Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 03.01.2004 -

Rally Paris - Dacar:

            O Rally Paris-Dacar continua firme. Neste sábado, 03, foi disputada a 3ª etapa, em Castellón (Espanha). Jean Azevedo, de KTM 700, ficou na 43ª posição com 1 minuto e 29 segundos atrás do primeiro colocado, o francês David Fretigne. Klever Kolberg e Lourival Roldan aparecem com a 32º posição. A dupla brasileira está correndo com um Mitsubishi Pajero Full. 

            Agora os competidores terão que se dirigir à Tanger, no Marrocos, onde será realizada a etapa de domingo. Veja os resultados deste sábado: Motos ==> 1º David Fretigne (Yamaha 450); 2º Cyril Despres (KTM 660); 3º Giovanni Sala (KTM 660); 43º Jean Azevedo (KTM 700). Carros ==> 1º Giniel De Villiers / François Jordaan (Nissan); 2º Gregoire De Mevius / Alain Guehennec (BMW); 3º Stephane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Mitsubishi); 32º Klever Kolberg / Lourival Roldan (Mitsubishi Pajero Full).

Fórmula 1 - Felipe Massa

            De acordo com a revista inglesa Autosport, o brasileiro Felipe Massa e o italiano Giancarlo Fisichella testarão pela Ferrari durante a temporada de 2004 da Fórmula 1.

            Massa e Fisichella, que disputarão o próximo Mundial pela Sauber, poderão aproveitar a relação estreita entre a equipe suíça e a Ferrari para conseguir uma vaga na escuderia italiana no futuro. Além de receber motores e câmbio da Ferrari, a Sauber usa pneus Bridgestone, como a equipe de Maranello.

            "Para nós, será muito importante que a Ferrari faça muitos testes de pneus neste ano. Se eles precisarem de Giancarlo ou de Felipe Massa, poderão fazê-lo. Gostaríamos de fazer o maior número possível de testes de pneus, mas não temos estrutura de apoio para fazer um programa intenso. Então, nossos pilotos deverão testar pela Ferrari", explicou Peter Sauber, dono da equipe suíça.

            Felipe Massa foi piloto de testes da Ferrari em 2003 e agradou aos dirigentes da escuderia. Já Fisichella nunca negou que o grande sonho da sua carreira é pilotar para a Ferrari. O último italiano a disputar corridas pela equipe de Maranello foi Nicola Larini, em 1994. Luca Badoer, também italiano, é piloto de testes da equipe há vários anos.

São Silvestre

            O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou, na tarde desta quinta-feira, através de um telegrama, os atletas brasileiros que venceram a 79ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre.

            Segundo a Assessoria de Imprensa da Presidência da República, Lula convidará os atletas para uma visita ao Palácio do Planalto, na próxima semana.

            Marílson Gomes e Rômulo Wagner, respectivamente, fizeram a dobradinha no pódio masculino da mais tradicional prova de atletismo brasileiro. Na prova feminina, Márcia Narloch chegou em terceiro lugar, atrás das quenianas Margaret Okayo e Debora Mengich.

            "Parabéns pelo espetacular resultado na Corrida de São Silvestre. A conquista inédita dos dois primeiros lugares na competição proporcionou grande alegria a todo o povo brasileiro. Graças a seu esforço e dedicação, o ano de 2003 terminou com mais uma grande conquista desportiva do Brasil. Desejo, sinceramente, que ela seja um estímulo para nossos atletas neste ano novo e nos próximos. Viva o esporte brasileiro!", disse Lula.

            Neste domingo, 04, acontece a também tradicional "Corrida de Reis", com 10km de extensão, disputada nas ruas da Capital Federal, Brasília.

IRL x CART

            As principais categorias do automobilismo norte-americano, ao lado da Nascar, podem voltar a se unir em breve. Com novos dirigentes e novas idéias, a Open Wheel Racing Series (OWRS), que controlará a CART, já tem em mente qual será sua prioridade. Os futuros donos da categoria querem fazer uma fusão com a IRL, segundo o site "ESPN.com".

            "Já conversamos com o Tony (George, dono da IRL). Este é o momento mais favorável", afirmou Paul Gentilozzi, um dos donos da OWRS. "Nós não desejamos ser o peixe grande deste empreendimento, não temos vaidades. O que temos em mente é o desejo de investir o nosso dinheiro da melhor maneira e uma fusão faria uma categoria muito forte", disse.

            A IRL nasceu em 1996, depois de uma briga entre Tony George, dono do autódromo de Indianápolis, e a Cart. A prova de 500 milhas passou a fazer parte do calendário da categoria dissidente e a Cart mergulhou em uma séria crise financeira. No fim de janeiro, a justiça dos EUA deve aprovar a falência da Cart e, em seguida, a OWRS comprará seu espólio.

            Os direitos de oito etapas da Cart já são da OWRS. Long Beach, Fontana, Toronto, Montreal, Vancouver, Monterrey, Cidade do México e Surfer's Paradise, que devem se juntar a Cleveland e Elkhart Lake. Estas provas, sonha a OWRS, se uniriam a corridas em ovais que estão no calendário da IRL para formar o campeonato da nova categoria.

            "Se nos unirmos novamente precisaremos de 20 corridas, dez em ovais e dez em circuitos mistos", analisou Gentilozzi. "Gostaria de mais corridas em mistos, mas Tony não concordaria, então buscaremos o equilíbrio."

Popó luta novamente nos EUA

            O brasileiro Acelino Freitas, o Popó, desafia Artur Grigorian, campeão dos leves da OMB, às 3h da madrugada de domingo (horário de Brasília), em Connecticut (EUA), por seu terceiro cinturão. A luta define a situação do brasileiro com as redes americanas de TV, que influenciam as carreiras de seus contratados.

O folder convidando para a luta

 

            Os cinturões de Popó como superpena não vão estar em disputa, mas a Associação Mundial de Boxe já antecipou que, se o brasileiro vencer, terá dez dias para escolher o título de uma das categorias. Caso perca, deverá enfrentar o tailandês Yodsanan Nanthachai pelo título da categoria mais leve.

            O combate deste sábado é o último do contrato do baiano com a Showtime. Embora ele negue, a HBO mantém conversações com um membro da equipe de Popó que tem poder de negociar com as TVs. A equipe do brasileiro crê que uma boa atuação no domingo pesará nas negociações com as emissoras.

            A decisão do time de Popó, se renova ou assina com a HBO, deve ocorrer dentro de um mês. Embora a Showtime transmita as lutas de Mike Tyson, a HBO é famosa por ter um orçamento superior ao da concorrente.
    
            Popó está invicto em 34 lutas profissionais -31 vitórias por nocaute. Grigorian, 36, tampouco perdeu em 36 combates (22 triunfos por nocaute).

Um abraço e até a semana que vem, 
Fernando Toscano             


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI