Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 06.03.2004 -

Fórmula 1 - O Campeonato de 2004 inicia hoje

            A fórmula 1 está de volta!!! O GP da Austrália deve mostrar as verdadeiras caras, já que os testes de inverno servem para ajustes e muitas vezes a comparação da força das equipes é falha. Mas, pelo carro, corpo técnico, pilotos e orçamento à disposição tenho meus próprios palpites. Indiscutivelmente a Ferrari ainda é o carro a ser batido. O F-2004 parece ser superior ao F-2003GA. Segundo Barrichello, o F-2003GA era um pouco mais "nervoso" e em condições extremas tornava difícil "segurá-lo" na pista. Schumacher vem pronto para mais um título, um piloto completo, que erra pouco e muito competitivo. Rubens Barrichello é um excepcional piloto e poderia ser piloto principal em qualquer equipe. Segundo o Presidente da Ferrari, Lucas de Montezemolo, seus pilotos são os dois melhores do mundo.

            Williams, McLaren e Renault vem a seguir nessa ordem. A Williams possui um melhor motor e combustível (Petrobrás). Chassi por chassi são equivalentes. A Renault tem o melhor chassi dos três, porém fica um pouco atrás se considerado todo o conjunto. Dessa tripla, os melhores pilotos, pela qualidade técnica são Juan Pablo Montoya e Kimi Raikkönen, sem dúvida. Fernando Alonso vem a seguir. Num mesmo nível, um pouco abaixo desses, Jarno Trulli, muito rápido, porém inconstante e azarado, David Coulthard, experiente mas sem o mesmo gás de antes e Ralf Schumacher, que num mesmo final de semana pode ser brilhante e "uma verdadeira catástrofe", muito instável, e por isso mesmo, na minha concepção, sem chances.

Olivier Panis - foto de 06.03.2004

OLIVIER PANIS E SUA TOYOTA NOS TREINOS PARA O GP DA AUSTRÁLIA

            A seguir podemos destacar a BAR, Toyota e Sauber. Grandes destaques para o motor e o orçamento da Toyota (só abaixo da Ferrari), do motor e câmbio da Sauber (que neste ano usam exatamente os mesmos da Ferrari F-2004) e bons pilotos. Jenson Button é um dos destaques e deve voltar a uma das equipes "TOP FOUR" em 2005. Cristiano da Matta, Giancarlo Fisichella e Felipe Massa são ótimos e podem fazer grandes apresentações. Olivier Panis é muito rápido em treinos e experiente, mas deve ser sua última temporada na fórmula 1 - aos 38 anos é o mais velho da categoria. Takuma Sato vai no segundo carro da BAR e é de longe o melhor, mais rápido e competente piloto japonês em todos os tempos. Todos os seis pilotos devem pontuar com regularidade na temporada.

            Num nível inferior à BAR, Toyota e Sauber vem a Jaguar. A Ford injeta muito dinheiro ali, mas a equipe ainda não tem "cara" de competente. Parece que sempre falta algo. Para piorar o chassi não aparenta ser tão bom e o motor Ford é apenas razoável. Acredito na competência de Mark Webber, que vai entrar no grupo dos 12 melhores do ano. Christian Klein parece muito rápido, mas sem a atenção que merece corre o mesmo risco de se queimar tanto quanto Antonio Pizzonia e Justin Wilson. Vamos acompanhá-lo. Pelo que foi visto Klein pode marcar alguns pontos eventualmente.

            Jordan e Minardi, na ordem, vão freqüentar o final do grid. Para piorar dos quatro pilotos, três são novatos. Quem tem alguma chance é Nick Heidfeld - piloto principal da Jordan. Não acredito que Giorgio Pantano, Zsolt Baumgartner e Gianmaria Bruni possam fazer alguma coisa. Não tem experiência e estão ali para aprender as pistas e ganhar experiência. Particularmente acredito que Pantano pode fazer um bom ano de aprendizado. Bruni, apesar de rápido, com uma Minardi nada poderá fazer. Baumgartner não é tão ruim, mas no pior carro disparado, deverá se manter no final do grid o ano todo e em 2005 sair da Fórmula 1 para uma IRL, Fórmula Mundial ou Super Turismo. A Minardi utiliza motores Ford 2002...

            As principais mudanças no regulamento são que as seis últimas equipes colocadas no campeonato de 2003 (Sauber, Jordan, Minardi, Toyota, BAR e Jaguar) poderão utilizar o terceiro carro nos dois treinos livres de 6a feira. Isto é importante porque os pilotos só poderão utilizar apenas um motor em todo o final de semana (nos 2 treinos livres de 6a feira, nos 2 treinos livres de sábado, no treino de classificação e na corrida). Assim, estas equipes utilizarão seu terceiro piloto para acertar os carros principais que deverão andar menos para poupá-los para a corrida. Quem quebrar o motor nos treinos livres ou na classificação perde 10 (dez) posições no grid. Anthony Davidson (BAR), Ricardo Zonta (BAR) e Timo Clock (Jordan) irão treinar no treino livre de 6a feira junto com os 20 pilotos oficiais. O treino de classificação será desenvolvido em duas voltas. O piloto irá dar uma volta rápida (a ordem de entrada na pista é o resultado da última prova, assim Barrichello é o primeiro a marcar tempo). Após todos marcarem tempo, as equipes podem abastecer e trocar pneus ou não e entram para a 2ª parte da classificação na ordem invertida (os mais lentos primeiro). Depois vão ao parque fechado e largam nessa configuração. O tempo da 2ª parte do treino é o que vale para o grid de largada. Na verdade não entendi para que serve a 1ª parte do treino de classificação a não ser para definir a ordem da 2ª parte do treino e para uma checagem final do carro. Acredito que essa configuração de treinos deva mudar logo.

            Resumindo, vamos conferir ao final da temporada, mas minha "bola de cristal" disse que o campeonato irá terminar assim: 1) Michael Schumacher; 2) Rubens Barrichello; 3) Kimi Raikkönen; 4) Juan Pablo Montoya; 5) Fernando Alonso; 6) David Coulthard; 7) Ralf Schumacher; 8) Jarno Trulli; 9) Jenson Button; 10) Cristiano da Matta; 11) Giancarlo Fisichella; 12) Mark Webber; 13) Felipe Massa; 14) Olivier Panis; 15) Takuma Sato; 16) Nick Heidfeld; 17) Christian Klein; 18) Giorgio Pantano; 19) Gianmaria Bruni e 20) Zsolt Baumgartner. Por equipes: 1) Ferrari; 2) McLaren; 3) Williams; 4) Renault; 5) Sauber; 6) Toyota; 7) BAR; 8) Jaguar; 9) Jordan; e 10) Minardi.

Acompanhe toda a temporada de 2004 ==> CLIQUE AQUI

Um abraço e até a semana que vem,    
Fernando Toscano                 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI