Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 20.03.2004 -

Automobilismo

- Neste final de semana acontece o GP da Malásia, na moderníssima pista de Sepang (o projetista foi o mesmo que desenhou a pista de Bahrein, 3ª etapa do campeonato desse ano). Muito calor (em média 38o C) forçam motores, desgastam pneus e pilotos. Mesmo assim a Ferrari é favorita. Algumas equipes podem apostar em menos uma parada e tentar obter vantagem com isso. A Bridgestone garante que seus novos compostos são tão competitivos no calor quanto a Michelin. A conferir!!!

- Os treinos oficiais para o GP da Malásia de Fórmula 1 (disputados a partir das 3h de sábado, 20, horário de Brasília) nos reservou algumas curiosidades e surpresas: A disputa de Felipe Massa com Giancarlo Fisichella (Sauber) está fervendo. Quando o italiano cruzou a linha de chegada com um tempo 0"022 (22 milésimos de segundo!!!) pior que o de Massa, este vibrou e abriu um grande sorriso. Essa disputa promete. Outra sensação foi o australiano Mark Webber que colocou a Jaguar na 1ª fila pela primeira vez em sua história. Webber é um dos favoritos à uma das vagas da Williams em 2005. Christian Klien, apesar de bem mais lento que Webber, vem mostrando grande maturidade para os seus recém completados 21 anos. Não errou e larga em 13°. O tempo de Schumacher foi assombroso, o próprio alemão vibrou com uma volta perfeita segundo ele. O único destaque ruim desse início de temporada tem sido Giorgio Pantano que foi o pior em quase todos os treinos, atrás até da Minardi. Pantano tem ótimo retrospecto em outras categorias, principalmente na Fórmula 3000 e é esperado dele uma grande melhora.

- A segunda etapa da Infiniti Pro Series (categoria de acesso à IRL) vai ter o brasiliense Thiago Medeiros na pole-position. Thiago fez um tempo surpreendente tendo sido mais de meio segundo (0"6506) mais rápido que seu companheiro na equipe de Sam Schmidt, o holandês Arie Luyendyk Jr., filho do grande piloto Arie Luyendyk. O circuito é oval, na pista de Phoenix (EUA). A Infiniti (IPS) foi apenas 1s7d mais lenta que a IRL nos treinos. Medeiros girou em 22"95 para cravar a pole, novo recorde para a categoria.

- Será realizada também em Phoenix a 2ª etapa da IRL em 2003. A novidade é a estréia de Adrian Fernandez (que se transferiu da Fórmula Mundial). Nos primeiros treinos livres, entre os 20 presentes, Adrian já mostrou que veio forte ao ficar em 9° (21"6676). O Portal Brasil divulgará todos os resultados da IRL em 2004 na sua seção de esportes, acompanhe.

- A equipe Rahal (a exemplo da Fernandez Racing) também não competirá na Fórmula Mundial em 2004. Seu piloto, Michel Jourdain Jr., não quis ir para a IRL e ficou na categoria junto com seu patrocinador pessoal, a empresa mexicana "Gigante". Jourdain não é entusiasta dos circuitos ovais além do que a IRL não tem provas disputadas no México, seu país de origem.

Saltos ornamentais

            A saltadora brasileira Juliana Veloso conquistou, nesta sexta-feira, a sua terceira medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos, em Mar del Plata, Argentina.

            Ela encerrou a participação no campeonato na prova do trampolim de três metros, marcando 468,51 pontos, e ficando com o primeiro lugar. A atleta, que mora e treina em Brasília-DF, conseguiu pela segunda vez em sua carreira vencer as três provas do Sul-Americano.

            A primeira aconteceu também em Mar del Plata, em 2000. Os outros dois ouros de Juliana foram no trampolim de um metro e na plataforma de dez metros.

Olimpíadas - ameaça de boicote

            O diretor geral do Comitê Olímpico Britânico, Simon Clegg, levantou a possibilidade de o Reino Unido ficar de fora dos Jogos Olímpicos de Atenas, entre 13 e 29 de agosto, caso as medidas de segurança sejam consideradas insuficientes.

            O país-sede da Olimpíada vai gastar 650 milhões de euros (R$ 2,3 bilhões) em segurança, três vezes mais do Sydney, que recebeu o evento em 2000. Cerca de 150 mil homens deverão trabalhar em atividades de policiamento, investigação e prevenção.

            Para os militares americanos, Atenas (que fica a uma hora de vôo do Oriente Médio, além de ser fronteiriça à Albânia, uma nação islâmica) é extremamente vulnerável. Além disso, relatou o "Today", a Grécia é considerada inexperiente na organização de eventos de grande porte.

Tênis - Indian Wells

            O britânico Tim Henman venceu, de virada, a partida contra o norte-americano Andy Roddick por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (6/8), 7/6 (7/1) e 6/3, e avançou à semifinais do Masters Series de Indian Wells, nesta sexta-feira (19).

            Henman vai enfrentar o vencedor da partida entre o americano James Blake e Irakli Labadze, da Geórgia. O outro confronto de semifinal do torneio na Califórnia (EUA) já está definido e será entre o americano Andre Agassi e o suíço Roger Federer, atual número 1 do mundo.

Vôlei - desfalques para a Olimpíada

            O futuro do ponta Nalbert deve ser conhecido neste sábado (20). O jogador, que sofreu uma lesão no ombro esquerdo no último domingo, chegou ao Brasil nesta sexta-feira (19) e será submetido a uma série de exames acompanhado da comissão técnica e dos médicos da Seleção Brasileira. Se precisar fazer uma cirurgia, as chances de o capitão da Seleção disputar os Jogos Olímpicos de Atenas ficam muito reduzidas. Se não for operado, o que é improvável, Nalbert terá quase dois meses para se recuperar da contusão.

            Se Nalbert ainda tem esperanças de ir para a Grécia, o mesmo não se pode dizer da jogadora Paula Pequeno, do Osasco. Ela foi submetida nesta sexta (19) a uma cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior e a uma artroscopia do joelho esquerdo.

            Paula deve receber alta e sair do hospital na manhã deste sábado (20). A atleta terá de passar por um longo período de fisioterapia antes de voltar aos treinamentos.

Um abraço e até a semana que vem,    
Fernando Toscano                 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI