Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religião
- 12.04.2003 -

O MENTIROSO E O LIVRO DA VIDA

            Quando se trata de mentira, a melhor abordagem que li foi dado pelo escritor Max Lucado, no Livro Simplesmente Como Jesus. Contudo, para os que crêem na Bíblia como palavra de DEUS, formando um todo orgânico, os dois últimos capítulos do livro de Apocalipse são dignos de especial atenção. Daí sobressai intrigante questão sobre mentira. Leia a seguir, palavras de JESUS em Apocalipse 21:8:

“Quanto porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.”

            Segunda, porque a primeira é física; a outra, espiritual. Perceba que dentre todos os condenados, somente os mentirosos foram enfatizados pelo pronome todos, por quê?

            Ainda em Apocalipse, logo a seguir, JESUS “muda” de assunto e descreve a Nova Jerusalém que desce do céu como noiva. Então, eis a surpresa, como se lembrasse de algo, irrompe novamente contra os excluídos (Apocalipse 21:27):

“Nela, nunca jamais penetrará cousa contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no livro da vida do Cordeiro.”

            Por último, adveio sentença final no Capítulo 22, Versículo 15:

“Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.”

            Mais uma vez por que ênfase na mentira? Primeiro, porque a verdade é uma pessoa; é JESUS (João 14:6):

“Respondeu-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.”

            Quem pratica mentira posiciona-se contra verdade, contra JESUS; configura um ANTI-VERDADE, UM ANTI-CRISTO.

            Contudo, achei nas escrituras uma pérola sobre mentira no livro de Provérbios 17:4:

“...o mentiroso inclina os ouvidos para língua maligna.”

            Permita-me dissecar termos alinhavados: língua maligna refere-se a Lúcifer por definição das escrituras. Inclinar na Bíblia significa atender, acatar sem resistência; é como se inexistisse  filtro moral; a língua diz, o mentiroso faz.

            Feiticeiro, adúltero, impuro, abominável nunca conseguirá fazer o que o mentiroso faz por subsistir nele uma centelha de reserva moral: a consciência. No mentiroso a maldade passa direto da sugestão maligna à ação sem atrito. Absorva estas palavras de JESUS (João 8:44):

“Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque mentiroso é pai da mentira.”

            Diz o adágio: quem mente rouba e mata; não necessariamente o mentiroso matará ou roubará. Outro, diz que a ocasião faz o ladrão. O mentiroso não precisa de ocasião...

UM ABRAÇO!!

ATÉ A PRÓXIMA!


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI