Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 22.08.2004 -

Automobilismo

- No próximo final de semana será disputado o GP da Bélgica de fórmula 1, em Spa-Francorchamps. Antonio Pizzonia foi confirmado, mais uma vez, no 2° carro da Williams. Aliás seria interessante a Williams manter Pizzonia até o final do ano pois o amazonense tem se mostrado mais rápido que o piloto oficial Ralf Schumacher que, entretanto, deverá voltar no GP de Monza, na Itália, por força de contrato. Felipe Massa foi confirmado como piloto oficial da Sauber em 2005. Resta saber o futuro de Pizzonia, Zonta e da Matta. A BAR poderia fazer como fez com Button e colocar Pizzonia no lugar do inglês. Na verdade não há opção melhor ao meu ver, além de rápido e seguro é barato.

- Um abandono e um 16º lugar foram os resultados do primeiro fim de semana de Bruno Senna no automobilismo. O sobrinho de Ayrton Senna estreou na Fórmula BMW Inglesa em Brands Hatch. O português João Urbano e o britânico James Sutton venceram neste domingo (22). Bruno largou ambas as provas em 11° lugar à frente de seus companheiros de equipe. 

- Sébastien Loeb apenas controlou a vantagem que construiu nos dois primeiros dias para vencer neste domingo (22) o Rali da Alemanha, décima etapa do Mundial. O piloto da Citroën ampliou a liderança do campeonato para 29 pontos depois de conseguir sua quinta vitória no ano. François Duval chegou em segundo lugar na Alemanha, a 29s1 de Loeb, e Carlos Sainz chegou em terceiro.

A diferença do piloto da Ford para Marcus Grönholm, quinto colocado, é de apenas cinco pontos. A próxima etapa será disputada no Japão, de 3 a 5 de setembro.

Olimpíad
as 2004

- O que o Brasil vem conseguindo nas Olimpíadas de Atenas é o reflexo do apoio que seus atletas têm aqui. O que afirmei na semana passada vem se comprovando. Até este domingo (22), apenas duas medalhas de bronze no Judô e um ouro no Iatismo - com o brilhante Robert Scheidt. Possibilidades de medalhas no vôlei de quadra (feminino e masculino), vôlei de praia (feminino e masculino), iatismo (em mais três classes - todas no masculino), basquete (feminino), ginástica olímpica (Daiane dos Santos) e futebol feminino. No atletismo Jadel Gregório foi um bom quinto lugar. Assim, minha perspectiva seriam de 4 medalhas de ouro, 4 de prata e 4 de bronze. Vamos ver no próximo final de semana se acertei. Acompanhe tudo sobre as olimpíadas clicando AQUI.

Robert Scheidt revelou, logo após ganhar o ouro, que não competirá em Pequim/2008 pela classe Laser, mas ainda não decidiu em qual classe estará. "Vou pensar nos próximos dois ou três meses em qual categoria. Não tenho nenhuma resposta ainda." Os destaques até aqui são a perda da hegemonia americana, agora ameaçada pela China, e as boas atuações de Japão, Austrália, França, Itália e Alemanha. Outro destaque foi na ginástica olímpica, com medalha de ouro para a França nas assimétricas (individual).

Motociclismo

O espanhol Sete Gibernau, da equipe Telefonica Honda, venceu neste domingo (22) o Grande Prêmio da República Checa, décima etapa do Mundial de MotoGP, em Brno.

Com a sua terceira vitória no ano, Gibernau manteve a vice-liderança do campeonato, com 167 pontos, e diminuiu a diferença para o líder, o italiano Valentino Rossi (Gauloises Yamaha), que terminou em segundo e soma 184 pontos. O italiano Max Biaggi (Camel Honda) foi o terceiro e ocupa a mesma posição no Mundial, com 158 pontos.

Mesmo sem chegar ao pódio, o maior destaque da corrida foi o japonês Makoto Tamada, da equipe Camel Honda, que largou na 16ª colocação e terminou em quarto, depois de ultrapassar muitos adversários. Já o brasileiro Alexandre Barros, da Repsol Honda, vinha em terceiro lugar, muito próximo aos líderes, mas sofreu uma queda e abandonou pela terceira vez na temporada. Com isso, o brasileiro segue na quinta colocação do campeonato, com apenas 86 pontos.

Futebol - Brasil x Haiti

            O Brasil venceu o Haiti por 6 x 0 num jogo morno, fraco e que não valeu para nada a não ser fazer política internacional e gastar mais dinheiro do país a toa. Isso não resolveu o problema da segurança no país e o dinheiro gasto faria mais sentido se doado a alguma entidade séria que se comprometesse a investir naquele país na área de educação, saúde e infraestrutura básica. Até pedir para o Brasil não golear e "humilhar" os haitianos o Lula pediu. É demais viu, nossos jogadores são profissionais não são fantoches e nem brinquedos. Se bem que nosso Presidente não parece mesmo entender muito bem o que é ser profissional.

Um abraço e até a semana que vem,    
Fernando Toscano                 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI