele respondeu: Dize-a, Mestre. Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários, e o outro, cinqüenta. Não tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes a ambos. A qual deles, portanto, o amará mais? Respondeu-lhe Simão: Suponho que aquele  a quem mais perdoou. Replicou-lhe: Julgaste bem. E. voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés. Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.”

BOA LEITURA!
UM ABRAÇO!

ATÉ A PRÓXIMA!


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI