Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 29.05.2004 -

Automobilismo

- No último final de semana vimos que eu estava correto. Com o melhor chassi da fórmula 1, a Renault dominou a prova. A BAR acompanhou de perto, também como o previsto. O resultado da prova acabou premiando os dois melhores: Trulli e Button, que andaram forte o tempo todo e sem erros. Destaques para Cristiano da Matta e Felipe Massa, que terminaram muito bem. Cristiano, se não fosse uma punição, terminaria num ótimo 4º lugar à frente de Montoya. Schumacher, Alonso e Sato também foram bons destaques. O destaque negativo, mais uma vez foi para Ralf Schumacher, muito mal.

- Neste final de semana teremos o GP da Europa, no moderno circuito de Nurburgring, na Alemanha. Nos treinos de classificação um verdadeiro show de Michael Schumacher. Realmente, hoje no automobilismo mundial, não há ninguém capaz de batê-lo. Takuma Sato conseguiu superar Button e foi um ótimo 2º no grid. Renault e Williams vieram a seguir. Um bom destaque foi Kimi Raikkönen na 2ª fila. Coulthard foi mais rápido que Raikkönen em quase todos os treinos, mas pouco antes da classificação seu motor quebrou. Coulthard, Fisichella, Bruni e Baumgatner trocaram de motores e ficaram no final do grid. Mark Webber, não respeitou uma bandeira amarela nos treinos livres, quando a Sauber de Felipe Massa ficou parada na pista e foi punido pela direção da prova em 1 segundo no seu tempo. Assim, perdeu 2 posições no grid. Acompanhe os resultados completos da prova aqui no Portal Brasil: CLIQUE AQUI.

- Na Fórmula Mundial, domínio da equipe Chip Ganassi, em Monterrey, México. O francês Sébastien Bourdais venceu seguido do brasileiro Bruno Junqueira. Todos os resultados da Fórmula Mundial, CLIQUE AQUI.

- Destaque também para este final de semana são as 500 milhas de Indianápolis, com 5 brasileiros, todos favoritos: Hélio Castroneves, Tony Kanaan, Vítor Meira, Felipe Giaffone e Bruno Junqueira, escolhido como o representante da Chip Ganassi. Para todos os resultados e informações da prova, que vai ser transmitida, ao vivo, para o Brasil, CLIQUE AQUI.

- Na próxima semana, acompanhe aqui todos os resultados e as classificações nas principais categorias.

Futebol 2004

            O São Paulo é o único clube brasileiro classificado para as semi-finais da Copa Libertadores 2004. Venceu o  Deportivo Táchira, da Venezuela, por 4 a 1, em plena Venezuela. O Santos ficou fora ao perder de 1 a 0 para o One Caldas da Colômbia (em Santos, o hoje havia sido 1 x 1). Assim, São Paulo e One Caldas disputam quem vai para as finais que será um clube argentino: River Plate ou Boca Juniors. 

            Acompanhe tudo sobre o Campeonato Brasileiro de 2004 e de outros anos, aqui no Portal Brasil, CLIQUE AQUI.

Tênis - Roland Garros

            Começou o Aberto de Roland Garros na França e Guga já conquistou nesse sábado, 29, um grande resultado. O brasileiro Gustavo Kuerten arrasou o número um do mundo, o suíço Roger Federer, venceu por 3 sets a 0 neste sábado e avançou às oitavas-de-final, em Paris. No placar, um triplo 6/4 (Guga quebrou o serviço do rival por quatro vezes).

            Gustavo Kuerten enfrentará, provavelmente na segunda-feira, 31, o vencedor do confronto entre Hyung Taik Lee (Coréia do Sul) e Feliciano López (Espanha).

Olimpíadas 2012

            Com o Brasil fora (Rio de Janeiro) - Paris, Nova York, Moscou, Londres e Madri foram escolhidas no início do mês como as candidatas oficiais para sediar os Jogos de 2012 - só nos resta pensar em 2016. A decisão sobre quem será a vencedora vai anunciada em Cingapura no dia 6 de julho de 2005. Isso sim é exemplo de planejamento - 7 anos de antecedência. Serve de exemplo para os dirigentes brasileiros que só pensam em realizar a olimpíada e quanto isso irá gerar de lucros. 

            Achei péssima a escolha, pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), de se tentar fazer a Olimpíada de 2012 no Rio de Janeiro - cidade sem nenhuma segurança onde traficantes mandam e desmandam em parte da cidade, que não tem polícia e nem autoridade com pulso firme o suficiente para tentar resolver o problema. Assim nunca seremos escolhidos. De que vale um lindo "book" ? Ninguém é bobo e o COI (Comitê Olímpico Internacional) acertou em riscar o Rio de Janeiro como uma das possíveis cidades-sede para 2012.

Um abraço e até a semana que vem,    
Fernando Toscano                 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI