Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religiões
- 25.10.2003 -

QUANDO O REI JESUS NÃO QUIS SER REI

            Ao longo da história, católicos e protestantes compartilham uma tragédia: envolvimento político de sacerdotes. Philip Yancey, no livro Maravilhosa Graça, pontuou magistralmente dois mil anos de péssimo testemunho à humanidade.

            Mensagem às igrejas neo-pentecostais: Sinceras congratulações se vocês glorificarem o nome que está acima de todo nome – JESUS – pelos parlamentos de Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins do mundo; vocês serão os primeiros em três milênios.

            Conheço algumas justificativas para tal enfeixe; eis a célebre: se os cristãos não dominarem a política, os filhos da perversidade o farão. Ironicamente, em termos políticos, nada impulsionou mais o cristianismo que o sangue cristão derramado em arenas romanas, até o dia em que Roma, por meio do Imperador Justiniano, se curvou, tudo conforme maravilhosamente profetizado por JESUS em Mateus, Capítulo 10, Versículo 16 a 23.

            A meu sentir, política e cristianismo apresentam axiomas inconciliáveis: Nenhum ensinamento de JESUS é negociável - “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mt. 24:35) - ; na política, tudo é negociável...

            Sabendo, pois, Jesus que estavam para vir com o intuito de arrebatá-lo para o proclamarem rei, retirou-se novamente, sozinho, para o monte.”  João 6:15

            Vislumbro outra incompatibilidade: O poder do alto alimenta o espírito do homem e vem pela mortificação da carne e esvaziamento do ego; o poder humano insufla ambos. Alguém poderia perguntar: E o aspecto espiritual dos reis de Israel constituídos por DEUS? E Davi?

            Primeiro, os reis de Israel e Judá foram constituídos em atendimento a pedido humano, contrário à vontade de DEUS. Veja resposta ao Sacerdote Samuel em I Samuel, Capítulo 8, Versículos 7 e 8:

            “Disse o Senhor a Samuel: Atende a voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele. Segundo todas as obras que fez desde o dia em que o tirei da Egito até hoje, pois a mim me deixou, e a outros deuses serviu, assim também o faz a ti.

            Segundo, como rei, Davi é a grande exceção à trágica história dos reis de Israel e Judá, consoante relatado em I e II Reis e I e II Crônicas. O Rei Davi, a grande exceção, confirma regra contrária a tais reis: homens cheios de poder de homens e vazios do poder e da graça do DEUS TODO PODEROSO.

            Enfim, não sou dono da verdade porque a verdade é uma pessoa: JESUS. Contudo carrego uma certeza: Naquele grande dia, diante daquele grande trono branco, cada um prestará contas do que negociou.

A PAZ DO SENHOR JESUS!      


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI