Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 13.06.2004 -

Nota

            A partir deste domingo, 13, a coluna de esportes será atualizada aos domingos, sempre à noite, de forma que as notícias cheguem sempre em primeira mão aos nossos leitores.

Automobilismo

- Fórmula 1: Um bom GP do Canadá, o mais disputado da temporada, com final igual: vitória de Michael Schumacher. Não fosse a estratégia adotada pela Ferrari desta vez as coisas se complicariam. As Williams, Renault e BAR poderiam ter vencido. A Ferrari com estratégia diferente (apenas duas paradas) acabou vencendo. Rubinho dessa vez tentou vencer, chegou a colocar ao lado do Schumacher para ultrapassá-lo em duas ocasiões, fez a volta mais rápida da prova e não fosse um erro quando andou pela grama, teria chances de vencer. As duas Renault estranhamente abandonaram com o mesmo problema (quebra da suspensão), mesma coisa acontecendo com Felipe Massa que bateu muito forte quando a suspensão saiu inteira de seu carro. Destaques também para Fisichella mais uma vez e Cristiano da Matta. Domingo que vem teremos a prova em Indianápolis com favoritismo para Williams, Ferrari e BAR. A Toyota deve andar bem pois tem um ótimo motor. Uma coisa é certa: o título mais uma vez é da Ferrari, com 90% de chances de ser do alemão, pela 7a vez.

- Fórmula 1, II: Toyota e Williams foram desclassificadas do GP do Canadá pelo mesmo problema: os dutos de refrigeração dos freiso estavam maior que o permitido. Embora ambas aleguem erro de fabricação e que não houve qualquer ganho adicional, eu discordo veemente disso. Lógico que eles foram aumentados pois o consumo de freios no Canadá é grande. Assim, Ralf Schumacher, Juan Pablo Montoya, Cristiano da Matta e Olivier Panis ficaram fora do GP e os três primeiros perderam seus pontos.

- A quinta etapa do Campeonato da IRL - Indy Racing League, foi vencida por Tony Kanaan. Vitor Meira também fez uma grande prova e acabou com a volta mais rápida da prova. O maior adversário de Tony foi o escocês Dario Franchitti. A Penske fez uma boa prova com ambos pilotos, mas sem o destaque de sempre. Helinho acabou tendo problemas e perdendo algumas voltas. De qualquer forma o título deve ser disputado por Tony Kanaan, Hélio Castroneves, Sam Hornish Jr., Scott Dixon e Dan Wheldon. Dario Franchitti, Buddy Rice, Thomas Scheckter e Darren Manning correm por fora. Os resultados completos aqui no Portal Brasil.

- Fórmula 3 inglesa: Nelsinho Piquet venceu duas das três etapas do final de semana passado e acabou retomando a liderança do campeonato para o Brasil. Na primeira das duas etapas, Lucas di Grassi foi 3o e Danilo Dirani o 4o. Na segunda prova Danilo Dirani foi 4o e Lucas di Grassi abandonou. Na terceira etapa Nelsinho foi o 4o e Lucas di Grassi o 7o, com abandono de Dirani. Adam Carroll venceu. Assim, o campeonato ficou desta forma, disputadas 10 das 24 etapas: 1) Nelsinho Piquet (BRA), 119 pontos; 2) Adam Carroll (ING), 91; 3) James Rossiter (ING), 83; 4) Will Power (AUS), 80; 5) Danilo Dirani (BRA), 78; 6) Ernesto Viso (VEN), 56; 7) Clivio Piccione (MON), 51; 8) Will Davison (AUS), 48; 9) Lucas Di Grassi (BRA), 47; e 10) Danny Watts (ING), 36.

- Na próxima semana, acompanhe aqui todos os resultados e as classificações nas principais categorias.

Futebol - Brasileirão 2004     

            Esse final de semana aconteceu mais uma rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. Dentre os líderes e favoritos, o Internacional, São Paulo, Criciúma e Cruzeiro venceram. Acompanhe no Portal Brasil a classificação atualizada e os resultados de todos os jogos. CLIQUE AQUI.

Tocha Olímpica            

            A presença da tocha olímpica pela primeira vez na América do Sul se transformou em uma maratona festiva pelas ruas do Rio de Janeiro, animada por atletas e artistas e acompanhada por uma multidão. Personalidades emocionadas participaram do revezamento, que durou mais de oito horas e percorreu 54 ruas de 17 bairros cariocas.

            Shows musicais encerraram a extensa programação da passagem da tocha olímpica pelo Rio de Janeiro, neste domingo (13). Com muita animação e mensagens de apoio à equipe olímpica brasileira, os artistas encerraram mais de nove horas de maratona.

Tênis - Roland Garros

            O argentino Gastón Gaudio, de 25 anos e 44º do mundo, faturou o título de Roland Garros, segundo Grand Slam da temporada. Ele bateu seu compatriota Guillhermo Coria por 3 sets a 2, com parciais de 0/6, 3/6, 6/4, 6/1 e 8/6. Gaudio salvou dois match points na decisão para conseguir a virada história.

            Coria, cabeça-de-chave número três, deu um pneu logo no primeiro set e, depois de vencer também a segunda parcial, parecia que caminhava para uma vitória fácil. Mas cãibras em ambas as pernas no começo do quarto set atrapalharam o atleta, enquanto Gaudio aproveitou para se impor.

            Vinte e sete anos depois de Guillermo Vilas ganhar o único título argentino individual em Paris, Gaudio conquistou o título de Roland Garros em 3h31, na primeira final de um Grand Slam com dois adversários desta mesma nacionalidade.

            Este é o terceiro título de Gaudio (Barcelona e Mallorca em 2002), que recebeu um cheque de US$ 1,05 milhão. Coria ganhou a metade.

Um abraço e até a semana que vem,    
Fernando Toscano                 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI