Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 07.02.2004 -

Fórmula 1:

            - Durante os treinamentos da semana em Barcelona (Espanha) alguns acidentes: Cristiano da Matta e Nélson Ângelo Piquet bateram de leve, porém Felipe Massa (Sauber) e Olivier Panis (Toyota) foram parar no hospital. Massa teve quebrada a suspensão dianteira direita no final da grande reta e bateu a mais de 300 km/hora. A Sauber suspendeu imediatamente todos os testes para averiguações. Panis bateu no final da 3a curva e ao que tudo indica foi erro do francês. A BAR andou mais rápida do que todos, com Jenson Button e depois com Takuma Sato, que ficou sendo o novo recordista da pista ao virar em 1'13"797.

            - Nelsinho Piquet andou 51 voltas e virou em 1'15"809 no 2o dia de treinos (dia 05) com a Williams FW25B, o que agradou a equipe. Além de ter sido o 6o mais rápido do dia, foi 6d melhor que Nico Rosberg, que havia treinado alguns dias antes. As informações técnicas passadas aos engenheiros da equipe também foram satisfatórias. No final do treino Nelsinho deu uma rodada e bateu de leve o bico do carro no guard-rail, porém sem maiores consequências. No 1o dia de treinos (dia 03) Nelsinho foi alguns milésimos mais rápido que Nico (1'16"431) andando 67 voltas. A impressão que ficou foi a maior competência do brasileiro, que treinou menos que o finlandês e acabou mais rápido no seco e na chuva. Porém há de se considerar que Nico Rosberg também andou rápido, de forma constante e com poucos erros.

           - Já está ativo o Campeonato de Clássicos da F-1, chamado de TGP (Thoroughbred Grand Prix), que também vai ao Oriente Médio. A prova de abertura vai acontecer no fim de semana de GP do Bahrein, entre os dias 2 e 4 de abril. O TGP usa carros fabricados entre 1966 e 1985 e há quatro anos tem o status de competição oficial da FIA. São mais de 40 pilotos ativos e o patrocínio é da Cosworth, que continua fornecendo os lendários motores DFV V8 e dá assistência técnica aos colecionadores. Segundo a TGP, 98% dos participantes usam Cosworth. Serão oito etapas no campeonato. A prometida prova de Interlagos, na preliminar do GP do Brasil de F-1, será uma corrida extra-campeonato. Confira as datas: 02-04/04 — Sakhir, Bahrein; 16-18/04 — Jarama, Espanha; 02-03/05 — Donington Park, Inglaterra; 28-30/05 — Monza, Itália; 05-06/06 — Silverstone, Inglaterra; 02-04/07 — Lausitz, Alemanha; 17-19/09 — Magny-Cours, França; e 08-10/10 — Estoril, Portugal.

Jenson Button e a nova BAR 006 em Barcelona, Espanha - foto de 05.02.2004

Mundial de Rali 2004           

            O estoniano Markko Martin (Ford Focus) ganhou a terceira e a quarta especiais do Rali da Suécia e lidera a classificação geral com uma vantagem de 24.3 segundos sobre o francês Sebastian Loeb (Citroen Xsara), a um trecho do fim da primeira etapa.

            O espanhol Carlos Sainz (Citroen Xsara) é o quarto, a 44.1 de Martin e a 18.1 do norueguês Peter Solberg (Subaru), provisoriamente o terceiro.

            A terceira e a quarta especiais foram disputadas no mesmo trecho, o 'Granberget', o mais longo do dia, com 52,570 quilômetros.

            O Rali da Suécia é a segunda prova do Mundial, que é liderada por Loeb após sua vitória há duas semanas em Monte Carlo.

            A prova teve vários acidentes, que não deixaram feridos. O mais sério envolveu o francês Sebastien Loeb, que atingiu um bloco de neve com seu Citroen Xsara e teve de abandonar a etapa.

Copa Davis de Tênis

            O confronto mais aguardado na abertura da Copa Davis de 2004, Austrália contra Suécia, terminou empatado no primeiro dia por 1 a 1.

            Jogando Adelaide, na Austrália, Mark Philippoussis perdeu para o sueco Thomas Enqvist por 3 a 0 (6/3, 6/4 e 6/2).

            No segundo jogo do dia, Lleyton Hewitt recuperou o placar para os donos da casa ao vencer Robin Soderling pelo mesmo placar (6/4, 6/3 e 6/1). Foi a vigésima quarta do tenista na competição.

            Ao todo as duas seleções já se enfrentaram nove vezes, sete vitórias para a Austrália e duas para a Suécia. Nos dois últimos confrontos, em 2001 e 2003, os australianos levaram a melhor.

Patinação artística

            A competição feminina do Campeonato Europeu de patinação artística é a principal atração do torneio, que está ssendo disputado em Budapeste (Hungria).

            Nesta quinta, o francês Brian Joubert quebrou um tabu que já durava 40 anos na patinação artística. Ele conquistou o seu primeiro título do Campeonato Europeu e a volta do seu país ao topo do esporte. O último título de um francês no torneio foi em 1964 com Alain Calmat. Joubert bateu o russo Evgueni Plushenko, favorito na competição, e ganhou a nota 5,9 sobre a máxima de 6,0. "A pressão sempre me ajudou a superar as dificuldades, mas, às vezes, eu usava isso mal. Porém, hoje, as coisas deram todas certo", disse o patinador após a vitória. Outro francês, Frédéric Dambier, terminou em quarto lugar.

Vôlei feminino

            O Rexona bateu com facilidade o Macaé, nesta quinta-feira, em partida válida pela terceira rodada da segunda fase da Superliga feminina. O Rexona fez 3 a 0, com parciais de 25/20, 25/13 e 25/14.

            Na próxima rodada, sábado, o Rexona enfrenta o time de Campos, enquanto o Macaé recebe o Força Olímpica.

            Mais dois jogos aconteceram pela terceira rodada da segunda fase da Superliga feminina. Em São Caetano, o time da casa bateu o Sesi por 3 a 1 (23/25, 25/17, 25/17 e 25/14). Na outra partida, o Campos venceu por 3 a 1 o Força Olímpica (DF), com parciais de 28/26, 17/25, 25/21 e 25/18.

Futebol - Eliminatórias da Copa 2006

            O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciou nesta quinta-feira que a cidade de São Paulo receberá este ano um jogo da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo. "Ainda não está definido qual jogo, mas certamente São Paulo terá um. A decisão visa homenagear a cidade, que recentemente completou 450 anos, e será importante receber a Seleção", disse Teixeira.

            A entidade tem indicado os locais dos jogos pouco antes deles acontecerem. Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, vai receber o duelo contra a Argentina no começo de junho. A partida contra o Paraguai, próximo compromisso pelas Eliminatórias, será em Assunção, no final de março.

Um abraço e até a semana que vem,    
Fernando Toscano                 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI