Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 12.12.2004 -

AUTOMOBILISMO
Principais fatos da semana 

- O "Dia W" deixou ainda dúvidas para a Williams na definição de quem será o dono do segundo carro do time na próxima temporada. Antonio Pizzonia foi mais rápido durante quase toda esta sexta-feira (10), mas no fim do dia, com dois jogos de pneus novos, Nick Heidfeld bateu a marca do brasileiro, que fazia uma simulação de GP, por 0s311. "A decisão não vai ser fácil e nem rápida", disse Sam Michael, diretor-técnico da equipe. Pizzonia, depois da simulação de corrida, ainda recebeu do time um jogo novo. Segundo funcionários da Williams, na última volta, o brasileiro vinha 0s4 mais rápido que Heidfeld, mas foi atrapalhado por Ricardo Zonta. Na análise preliminar da equipe, Pizzonia segue como favorito, por ter sido mais rápido o dia todo e ter demonstrado mais consistência. A decisão, porém, ainda levará dias.

            No total, Antonio completou 145 voltas e ficou com a sexta marca. Heidfeld teve registrados 64 giros num dia em que novamente Kimi Raikkonen foi o mais rápido, com 1min16s307, 0s479 mais rápido que o alemão, segundo colocado. Foram 14 os pilotos na pista, com Neel Jani fazendo seu primeiro teste pela Red Bull e terminando em penúltimo. 1) Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes/M), 1min16s307 (70 voltas); 2) Nick Heidfeld (ALE/Williams-BMW/M), 1min16s786 (64); 3) Rubens Barrichello (BRA/Ferrari/B), 1min16s800 (73); 4) Luca Badoer (ITA/Ferrari/B), 1min16s932 (70); 5) Ralf Schumacher (ALE/Toyota/M), 1min16s937 (123); 6) Antonio Pizzonia (BRA/Williams-BMW/M), 1min17s097 (145); 7) Christian Klien (AUT/Red Bull-Cosworth/M), 1min17s117 (100); 8) Ricardo Zonta (BRA/Toyota/M), 1min17s154 (141); 9) Alexander Wurz (AUS/McLaren-Mercedes/M), 1min17s308 (76); 10) Franck Montagny (FRA/Renault/M), 1min17s650 (95); 11) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M), 1min17s994 (63); 12) Anthony Davidson (ING/BAR-Honda/M), 1min18s243 (96); 13) Neel Jani (SUI/Red Bull-Cosworth/M) 1min18s243 (53); e 14) Takuma Sato (JAP/BAR-Honda/M), 1min18s400 (83).

- Será inaugurado amanhã (13), dentro do Museu de Tecnologia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS), o "Espaço Emerson Fittipaldi". O evento terá a presença do bicampeão e no setor estarão expostos entre outros, os carros com os quais o brasileiro venceu as 500 Milhas de Indianápolis nas temporadas de 1989 e 1993.

            Também estarão no espaço um Pontiac Firebird e um Camaro, pace-cars das 500 Milhas de 1989 e 1993, além de aproximadamente 200 troféus e medalhas conquistados por Emerson. Em Indianápolis é tradição dar ao piloto vencedor, como parte da premiação, o carro madrinha. Todos os carros expostos pertencem ao Museu Emerson Fittipaldi, recém-criado. A abertura da exposição ao público será na terça-feira (14), mesmo dia em que Emerson lançará na livraria Fnac da avenida Paulista, em São Paulo, o DVD comemorativo dos 30 anos de seu bicampeonato. O Museu da Tecnologia da Ulbra é o maior da América Latina em quantidade e diversidade de acervo da área automotiva. As visitas podem ser feitas de terças-feira a domingo, das 10h às 17h, e o ingresso custa R$ 10,00.

- Os promotores do GP do Bahrein receberam na sexta-feira (10), na premiação anual da FIA, o troféu FOM (empresa de Bernie Ecclestone), por serem os responsáveis pela prova mais organizada de 2004. A corrida foi premiada pelo pouco tempo que levou para sair do papel, por cumprir as exigências da categoria e pelas dificuldades enfrentadas e vencidas - como erguer um autódromo no meio do deserto, em Sakhir.

            O troféu ficou com Philippe Gurdjian, executivo responsável pelo circuito e que recebeu o troféu pela quinta vez. Antes já havia sido premiado pelos GPs da França (1991 e 1992), da Malásia (1999) e da Espanha (2003).

- O britânico Lewis Hamilton venceu nesta sexta-feira (10) a primeira edição do Super Prix do Bahrein de Fórmula 3. O piloto da Manor e protegido da McLaren largou em 17º lugar e teve ao lado, no pódio, Nico Rosberg e Jamie Green, respectivamente segundo e terceiro colocados em Sakhir.

            O dia para os brasileiros foi decepcionante. Nas quatro primeiras voltas dois deles - Danilo Dirani e Nelson Ângelo Piquet - deixaram a prova. Lucas di Grassi era terceiro colocado quando nas voltas finais se envolveu em um acidente com Green e terminou apenas em 19º lugar. Fabio Carbone ficou em quinto lugar depois de sair em segundo. Final: 1) Lewis Hamilton (ING/Manor/M), 20 voltas em 47min11s528; 2) Nico Rosberg (FIN/Rosberg/O), a 0s794; 3) Jamie Green (ING/ASM/M), a 4s701; 4) James Rossiter (ING/Signature/O), a 5s747; 5) Fabio Carbone (BRA/Three Bond/N), a 7s803; 6) Marko Asmer (EST/Carlin/H), a 7s863; 7) Kazuki Nakajima (JAP/Tom's/T), a 8s494; 8) Loic Duval (FRA/Signature/O), a 9s433; 9) Alexandre Prémat (FRA/ASM/M), a 9s958; e 10) Ernesto Viso (VEN/Menu/O), a 10s144. Todos os detalhes e mais informações sobre a Fórmula 3, você encontra no
www.formula3.com.br.

Brasileirão 2004, Série A na reta final

            O Guarani é o segundo clube rebaixado para a Série B em 2005. Neste sábado (11), a equipe de Campinas perdeu por 4 a 2 para o Paysandu, em Belém, e terá o mesmo destino do Grêmio na próxima temporada.

            O Atlético-MG venceu o Grêmio por 1 x 0, em Porto Alegre, e por enquanto está livre do rebaixamento. A definição se dará na última rodada, no Mineirão, quando enfrentará o São Caetano, que aliás, perdeu 24 pontos na tabela, por ter sido considerado negligente na morte do zagueiro Serginho, segundo decisão do STJD. 

            O Criciúma, que perdeu ontem do Palmeiras por 3 x 2, é outro em situação delicada, na zona de rebaixamento. Na guerra contra o rebaixamento, estão ainda três cariocas Flamengo e Botafogo (50 pontos cada) e Vasco (51 pontos) e um jogo a menos. Se vencerem hoje ficam dependendo apenas de si. O Paysandu praticamente saiu do risco do rebaixamento ao vencer o Guarani e passar a 53 pontos. Veja a tabela de classificação do Brasileirão, CLIQUE AQUI.

Brasileirão 2004, Série B definida

            Lanterna no início da última rodada do quadrangular final da Série B, o Fortaleza conseguiu, neste sábado, a combinação de resultados que precisava para ficar com a segunda vaga na elite do futebol brasileiro em 2005.

            A equipe cearense venceu o Avaí por 2 a 0, no Castelão, e contou com a derrota do Bahia para o Brasiliense por 3 a 2, na Fonte Nova. Este resultado garantiu o título da Série B ao time do Distrito Federal, que já havia conquistado o acesso na última rodada. Com o resultado, o Fortaleza se igualou ao Avaí com oito pontos, mas superou o time catarinense no saldo de gols. Assim, Brasiliense e Fortaleza estão na elite do futebol brasileiro de 2005. 

            O Brasiliense, já foi campeão da Série C e Vice-Campeão da Copa do Brasil, numa final discutível contra o Corinthians - o clube do DF foi claramente prejudicado. Agora vence a Série B. A organização do clube, pagamentos e "bichos" em dia e disposição de investir por parte de seu proprietário, o empresário Luiz Estevão, mostram o caminho que deve ser seguido pelos demais.

Rapidinhas....

- O brasileiro Acelino Popó Freitas precisou dos 10 assaltos para vencer o argentino Fernando Saucedo, na noite deste sábado (11), no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Nos pontos, o boxeador baiano levou a melhor por decisão unânime dos jurados. Popó volta a sonhar com o cinturão perdido;

- Maurren Higa Maggi está planejando a volta às pistas. Segundo a mãe da saltadora, Ruth, ela deve retomar os treinos no próximo ano, após o nascimento da filha, previsto para o dia 15, em Manaus. Maggi é esposa do brasileiro Antonio Pizzonia, cotado para o cockpit da Williams em 2005;

- A equipe holandesa feminina do revezamento 4x50m livre estabeleceu neste sábado novo recorde mundial no Campeonato Europeu de piscina curta. Hinkelien Schreuder, Moniek Nijhuis, Inge Dekker e Marleen Veldhuis venceram a prova com o tempo de 1min48s2;

- O Rally de Atibaia, que está sendo disputado nesse final de semana, encerra o Campeonato Brasileiro de Rally Velocidade de 2004. O percurso terá 295 quilômetros, sendo 154km de trechos cronometrados e 141km de deslocamentos;

- O Brasil começou muito bem nas ondas mais desejadas do planeta. E na competição, criada principalmente para os havaianos, o niteroiense Bruno Santos acabou roubando a cena e conquistou uma das duas últimas vagas para participar do Rip Curl Pro Pipeline Masters no templo sagrado do esporte. Ele entrou na lista dos 40 trialistas por fazer parte da equipe da Rip Curl no Brasil e era o único estrangeiro entre os oito semifinalistas. Na grande final, ainda superou mais dois havaianos. Agora, serão nove brasileiros competindo no evento mais esperado do ano;

- Os irmãos Diego e Daniele Hypólito ficaram sem medalhas nas provas da trave e do salto, respectivamente, neste domingo, na grande final da Copa do Mundo de Ginástica Artística, que acontece neste fim de semana na cidade inglesa de Birmingham. Diego (9,500), com a quarta colocação, ficou perto de conquistar uma medalha no aparelho que não é sua especialidade. No sábado, ele foi o primeiro ginasta brasileiro a conquistar uma medalha na grande decisão. Ele fez história ao levar o ouro no solo.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI