Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 13.03.2004 -

Fórmula 1 - Ferrari segue dominando

            A temporada 2004 começou da mesma forma como acabou. A Ferrari vencendo!!! O domínio foi incontestável com Schumacher sempre a frente de Rubinho, mas com pequena diferença. Além da Ferrari há de se destacar o grande trabalho de Fernando Alonso, que tentou acompanhar os carros de Maranello mas sem sucesso. De qualquer forma ele ficou bem distante dos demais. Os estreantes foram bem para as suas possibilidades. Christian Klein, 21 anos, não fez nenhuma grande besteira e tem potencial para se firmar na categoria. Gostaria de destacar também o esforço isolado de Nick Heidfeld, andando mais que o carro (Jordan). Felipe Massa foi bem enquanto teve carro, fez uma belíssima ultrapassagem sobre Kimi Raikkonen que teve que engolir essa. As Toyota decepcionaram muito, o carro é ruim apesar do ótimo motor. Andaram sempre entre os últimos e Olivier Panis chegou a andar muito tempo atrás de Gianmaria Bruni que estreava de Minardi!!!

            Um treino longo demais foi a nota negativa. Para a próxima etapa na Malásia no dia 21.03, estréia o belga Bas Lenders no 3o carro da Minardi. Lenders andou 315 km seguidos sob rigorosa fiscalização da FIA que por fim concedeu-lhe a superlicença. A pista da Malásia é ruim para a Ferrari e se ela continuar com esse domínio, o título certamente será dela mais uma vez. A Williams vem como 3o força após a Renault, seguida da BAR. A McLaren terá que evoluir muito se não quiser ficar relegada a segundo plano.

Olimpíadas 2004 - Iatismo

            Foram confirmados, nesta sexta-feira, 12, os iatistas que irão representar o Brasil em cinco classes nos Jogos Olímpicos de Atenas. Na Laser, Robert Scheidt venceu as duas regatas desta sexta-feira e passou a ter 11 pontos perdidos, assegurando a classificação para Atenas. Bruno Fontes, com 27 pontos perdidos, é o vice-líder.

            Na classe Star, os medalhistas olímpicos Torben Grael e Marcelo Ferreira também venceram as duas regatas do dia e conquistaram a classificação. A dupla agora tem 11 pontos perdidos, contra 20 de Alan Adler e Ricardo Ermel, vice-líderes.

            Roberta Borges também se classificou para a Olimpíada de Atenas ao vencer as duas regatas desta sexta-feira. Borges passou a ter 11 pontos perdidos, contra 21 da segunda colocada, Vivian Macknight.

            Já na classe 470 masculina, a dupla Alexandre Paradeda/Bernardo Arndt se classifcou ao vencer uma das etapas do dia. Após as regatas desta sexta, a parceria passou a ter 13 pontos perdidos. Bruno Bethlem e Fernando Sesto, com 20 perdidos, são os vice-líderes.

            Na 470 feminina, Fernanda Oliveira e Adriana Kostiw venceram as duas regatas e passaram a ter 11 pontos perdidos, assegurando a classificação. Isabel Ficker e Laura Zani seguem na vice-liderança, com 23 perdidos.

            Maurício Santa Cruz e João Carlos Jordão, que venceram uma das regatas do dia, lideram a classe Tornado, com 16 pontos perdidos.

            Ronaldo Fernandes e Fernando Jacobina faturaram a outra regata e passaram a ter 23 pontos perdidos. Porém, os vencedores da Tornado também só poderão conquistar uma vaga em Atenas no Mundial da Croácia, em maio.

            A Mistral feminina é a classe mais disputada deste Pré-Olímpico. Carol Borges, com 14 pontos perdidos, e Paula Newland, com 15, brigam regata a regata pela classificação para Atenas. As duas venceram uma etapa cada nesta sexta-feira.

            Na Mistral masculina, Ricardo Winicki, o "Bimba", já havia conquistado a classificação para Atenas. Bimba fez um acordo com os adversários em que ele ficaria com a vaga se vencesse todas as regatas até quarta-feira, o que acabou acontecendo.

Motociclismo - Rossi irá guiar um Fórmula 1

            O italiano Valentino Rossi, tricampeão de Motovelocidade na categoria MotoGP (ex-500cc), terá seu primeiro contato com um carro de F-1 em breve. Segundo publicou na última quarta-feira,10, o site da revista inglesa Autosport, Rossi guiará um carro da Toyota.

            "Minha primeira experiência com velocidade foi em um kart. Já fiz também algumas corridas de rali, e sempre desejei guiar um F-1", comentou Rossi.

            O acordo com a Toyota teria sido feito no fim de semana do GP da Austrália, quando Rossi foi ao paddock conferir a F-1 de perto.

Surfe - Brasileira é a nova número 1 do mundo

            A catarinense Jacqueline Silva é a nova número 1 do mundo. Nesta quinta-feira, 11, ela venceu a etapa de abertura do ASP World Championship Tour (WCT) na Austrália e largou na frente na corrida pelo título mundial da temporada. O título no Roxy Pro veio com uma tranquila vitória sobre a havaiana Rochelle Ballard e valeu um prêmio de 10.000 dólares, além de 1.200 pontos no ranking.

            A brasileira não deu chances às adversárias que enfrentou nas três baterias que disputou nas boas ondas de 1 metro de altura de Rainbow Bay, na Gold Coast, Austrália. Sua melhor apresentação foi na semifinal, quando registrou a maior pontuação - 16,27 - do último dia da competição para massacrar a algoz da cearense Tita Tavares, a australiana Melanie Redman-Carr. O próximo desafio do WCT Feminino será nos dias 18 a 24 de abril nas excelentes ondas de Tavarua e Restaurants, nas Ilhas Fiji. E até lá, a número 1 do ranking mundial é a brasileira Jacqueline Silva.

Jogos Internacionais de Aventura do Pantanal

            Os Jogos Internacionais de Aventura do Pantanal já têm cerca de 105 atletas inscritos. As inscrições começaram na última sexta-feira, dia 05, e estão reunindo atletas de várias partes do país.

            Competidores dos estados do Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal confirmaram presença. Entre eles participam as equipes Oskalungas, de Brasília, os Mamelucos e Quasar Lontra, de São Paulo, que competem na Corrida de Aventura. Na prova de Mountain Bike participam Abrãao de Azevedo e Juliana Rodriguez. Também comparecem aos Jogos o presidente da Associação Brasileira de Vôo Livre, Bruno Menescal, e o vice-campeão mundial de vôo livre, Frank Thomaz Brown, além do recordista de vôo duplo, André Fleury, de Brasília, e do campeão brasileiro de 2002, André Modelo, do Rio de Janeiro.

            A organização do evento acredita que as inscrições vão superar a expectativa inicial, de cerca de 900 atletas participantes. Os Jogos Internacionais de Aventura do Pantanal são uma promoção do Governo Popular de Mato Grosso do Sul e uma realização da Ecomarketing de Aventura. Os Jogos Internacionais de Aventura do Pantanal já está sendo considerado o maior evento esportivo do Centro-Oeste. A competição será realizada na cidade de Corumbá, no Pantanal Sul-mato-grossense, nos dias 26, 27 e 28 de março de 2004.

            Os desafios reunirão centenas de atletas nacionais e estrangeiros, que terão que percorrer morros, trilhas, rios, corredeiras e paisagens deslumbrantes. O evento terá modalidades de aventura diferentes das de Adventure race convencionais: Corrida de Aventura; Canoagem; Mountain Bike; Parapente (vôo livre); Travessia Radical (natação) e Corrida de Orientação. As federações esportivas das modalidades também estão envolvidas, incluindo a competição em seus calendários de atividades do ano. Os principais objetivos dos jogos são promover o esporte, o ecoturismo e difundir os conceitos de preservação do meio-ambiente. Além de apresentar as belezas do Pantanal para o Brasil e para o mundo.

FICHA TÉCNICA
Evento: 1º Jogos Internacionais de Aventura do Pantanal
Local: Pantanal (MS)
Data: 26 a 28 de março
Inscrições e mais informações:
www.jogosdopantanal.com.br

Fórmula Mundial x IRL

            Adrian Fernandez não competirá mais na Fórmula Mundial e correrá pela IRL a partir de Phoenix, segunda etapa do campeonato deste ano, marcada para dia 21 de março. Fernandez estava na Fórmula Mundial desde 1994 e somou oito vitórias, incluindo uma pela sua própria equipe. O piloto de 38 anos começou no automobilismo em 1981, disputando as 24 Horas do México.

            "Nós chegamos à conclusão de que entrar para a IRL seria o melhor para nossos patrocinadores e para o futuro da Fernandez Racing", falou o piloto. "Estou ansioso para rever amigos como Tony (Kanaan), Dario (Franchitti), Hélio (Castroneves), Bryan (Herta), Darren (Manning) e Michael (Andretti). E também para correr em Motegi, onde venci duas vezes", falou Adrian, que guiará um carro com chassi G-Force e motor Honda.

            Outra equipe que negocia a ida para a IRL é a Rahal com o seu piloto mexicano Michel Jourdain Jr. - a equipe aguarda apenas a definição junto aos seus patrocinadores, que preferem a Fórmula Mundial que disputa provas naquele país. A Fórmula Mundial começa a temporada em 18 de abril e luta para conseguir pelo menos 18 pilotos no grid. Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos...

Um abraço e até a semana que vem,    
Fernando Toscano                 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI