Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 17.04.2004 -

Automobilismo

- Augusto Farfus Jr. recebeu uma penalização de 10 minutos nas duas provas de abertura do ETCC, em 28 de março em Monza. A punição foi decidida nesta quinta-feira (15) em Valência e foi baseada no relatório sobre a vistoria feita no Alfa Romeo do brasileiro.Dias depois da etapa, uma inspeção em Paris averiguou que foi infrigida uma regra técnica do ETCC, relacionada à posição dos pontos de fixação da suspensão do carro de Farfus. Assim, Augusto perde a vitória obtida na primeira prova, que ficou com seu companheiro Gabriele Tarquini, e o terceiro lugar na segunda.

            A AutoDelta afirmou, através da diretora Monica Sipsz, que não vai apelar a decisão. "A não conformidade da parte avaliada se deu devido um erro de fabricação, porque estávamos com pressa de terminar os carros a tempo para a primeira etapa", disse.

- GP de Montegi (IRL), 17.04.2004: Foi uma corrida monótona, afinal Dan Wheldon só não a liderou durante suas paradas para reabastecimento e troca de pneus. O inglês, que largou da pole, obteve sua primeira vitória na categoria, deu à Honda sua primeira vitória no oval de Motegi e assumiu a liderança do campeonato, com 123 pontos. Tony Kanaan, companheiro de Wheldon, ficou em segundo e mostrou que a Andretti-Green é a grande força da temporada.

            A prova no Japão contou com um grande número de abandonos, dez no total. Entre eles, o brasileiro Vitor Meira. Fazendo sua reestréia, agora pela Rahal, o piloto vinha em um bom ritmo até se tocar com Greg Ray. Teve de ir inúmeras vezes aos boxes e perdeu 3 voltas. Tentou uma corrida de recuperação, mas um problema mecânico fez com que deixasse a etapa.

            Helio Castroneves ficou com a terceira posição. O campeão Scott Dixon terminou em quinto. A próxima prova acontece em Indianápolis, as 500 Milhas, em 30 de maio. Acompanhe tudo sobre a IRL na seção de automobilismo do Portal Brasil.

- Bruno Junqueira conseguiu a pole provisória para o GP de Long Beach, primeira etapa do campeonato da F-Mundial, que acontece às 17h (horário de Brasília) deste domingo (18). A disputa, claro, aconteceu com Paul Tracy, da Forsythe. O brasileiro da Newman-Haas alcançou seu tempo com os pneus "normais" da Bridgestone, os mais duros. A grande maioria utilizou os sets de compostos mais macios, que têm mais aderência e dão mais velocidade.

            Com o resultado, Junqueira obtém um ponto no campeonato. O terceiro colocado da sessão foi o canadense Alex Tagliani, da Rocketsports. Logo depois, veio a dupla da Herdez, com Mario Domínguez e Ryan Hunter-Reay.

            Os demais brasileiros não tiveram um bom desempenho. Mario Haberfeld, da Walker, ficou com o 13º lugar, com um tempo 2s075 pior que o de Junqueira. Alexandre Sperafico (Conquest) foi o 15º. Tarso Marques deu uma escapada no meio do treino e provocou uma bandeira amarela. Por este motivo, acabou perdendo sua melhor volta no treino. Ficou em último. No Portal Brasil você acompanha toda a temporada da Fórmula Mundial (veja na seção de automobilismo).

- A F-Mundial busca os detalhes para voltar atrair o público que tinha no final da década passada. Nesta sexta-feira (16), a organização estreou o novo site oficial (www.champcarworldseries.com). Além do novo visual, o internauta terá a oportunidade de acompanhar ao vivo os treinos livres, classificatórios e a corrida.

            Em um programa batizado de "Race Diretor", o internauta, mediante pagamento (US$ 4,95/mês ou US$ 19,95/ano) terá à sua disponibilidade o velho sistema de classificação, em que aparecem as voltas dos pilotos com os comentários (em inglês), o áudio (conversa dos pilotos com suas equipes), e vídeos ao vivo (seis câmeras espalhadas pelo circuito), além de arquivos multimídia desde a temporada de 2001.

            Um detalhe curioso é que o site da F-Mundial ainda pode ser acessado com o velho endereço, www.cart.com.

Motociclismo

            Logo na primeira etapa do campeonato, o que até mesmo Valentino Rossi considerava como improvável, aconteceu. O italiano marcou a pole para a prova da África do Sul de MotoGP, com a moto da Yamaha, sua nova equipe. Assim como ontem (16), a diferença para Sete Gibernau, da Honda, ficou nos milésimos: 0s035. Completando a primeira fila, que agora tem três componentes — em vez de quatro —, Max Biaggi (Honda). Alexandre Barros, que faz sua estréia na Repsol Honda, conseguiu o oitavo tempo, 0s712 mais lento que o de Rossi. O GP em Welkom acontece neste domingo (18), a partir das 9h (horário de Brasília). Grid de largada: 1) Valentino Rossi (ITA/Gauloises Fortuna/Yamaha), 1min32s647; 2) Sete Gibernau (ESP/Telefónica Movistar/Honda), 1min32s682; 3) Max Biaggi (ITA/Camel/Honda), 1min32s919; 4) Nicky Hayden (EUA/Repsol/Honda), 1min33s098; 5) Colin Edwards (EUA/Telefónica Movistar/Honda), 1min33s111; 6) Shinya Nakano (JAP/Kawasaki Racing/Kawasaki), 1min33s276; 7) Marco Melandri (ITA/Fortuna Gauloises Tech 3/Yamaha), 1min33s296; 8) Alexandre Barros (BRA/Repsol/Honda), 1min33s359; 9) Loris Capirossi (ITA/Ducati Marlboro/Ducati), 1min33s522; 10) Kenny Roberts (EUA/Team Suzuki/Suzuki), 1min33s543; 11) John Hopkins (EUA/Suzuki GP/Suzuki), 1min33s598; 12) Makoto Tamada (ITA/Camel/Honda), 1min33s679; 13) Alex Hofmann (ALE/Kawasaki Racing/Kawasaki), 1min33s815; 14) Carlos Checa (ESP/Gauloises Fortuna/Yamaha), 1min33s884; 15) Neil Hodgson (ING/D'Antin MotoGP/Ducati), 1min33s977; 16) Ruben Xaus (ESP/D'Antin MotoGP/Ducati), 1min34s103; 17) Jeremy McWilliams (ING/Aprilia Racing/Aprilia), 1min34s404; 18) Norick Abe (JAP/Fortuna Gauloises Tech 3/Yamaha), 1min34s484; 19) Shane Byrne (ING/Aprilia Racing/Aprilia), 1min34s703; 20) Nobuatsu Aoki (JAP/KR Proton/Proton), 1min34s845; 21) Troy Bayliss (AUS/Ducati Marlboro/Ducati), 1min35s804; e 22) Michel Fabrizio (ITA/Harris WCM/WCM), 1min36s982.

- Alexandre Barros é o piloto que mais vezes participou de Grandes Prêmios na categoria de maior prestígio do motociclismo mundial: já são 225 provas disputadas. Apesar de não ser o mais velho, ele é o piloto que está há mais tempo na MotoGP. Aos 33 anos de idade, o brasileiro parte para a disputa de sua 15ª temporada. Há dois pilotos mais velhos do que Barros na temporada 2004. O australiano Troy Bayliss, da equipe Ducati, tem 35 anos. O mais velho de todos é o inglês Jeremy McWilliams, da equipe Aprilla, com 40 anos.

            A melhor classificação de Barros no Mundial foi o quarto lugar. A primeira vez que ele conseguiu tal colocação foi em 1996. Mais tarde ele ficou por três anos seguidos como o quarto melhor na classificação: 2000, 2001 e 2002. Barros conseguiu até agora 25 pódios em sua carreira: foram seis vitórias, dez segundas colocações e nove terceiras. Além disso, ele já fez quatro pole positions e conseguiu a volta mais rápida em dez provas. Confira outros números da carreira e Barros:Primeira corrida: 1978, Categoria Ciclomotor (Interlagos) Primeiro Grande Prêmio disputado: 1986, Espanha, Categoria 80cc (Autisa) Primeira volta mais rápida: 1992, Hungria, Categoria 500cc (Cagiva) Primeiro pódio: 1992 Holanda, Categoria 500cc (Cagiva) Primeira vitória: 1993, Espanha, Categoria 500cc (Suzuki) Primeira pole position: 2000, Itália, Categoria 500cc (Honda).

Ginástica olímpica

            A ginasta Daniele Hypólito rompeu com sua treinadora, Georgette Vidor, e já está treinando com a Seleção Brasileira, que se prepara para os Jogos Olímpicos de Atenas em Curitiba. O rompimento foi marcado por uma briga presenciada por funcionários do Flamengo, onde a atleta treinava com Georgette. 

            Preocupada com seu futuro na equipe olímpica, Daniele preferiu retomar os treinos com o ucraniano Oleg Ostapenko, com quem também havia brigado e colocado em risco sua presença na Olimpíada. Apesar dos testemunhos sobre a briga com Georgette, Daniele nega o rompimento. "Quem disse que seria melhor para mim voltar a Curitiba foi ela", afirmou asperamente após o treino desta sexta-feira (16). A técnica, porém, fala com tristeza sobre a saída da pupila. "Toda separação nunca é feita sem dor", afirmou.

Futebol - Camarões corre risco de ficar fora da Copa

            A Comissão Disciplinar da Fifa (Federação Internacional do Futebol) decidiu hoje impor uma multa de 129.000 euros à Federação Camaronesa de Futebol e tirar seis pontos de seleção nas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo da Alemanha.

            Na Copa Africana das Nações deste ano, em 2004, o combinado nacional do Camarões utilizou um uniforme que não cumpre o regulamento das Regras de Jogo. A Fifa não puniu a Federação Camaronesa de Futebol nos jogos da primeira fase da competição já que prometeu acatar às disposições das regras de jogo na segunda fase do torneio. No entanto, nas quartas-de-final, a seleção voltou a usar o uniforme não permitido. Em conseqüência, a Comissão Disciplinar da Fifa decidiu abrir uma investigação em 13 de fevereiro.

            Camarões está no Grupo 3 junto com o Egito, Costa de Marfim, Líbia, Sudão e Benin. As Eliminatórias começarão dia 4 de junho deste ano.

Um abraço e até a semana que vem,    
Fernando Toscano                 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI