Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Comportamento -
Na Ponta dos Dedos

            Com a ponta dos dedos, ergue-se o copo com a cerveja gelada que aplaca a sede e brinda a amizade.

            Com a ponta dos dedos, eleva-se o garfo com o alimento que nutre e sustenta.

            Com a ponta dos dedos, assentam-se os blocos de concreto que, recheados com a argamassa de cimento e areia, edificam casas, escolas, hospitais e catedrais.

            Com a ponta dos dedos, acionam-se teclas e cordas de instrumentos que produzem não apenas música, mas festa, alegria, paz e harmonia.

            Com a ponta dos dedos, maneja-se a linha que sustenta a pipa da criança e que ganha, impulsionada pelo vento, a liberdade da amplidão.

            Com a ponta dos dedos, movimentam-se as pedras do jogo de damas, ou de xadrez, ou dominó ou as cartas do baralho que envolvem o tempo de muitos da terceira idade nas praças e parques públicos.

            Com a ponta dos dedos, sustenta-se o cabo da enxada que perfura o solo, e o revolve, e o cultiva, e o faz florescer.

            Com a ponta dos dedos, pressiona-se a fronte nos instantes de preocupação, afagam-se os cabelos nas horas de sedução, ajeita-se o cavanhaque nos momentos de introspecção.

            Com a ponta dos dedos, contam-se as cédulas recebidas, mas também se folheiam as contas a pagar.

            Com a ponta dos dedos, dispara-se a arma que tira a vida, ceifa a esperança e convida o desespero a entrar.

            Com a ponta dos dedos, teclam-se os números do telefone, sejam eles do serviço de emergência, de um amigo distante na geografia, ou de um amor distante pela lentidão das horas.

            Com a ponta dos dedos, afronta-se e machuca-se outrem, mediante um indicador em riste que aponta, que indica, que obriga, que impõe uma hierarquia.

            Com a ponta dos dedos, define-se eletronicamente uma eleição e quem irá dispor do dinheiro público e do poder ao cabo de quatro anos.

            Com a ponta dos dedos, denunciam-se os intuitos dos homens, das impressões digitais dos criminosos ao calor erótico dos amantes.

            Com a ponta dos dedos, conhece-se a sentença do juiz que absolve ou condena, determinando o futuro do réu.

            Com a ponta dos dedos, trabalha o médico que manuseia o bisturi, que preenche o receituário, que salva vidas.

            Com a ponta dos dedos, revela-se o artista que monta o cavalete, e pincela, e pinta, e retrata, e assina, e emociona.

            Com a ponta dos dedos, o escritor dentro de cada um de nós produz as cartas de amor, os textos investigativos, os artigos reflexivos, o externar de corações e mentes.

            Com a ponta dos dedos, massageiam-se os ombros, as costas e todo o corpo, levando ao relaxamento ou à excitação, de acordo com os propósitos.

            Na ponta dos dedos mora o mundo. Dedos que acariciam a pele, dedos que aliviam a coceira, dedos que enxugam as lágrimas, dedos que entoam preces, dedos que despertam os sentimentos. Dedos que silenciam e que tocam.

Tom Coelho
Matéria da 2ª quinzena de outubro / 2004


Tom Coelho, com graduação em Economia pela FEA/USP, Publicidade pela ESPM/SP e especialização em Marketing pela MMS/SP e em Qualidade de Vida no Trabalho pela FIA/USP, é empresário, consultor, escritor e palestrante, Diretor da Infinity Consulting, Diretor do Simb/Abrinq e Membro Executivo do NJE/Fiesp. Contatos através do e-mail [email protected]. Visite www.tomcoelho.com.br.


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI