Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 21.11.2004 -

Automobilismo
FÓRMULA 1 - Principais fatos da semana 

- Os sete títulos mundiais na F-1 levaram os telespectadores alemães a indicarem Michael Schumacher o esportista do século 20 em seu país — ainda que quatro campeonatos tenham sido conquistados no século 21. A pesquisa foi feita pelo canal ZDF. "Nunca esperava receber uma honra dessas", falou Schumacher ao saber do prêmio. "É uma surpresa total". Em segundo, ficou a canoísta Birgit Fischer, que ganhou oito medalhas em Olimpíadas, tanto pela Alemanha Oriental quanto pela unificada.

            A terceira colocação foi de Steffi Graf, que venceu 22 Grand Slams (competição que reúne os quatro principais torneios de tênis) e que detém o recorde de permanência na primeira posição do "ranking" mundial, 377 semanas, 186 destas consecutivas. o jogador de futebol Franz Beckenbauer e o tenista Boris Becker ocuparam a quarta e quinta colocações, respectivamente. Mais de 100 mil pessoas participaram da votação, que compreendeu 527 atletas.

- A BAR, em comunicado distribuído à imprensa nesta sexta-feira (19) anunciou que a Honda comprou 45% do time e que David Richards está deixando o cargo de chefe da equipe, que ocupa desde o fim de 2002. A notícia confirma o que vinha sendo publicado na imprensa internacional. Até agora, a Honda era só fornecedora de motores - com mais três anos de contrato em vigor, parceira no desenvolvimento do chassi e patrocinadora.

            "Nós estamos encantados com o desejo da Honda de aumentar seu envolvimento com o time e particularmente gratos ao trabalho desenvolvido por David Richards", falou Antonio Monteiro de Castro, diretor da British American Tobacco (BAT), sócia-majoritária da BAR. Como sócia, a Honda vai agora indicar membros para a direção do time e colocar mais profissionais trabalhando na fábrica, em Brackley. "Este acordo foi uma continuidade natural de nossa relação com a BAR e um importante passo para ambos", falou Takanobu Ito, diretor da Honda.

- A fábrica e toda a estrutura da Jaguar foram compradas pela Red Bull. A confirmação foi feita por Dietrich Mateschitz, dono da fabricante de bebidas energéticas, em entrevista ao site "Salzburger Nachrichten". "É verdade, nós fechamos negócio no fim de semana", contou o bilionário austríaco, que embora não tenha dito quanto pagou, e inscreveu a equipe para a disputa do Mundial de 2005.

LAYOUT APRESENTADO PELA RED BULL PARA 2005

            A negociação encerra a possibilidade de algumas equipes serem obrigadas pela FIA a disputar as provas com três carros. Mateschitz falou ao "Salzburger Nachrichten" que não pode dar garantia de emprego aos 300 funcionários que a Jaguar mantém em sua sede, em Milton Keynes, mas que num primeiro momento não deve haver mudança de comando. Os carros da nova equipe já vão para a pista no fim de novembro e Christian Klien, colocado pela Red Bull na Jaguar, será um dos nomes avaliados para correr em 2005. "Levaremos em consideração, assim como outros pilotos que guiarão para nós no fim do mês", contou.

            A compra da Jaguar vai encerrar o patrocínio que a equipe inglesa mantém com a Sauber. Os motores Cosworth serão usados pelo time no próximo campeonato, mas não em 2006. "Eu imagino uma mudança para a temporada seguinte. Agora é muito tarde para uma troca pensando já no campeonato que começará daqui a meses", completou Mateschitz.

FÓRMULA 3 - GP DE MACAU

            O francês Alexandre Prémat venceu talvéz a mais importante prova de Fórmula 3 disputada anualmente pelos melhores pilotos da categoria em todo o mundo. Os brasileiros tiveram grandes atuações. Lucas di Grassi foi o 3o, Fábio Carbone o 4o e Nelsinho o 10o. A prova teve alguns acidentes, duas entradas do safety-car e uma bandeira vermelha que ocasionou seu final antecipado. 

            Os dois primeiros colocados do grid, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, viram suas chances de vitória se esvaírem quando ambos bateram na curva Lisboa, logo na segunda volta. Prémat assumiu a ponta, mas também bateu. Incrivelmente, continuou na prova. Um acidente com Álvaro Parente provocou a primeira aparição do carro de segurança.

            Na relargada, Robert Kubica, segundo, perdeu a posição para Jamie Green, campeão da F-3 Européia. O inglês, entretanto, também se viu com problemas: um pneu furado tirou-lhe as chances. Lucas di Grassi assumia, aí, o terceiro posto, com Fábio Carbone na seqüência. Di Grassi passou a parte final da prova com um difusor quebrado. Conseqüência do toque de Carbone, que correu com a asa dianteira danificada.

            Na volta 11, outra vez o safety-car entrava: Christian Jones e Roberto Ávila bloquearam a pista ao se chocarem nos "S". Quando liberada a pista, Fábio conseguiu a ultrapassagem sobre Lucas, mas a corrida teve logo de ser interrompida por um acidente múltiplo iniciado pela rodada de Marko Asmer. O resultado da volta anterior foi considerado. Nelsinho Piquet terminou na décima colocação. Resultado final: 1) Alexandre Prémat (FRA/M), 11 voltas em 37min13s731 (108,49 km/h); 2) Robert Kubica (POL/M), a 0s675; 3) Lucas di Grassi (BRA/R), a 1s178; 4) Fábio Carbone (BRA/N), a 1s422; 5) Franck Perera (FRA/O), a 1s822; 6) Adam Carroll (ING/O), a 2s219; 7) Robert Austin (ING/O), a 3s464; 8) Ronnie Quintarelli (ITA/T), a 3s633; 9) Richard Antinucci (EUA/T), a 4s301; e 10) Nelsinho Piquet (BRA/H), a 5s367.

            Nelsinho, um dos favoritos, foi bem em todos os treinos, sempre entre os primeiros, porém um acidente com Richard Antinucci, na corrida que valia a posição no grid, acabou por relegar o brasileiro à 27a posição. Em grande prova de recuperação ainda terminou em 10o.

FÓRMULA RUSSELL

            Com uma vitória espetacular na última etapa do campeonato norte americano da Fórmula Russell, o piloto brasileiro Fernando Dias Ribeiro confirmou o título da categoria Master e ainda assegurou o segundo lugar na contagem geral de pontos, atras apenas do Jovem piloto americano J.R.Hildebrand (16) que concluiu a prova em terceiro lugar logo após Pieter Rossi, o pole-position do dia. 

            Ainda que a prova tenha sido muito bem disputada entre os 3 primeiros colocados, foi nos bastidores que ocorreram as maiores emoções. Fernando já estava fora da lista de inscritos para esta 19a etapa da temporada devido a falta de patrocínio e também por causa dos prejuízos provocados pela batida muito suspeita recebida por detrás do norte americano Jim Mustanich, na última curva da última volta da corrida do mês anterior. Mais uma vez a interferência dos amigos e parentes chegados, do representante do Distrito Federal, fizeram a diferença pois Alex e Isaac Ribeiro, respectivamente irmão e pai do piloto se uniram e trataram de arcar com os prejuízos do acidente livrando o caçula da família Ribeiro do sufoco. Mas a interferência mais expressiva ficou mesmo por conta do amigo e patrocinador secreto do piloto que, a poucas horas da realização da prova, compareceu perante aos organizadores da Russell Racing e pagou a inscrição, convidando o piloto a se apresentar para a última corrida da temporada 2004. Acompanhado deste presente, Fernando recebeu ainda das mãos dos organizadores uma comovente carta de seu amigo secreto, o que lhe conferiu uma dose extra motivação para enfrentar os desafios do dia. 

            Ainda sem acreditar direito no que estava ocorrendo o brasileiro vai para a tomada de tempos e constata que o dia era realmente seu, percebendo ter sido sorteado com um bom carro, que lhe permitiu cravar o segundo melhor tempo na tomada, sem auxílio de vácuo. A pole-position ficou com o norte americano Pieter Rossi, ao passo que o líder geral da Formula Russell J.R.Hildebrand fica com a terceira melhor marca do dia. 

            Dada a largada Ribeiro pula em primeiro mas cede a posição para Rossi que contava com um motor mais rápido nas retas. A manobra se mostrou acertada uma vez que Rossi começa a abrir na liderança arrastando consigo a Ribeiro para longe das garras de Hildebrand. No meio da prova Rossi erra na curva 6 sendo ultrapassado por Fernando que novamente cede de volta a liderança pra evitar ser atacado, pois sabia que sem o vácuo do líder seria muito difícil manter vantagem, mas a manobra teve um custo alto, pois Hildebrand encosta e abre combate. Pressionado por trás o brasileiro parte com tudo pra cima de Rossi que tenta de todas as formas bloquear as investidas, chegando a ser advertido pelo diretor de prova. Faltando 4 voltas para o final Fernando se aproveita de um deslize de seu adversário na saída da curva dos boxes e coloca lado a lado por toda a reta de chegada, curva 1 e a subida que antecede a curva 2. Rossi insiste por dentro e força uma ultrapassagem suicida sobre Fernando que, para evitar contato abre o raio da curva. Uma volta mais tarde a mesma configuração se apresenta e os dois pilotos sobem toda a reta dos boxes lado a lado e novamente Rossi força na freada, mas desta vez o brasileiro joga esperto e consegue dar um X em seu adversário que se esparrama na saída da curva. Aproveitando-se do momento Hildebrand ataca Rossi que toma uma direção defensiva, o que acabou sendo muito útil a Fernando que consegue quebrar o vácuo de seus perseguidores, evitando assim ser ultrapassado novamente, fazendo ainda na oportunidade a melhor volta da prova. 

            Com Este resultado Fernando Dias Ribeiro confirmou o titulo de campeão Master, o que lhe conferiu de prêmio todas as 16 provas da temporada 2005 completamente pagas. Os 20 pontos conquistados também deram ao piloto o segundo lugar geral da Formula Russell, o que lhe conferiu de prêmio testes na Formula Super Mazda (Professional Series). Esta será a primeira vez que o piloto brasileiro vai ter a oportunidade de guiar um carro tão rápido quanto um F3, o que pode abrir as portas para que venha a subir de categoria. 

            O que parecia tão distante e impossível para um veterano piloto de 47 anos de idade, que corria na senior de kart em Brasília e no interior de São Paulo a alguns anos atras, está se tornando uma inédita e interessante realidade a cada ano que passa. Resultado da 19a etapa: 1-Fernando Ribeiro-Brasil; 2-Pieter Rossi-USA; 3-J.R. Hildebrand-USA; 4-Steve Hill - USA; 5-Jeremy Spiering-USA; 6-Chuck Hulse-USA. Geral: 1-J.R. Hildebrand-219 pontos (Campeão Geral); 2-Fernando Ribeiro (Campeão Master) - 211 pontos; 3-Jeremy Spiering-179 pontos; 4-Bruce Feldman - 171 pontos; 5-Steve Hill-156 pontos; e 6-Wess Phillips-156 pontos.

Esporte Amador
Surfe

           Aussie Layne Beachley vence o Roxy Pro, encerrado neste sábado (20) na ilha de Oahu. Mas, a festa é da segunda colocada, a peruana Sofia Mulanovich, primeira atleta da América do Sul a vencer o WCT, circuito mundial da ASP (Association of Surfing Professionals).

            A cearense Tita Tavares terminou a etapa em quarto lugar, com a catarinense Jacqueline Silva em quinto. Restando somente uma etapa para o término do Tour, Sofia Mulanovich fatura o título mundial por antecipação e quebra uma seqüência de seis títulos seguidos da australiana Beachley (1998-2003) depois de vencer três etapas na temporada.

            Na final do Roxy Pro, realizada em ondas em torno de 2 metros, Layne Beachley fez 13.26 pontos, com Sofia somando 9.34. A australiana Chelsea Georgeson foi terceira colocada com 8.60. Tita Tavares não pontuou e terminou em quarto lugar. Com este resultado, Tita Tavares cai da quarta para a quinta posição no ranking da temporada. Por outro lado, a catarinense Jacqueline Silva, que terminou a etapa em quinto lugar ao ser barrada nas semifinais por Chelsea Georgeson e Sofia Mulanovich, perde três posições no ranking, indo do terceiro para o sexto lugar.

            Agora, resta a briga pelo vice-campeonato mundial. Billabong Pro, última etapa do WCT 2004, acontece em dezembro em Honolua Bay, ilha de Maui.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI