Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 10.04.2004 -

Automobilismo

- O GP do Bahrein foi um sucesso. Prova organizada, circuito de primeiríssima e o risco da areia na pista não foi tão sério assim. Foi uma prova disputada, com grandes pegas, como não se via a tempos. Tudo isso em função do traçado moderno que facilita as manobras de ultrapassagem. Schumacher e Barrichello lideraram com tranqüilidade a corrida inteira. Destaques para a BAR mais uma vez, com Jenson Button no pódio novamente e o novato Christian Klien. Montoya, na realidade, seria o 3° mas um problema de câmbio nas últimas voltas o impediu de pontuar. A McLaren novamente foi a decepção com três quebras de motores e o adeus ao título. Mesmo faltando muitas etapas ainda é praticamente impossível uma recuperação a tempo de tentar a disputa do título, o que facilitou ainda mais as coisas para a Ferrari. Outra certeza: a Bridgestone equiparou a Michelin nas pistas quentes.

- Mario Haberfeld assinou contrato na última quarta-feira (7) para disputar pela Walker a temporada 2004 da Fórmula Mundial. O piloto, que guiará um Reynard, é o terceiro brasileiro confirmado este ano, depois de Bruno Junqueira (Newman-Haas) e Alexandre Sperafico (Conquest).

            Além de Haberfeld, pela Walker já passaram os brasileiros Gil de Ferran e Christian Fittipaldi. Com Gil, a equipe conquistou o vice-campeonato da categoria em 1997, e com Christian o time terminou em segundo lugar nas 500 Milhas de Indianápolis de 1995. A primeira das 16 etapas da temporada de 2004 está marcada para 18 de abril, em Long Beach, Califórnia.

- Nélson Ângelo Piquet terminou o final de semana passado como líder do campeonato inglês de fórmula 3. Ele foi 2° colocado nas duas provas disputadas em Donnington Park. Lucas di Grassi estreou com um 9° e um 10° lugares e Danilo Dirani - campeão sul-americano de fórmula 3 em 2003 -, foi 4° na 1ª bateria e abandonou na outra. Os vencedores das provas foram Adam Carroll e Clivio Piccioni. O campeonato está assim: 1) Nelsinho Piquet (BRA), 31 pontos; 2) Adam Carroll (ING), 21; 3) Clívio Piccione (MON), 20; 4) Ernesto Viso (VEN), 16; 5) James Rossiter (GBR), 15; 6) Will Davison (AUS), 12; 7) Andrew Thompson (ING), 12; 8) Danilo Dirani (BRA), 10; 9) Will Power (AUS), 10; 10) Marko Asmer (EST), 6; 11) Alvaro Parente (POR), 4; 12) Fairuz Fauzy (MAL), 4; 13) Lucas Di Grassi (BRA), 3. Os poles foram Adam Carroll e Alvaro Parente. Nelsinho largou em 3° e 2°, Danilo Dirani em 7° e 5° e Lucas di Grassi em 6° e 7° respectivamente.

- O Fittipaldi FD01, primeiro carro de F-1 fabricado no Brasil, vai voltar a andar. Na recém encerrada Autosports Motorshow Adventure, em São Paulo, a Dana, uma das principais empresas do mundo em fabricação de peças automotivas, anunciou a restauração do modelo que disputou o campeonato de 1975.

            O carro, que tinha uma aerodinâmica avançada para a época foi projetado por Ricardo Divila e construído na oficina do time, em Interlagos. O FD01 foi apresentado ao general Ernesto Geisel, presidente brasileiro, e a dezenas de autoridades em Brasília, no dia 16 de outubro de 1974.

            O principal responsável pela recuperação do carro, que começou há cerca de seis meses, será o mecânico Darci Medeiros, com a ajuda de seu filho Peterson e o aval e a colaboração de Wilson Fittipaldi Jr., que disputou 12 provas com o FD01. Darci foi um dos integrantes da equipe e participou da construção do carro, em 1974. Segundo Darci, a carenagem e o chassi, feito de alumínio, já foram restaurados e a maioria das peças, como o câmbio, suspensão dianteira e painel de instrumentos, foi revisada. Componentes como a suspensão traseira, o tanque de combustível e os radiadores tiveram de ser refeitos.

            O FD01 foi balanceado e equipado com novos semi-eixos Spicer. A parte elétrica também já está montada, esperando apenas a finalização do motor Cosworth DFV. O propulsor, de 8 cilindros em V e 470 cavalos, é original. A pintura ficará por Sid Mosca, conhecido pelos capacetes de pilotos famosos que pintou e que fez o trabalho com o carro há 30 anos.

Futebol - "zebras" nas finais dos campeonatos estaduais

            Com exceção de São Paulo e Goiás, vários campeonatos estaduais chegam à reta final neste fim de semana seguindo um roteiro nada original. Na decisão, o confronto invariavelmente envolverá equipes populares e de forte rivalidade.

            Enquanto o público paulista verá São Caetano e Paulista em busca de um título inédito (os goianos terão Crac x Vila Nova), em outros Estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Pernambuco, há expectativa de casa cheia para os clássicos decisivos.

            O Estado de São Paulo viu suas grandes equipes ficarem pelo caminho. O Corinthians lutou para fugir do rebaixamento, o São Paulo, depois de fazer a melhor campanha da primeira fase, caiu nas quartas-de-final e Santos e Palmeiras foram eliminados pelos finalistas.

            Os novatos em decisão estadual não chegaram à final por acaso. Depois de um mau início, o São Caetano reagiu com a chegada do técnico Muricy Ramalho, venceu o Palmeiras na primeira fase e depois eliminou São Paulo e Santos.

            Já o Paulista não era cotado nem para avançar às quartas-de-final. O time de Jundiaí, no entanto, surpreendeu, se classificou em segundo do Grupo 2, à frente de Palmeiras e São Caetano, e passou por Ponte Preta e pela própria equipe palmeirense nas fases seguintes. O grande goleiro Zetti (ex-São Paulo) é o técnico do clube.

            No Rio de Janeiro, a zebra tentou se intrometer entre os grandes. O Americano chegou à semifinal da Taça Guanabara e da Taça Rio, mas foi eliminado pelo Fluminense em ambas as ocasiões. O Friburguense perdeu nos pênaltis a partida contra o Vasco, na semifinal da Taça Rio.

            Flamengo e Vasco começam a decidir o título carioca sob olhares suspeitos de seus torcedores. Enquanto a equipe da Gávea teve um mau desempenho no segundo turno, o time vascaíno sofreu um duro golpe na quarta-feira ao ser eliminado da Copa do Brasil pelo 15 de Novembro de Campo Bom, no estádio de São Januário.

            Os arqui-rivais também não tiveram vida fácil para chegar à final do Campeonato Mineiro. O Atlético-MG terminou a fase inicial em primeiro lugar e eliminou sem problemas a Caldense nas semifinais, porém derrotas na Copa do Brasil para a Catuense, por 4 a 2, e para o Santo André, por 3 a 0, abalaram a equipe mineira. O tropeço diante do time do ABC Paulista custou a eliminação dos atleticanos na competição nacional, mesmo vencendo o 2° jogo no Mineirão por 2 x 0.

            O Cruzeiro passou por situação ainda mais surpreendente. Campeão brasileiro, mineiro e da Copa do Brasil em 2003, entrou em crise depois de maus resultados nas rodadas iniciais do campeonato estadual. O técnico Vanderlei Luxemburgo e o meia Rivaldo, principal contratação para a temporada, deixaram o clube. Mas se recuperou bem e está na final após vencer o América-MG por 4 x 1.

            No Paraná, Atlético-PR e Coritiba passaram por um caminho tranqüilo até a decisão. O time rubro-negro não perdeu nenhuma de suas 14 partidas até o momento. O Coritiba, por sua vez, foi derrotado apenas na estréia, quando caiu diante do Iraty por 2 a 1.

            Bahia e Vitória não causaram surpresas ao se encontrarem novamente na decisão do Campeonato Baiano. Empolgado pelas contratações dos pentacampeões Vampeta e Edílson, o time rubro-negro joga por dois resultados iguais para ser tricampeão.

            Em Pernambuco, como ganhou o primeiro turno, o Santa Cruz poderia ter garantido o título estadual caso vencesse também o segundo. Porém, a equipe caiu de produção nas últimas rodadas e deixou o caminho livre para o Náutico. Agora, as equipes se enfrentam em duas partidas decisivas.

Tênis - Taça Davis

            O Brasil terá de apostar tudo na partida de duplas contra o Paraguai, às 12h de hoje, sábado (10), para continuar com chance de voltar ao Grupo Mundial da Copa Davis. Depois das duas derrotas desta sexta-feira, o capitão da equipe, o brasiliense, Carlos Chabalgoity, decidiu mudar os brasileiros que entraram em quadra. Josh Goffi dá lugar a Marcos Daniel, que vai jogar ao lado de Alexandre Simoni.

Tênis - Masters Series de Miami

            Contando com a desistência do argentino Guillermo Coria, o norte-americano Andy Roddick faturou neste domingo o Masters Series de Miami. Coria perdia o jogo por 2 sets a 1 quando, com muitas dores nas costas, resolveu abandonar a partida. As parciais até então foram de 6/7 (2/7), 6/3 e 6/1.

            Este é o terceiro título de Masters Series que Roddick, cabeça-de-chave número 3 em Miami, conquista em sua carreira. Em 2004, Roddick foi campeão também do torneio de San José, na Califórnia. Roddick ocupa atualmente a terceira posição no Ranking de Entradas e o quarto lugar na Corrida dos Campeões.

Um abraço e até a semana que vem,    
Fernando Toscano                 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI