Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religião
- 19.04.2003 -

QUE TAL MATAR SEU FILHO? 

            DEUS requereu de Abraão, o Pai da Fé, que sacrificasse seu filho. Como fosse de somenos, o pedido do ALTÍSSIMO foi precedido de uma ironia: Três décadas antes, Abraão recebera promessa de ser pai de uma grande nação, não tendo até aquele momento, com 82 anos, nenhum filho. 

“Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.”  Gênesis 15:5 e 6

            A Bíblia é cheia de passagens em que DEUS promete o absurdo. Davi foi ungido Rei por determinação direta do próprio DEUS. Resultado, o Rei Saul passou a persegui-lo para morte dentro do território de Israel. Fora, melhor sorte não o assistia: o povo filisteu era inimigo capital de Davi; Golias, o gigante morto com uma funda, era filisteu.

            Davi chegou a fingir de louco para não ser morto nas mãos dos filisteus; durante vários anos não sabia se morreria pela manhã, pela tarde ou pela noite, bem como, se pela espada do inimigo ou, de seu próprio povo. Resultado, metade de todos os Salmos, incluso o afamado 23, são Salmos de Davi.

            Há um segredo espiritual no absurdo; pensando bem, dois. DEUS prova o homem (Prov. 17:3): 

“O crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas aos corações prova o Senhor.” 

            Segundo, só os que amam a DEUS podem persistir no absurdo esperando contra a esperança. Entretanto, subsiste imanente outra pérola espiritual. Isaque, o filho da promessa de DEUS a Abraão, significa DEUS ME FEZ RIR. Abraão e Sara tornaram-se pais aos 100 e 90 anos respectivamente. De fato, tinham muito motivo para sorrir.

            Então, como se o absurdo espreitasse à porta, velando o imaginável, DEUS, no poslúdio de uma agonia, se manifesta a pedir que o mimo de um idoso fosse sacrificado. Kierkgaard, filósofo existencialista norueguês, perscrutando a mente de DEUS e a solidão moral de Abraão, uma vez que levou o menino sem discorrer o propósito, descreve o feito como suspensão teológica da moralidade.

            O fim é consabido. Abraão leva o menino ao monte Moriá, local onde construíram a mesquita de Omar em Jerusalém, e, no momento do sacrifício o Anjo do Senhor aparece (Gênesis 22:11 e 12): 

“Mas do céu lhe bradou o Anjo do Senhor: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.” 

            A história não acabou aí; quatro mil anos depois, outro pai vivenciou a experiência de sacrificar o filho; dessa  vez, nenhum anjo desceu: 

“Desde a hora sexta até a hora nona, houve trevas sobre toda a terra. Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? E alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Ele chama por Elias. E, logo, um deles correu a buscar uma esponja e, tendo-a embebido de vinagre e colocado na ponta de um caniço, deu-lhe a beber. Os outros, porém, diziam: Deixa, vejamos se Elias vem salvá-lo. E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram; e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade e apareceram a muitos. O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, ficaram possuídos de grande temor e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus.” 

Mateus 27:45 a 54  

            Mediante fé no DEUS INVISÍVEL, Abraão se dispôs a fazer o que o próprio DEUS iria fazer com JESUS. O velho testamento sempre confirma o novo testamento e o novo, o velho; nos dizeres de JESUS  (Mateus 10:37): 

“Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou a sua filha mais do que a mim não é digno de mim.” 

            Quem ama a DEUS, acima de todas as coisas, pertence a JESUS, se parece com ELE, obedece ao PAI  e, literalmente, não é desse mundo...  

BOA LEITURA!

ATÉ A PRÓXIMA!


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI