Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

Religiões
- 26.07.2003 -

QUEM É A PEDRA

“Também eu te digo tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

            Essa passagem está registrada no livro de Mateus, Capítulo 18, Versículo 16. São palavras de ditas por JESUS para Pedro. Pergunta-se, quem é a Pedra nesse texto? De início, bastaria compreensão gramatical referente aos pronomes demonstrativos para exata determinação de quem é pedra.

            Contudo, dada maravilhosa circunvolução que permeia significado espiritual dessa palavra, faço questão de aduzir exposição do próprio Apóstolo Pedro, consignada no livro de Atos dos Apóstolos, Capítulo 4, Versículos 11 e 12 - o famoso discurso de Pedro perante o Sinédrio:

“Este Jesus é Pedra rejeitada por vós, os construtores a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.”

            Agora, segue definição exarada pelo TODO PODEROSO no livro de Isaías, Capítulo 44, Versículos 6, 7 e 8, setecentos anos antes de Cristo:

            “Assim diz o Senhor, Rei de Israel, teu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus. Quem há, como eu, feito predições desde que estabeleci o mais antigo povo? Que o declare e o exponha perante mim! Que esse anuncie as cousas futuras, as cousas que hão de vir! Não vos assombreis, nem temais; acaso, desde aquele tempo não vo-lo fiz ouvir, não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não há outra Rocha que eu conheça.”

            Tradutores do original hebraico fizeram questão de averbar a palavra Rocha com letra maiúscula.

            O maior de todos os reis babilônicos, Nabucodonosor, recebeu do DEUS TODO PODEROSO, REI DE ISRAEL, sonho aterrorizador; tratava-se de uma grande estátua, imensa, de extraordinário esplendor com aparência, dividida em partes com composição diferentes: cabeça era de ouro fino; peito e braços, de prata; ventre e quadris, de bronze; pernas, de ferro; pés eram formados parte de ferro e parte de barro.

            Ainda no sonho, o rei viu algo bizarro: uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, feriu a estátua nós pés de ferro e de barro e os esmiuçou. Em após, esmiuçou o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro; todos, como palha, foram levados pelo vento sem deixar vestígio. Mas a pedra se tornou em grande Montanha que encheu toda a terra.

            Ao acordar, o rei Nabucodonosor ameaçou todos os magos e adivinhos que da corte: se não adivinhassem o sonho e lhe dessem a interpretação seriam mortos. Assim, Daniel, homem de DEUS, dentro os exilados de Israel, que assistia à presença do rei, buscou a DEUS, o qual lhe revelou, salvando sua vida e a de todos os outros magos. O texto é maravilhoso e, em nome da brevidade, pulando detalhes do sonho, narrarei apenas interpretação, tal qual assentado no livro de Daniel, Capítulo 2, Versículos 37 a 47:

            “Tu, ó rei, rei de reis a quem o Deus do céu conferiu o reino, o poder, a força e a glória, a cujas mãos foram entregues os filhos dos homens, onde quer que eles habitem, e os animais do campo e as aves do céu, para que dominasse sobre todos eles, tu és a cabeça de ouro. Depois de ti se levantará outro, reino inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual terá domínio sobre toda a terra. O quarto reino será forte como ferro, pois o ferro a tudo quebra e esmiúça; como o ferro quebras todas as cousas, assim ele dará em pedaços e esmiuçará. Quanto ao que vieste dos pés e dos artelhos, em parte de barro de oleiro em parte de ferro, será esse um reino dividido; contudo haverá nele alguma cousa de firmeza do ferro, pois que viste o ferro misturado com barro de lodo. Como os artelhos era em parte de ferro e em parte de barro, assim, por uma parte, o reino será forte e, por outra, será frágil. Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão mediante casamento, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro. Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre, como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. O Grande Deus fez saber ao rei o que há de ser futuramente. Certo é o sonho, e fiel, a sua interpretação. Então, o rei Nabucodonosor se inclinou, e se prostou rosto em terra perante Daniel, e ordenou que lhe fizessem oferta de manjares e suaves perfume. Disse o rei a Daniel: Certamente, o vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério.”


            O império babilônico, o império medo-persa, o império alexandrino, o império romano e finalmente o mundo em que vivemos hoje; eis a revelação dada a Daniel. Adiante, Daniel recebeu outras revelações mais detalhadas sobre cada um desses reinos. No texto anunciado ao rei, o significado dos pés e artelhos em barro e ferro foram mais detalhados, como se propositalmente, DEUS quisesse destacar o momento que a pedra viria reinar para sempre.

            Deixo para você, quanto ao texto de Daniel, a pergunta: Quem é a pedra cortada sem auxílio de mãos, que destruiu a estátua, tornou-se montanha e encheu a terra? Quem é a pedra? 

UM ABRAÇO,


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI