Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 28.02.2004 -

Automobilismo

- Neste final de semana começa a temporada 2004 da IRL - Indy Racing League. Scott Dixon, Hélio Castroneves, Tony Kanaan, Tomas Scheckter, Alex Barron, Sam Hornish Jr., Dan Wheldon, Darren Manning e Dario Franchitti são os favoritos ao título. Acompanhe pelo Portal Brasil, prova a prova ==> Clique aqui.

- A Fórmula 1 já está se dirigindo à Austrália onde na semana que vem acontece a abertura da temporada. Ferrari, Williams e McLaren são os eternos favoritos. Renault é a ameaça mais provável. Pelos testes da pré-temporada a BAR e a Sauber podem surpreender. A Toyota, apesar de não ter ido tão bem assim, tem um grande orçamento e boas chances de eventualmente chegar a um pódio. Jaguar, Jordan e Minardi, pela ordem, tem menos chances e eventualmente podem pontuar, principalmente através de Mark Webber. O Portal Brasil irá detalhar prova a prova ==> Clique aqui.

Pólo aquático            

            A Seleção Brasileira feminina de pólo aquático foi derrotada, nesta sexta-feira, pela Hungria, no Pré-Olímpico disputado na Itália, e está fora da Olimpíada de Atenas. A equipe treinada por Paulo Coutinho levou uma goleada de 18 a 3 e terminou a competição em quarto lugar do grupo B.

            Esta foi a terceira derrota do time, que venceu apenas a Nova Zelândia na competição. Neste sábado, 28, o Brasil ainda joga contra a Alemanha, terceiro lugar do grupo A, às 13h30 (horário de Brasília).

            Se vencer, disputa o quinto lugar no domingo, às 8h45, contra o vencedor do jogo entre Espanha e Holanda.

            Somente os dois primeiros de cada grupo se classificam para os Jogos. Na chave do Brasil, Itália e Hungria garantiram vaga para Atenas e, no grupo A, Canadá e Rússia disputarão a Olimpíada.

            As seleções se juntam a quatro equipes que já estavam asseguradas em Atenas: Estados Unidos, vencedor do Pan de Santo Domingo, Cazaquistão, que venceu o classificatório asiático, Austrália (representante da Oceania) e Grécia (sede olímpica).

Tênis - Brasil Open

            O brasileiro Gustavo Kuerten está na final do Aberto do Brasil de tênis. Na noite desta sexta-feira, 28, ele derrubou o argentino Jose Acasuso, por 2 a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, depois de 1h17 de partida. Guga joga a final, na noite deste sábado, contra outro argentino: Agustin Calleri. É o terceiro dentro do torneio.

            É a segunda final do ano de Kuerten. Ele também chegou à decisão de Viña del Mar, no Chile, mas perdeu para Fernando González.

Futebol

- O Real Madrid e o brasileiro Ronaldo já têm um acordo verbal para renovar o contrato até 2007, só falta assinar. O atual compromisso vai até junho de 2006. O representante do atacante, Fabiano Farah, deve viajar a Madrid nos próximos dias para acertar os detalhes finais com os dirigentes espanhóis. O pentacampeão, que já tem 57 gols com a camisa do Real, curte folga em Paris, dada pelo técnico Carlos Queiroz. A renovação com o brasileiro faz parte dos planos da cúpula do clube, que pretende manter o time de estrelas por mais alguns anos. Raúl foi o primeiro: renovou até 2010. O francês Zidane assinou até 2007, e Guti tem aumentou o compromisso até 2008.

- O técnico Vanderlei Luxemburgo se reuniu com a diretoria do Cruzeiro na tarde desta sexta-feira, 27, e, após o encontro, revelou que estava demitido do clube mineiro, pelo qual foi campeão da Tríplice Coroa em 2003. A notícia pegou de surpresa os torcedores da equipe e os próprios jogadores, que se preparam para o maior clássico do futebol mineiro, contra o Atlético-MG, partida que será disputada no próximo domingo, 29.  De acordo com o treinador, que concedeu uma entrevista coletiva para explicar as razões de sua saída, houve apenas uma incompatibilidade de idéias. Luxemburgo disse, inclusive, que gostaria de permanecer na Toca da Raposa II. O retrospecto de Vanderlei Luxemburgo no Cruzeiro nos 19 meses em que comandou o time é bastante satisfatório. O treinador deixa o comando da equipe com 81,6% de aproveitamento dos pontos que disputou entre agosto de 2002 e fevereiro deste ano. Em toda sua passagem pela equipe mineira, Luxemburgo disputou 107 jogos. Ganhou 68, empatou 22 e perdeu apenas 17.

- O zagueiro Alex, do Santos, viajou na noite da última quinta-feira, 26, para Eindhoven, na Holanda, e vai fazer exames médicos no PSV, seu novo clube. O jogador, no entanto, só começará a atuar pela nova equipe na metade do ano, já que o prazo de inscrições para os campeonatos europeus já está encerrado. Até lá, segue na Vila Belmiro. O valor do passe foi de 5 milhões de euros.

- O colombiano Oscar Ruiz vai apitar a partida da Seleção Brasileira contra o Paraguai, dia 31 de março, em Assunção, pela quinta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2006. Ele será auxiliado por Dember Perdomo e Eduardo Botero, também da Colômbia.

Um abraço e até a semana que vem,    
Fernando Toscano                 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI