Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 10.10.2004 -

Automobilismo

GP do Japão de fórmula 1: Mais uma vez a Rede Globo preteriu a fórmula 1 para o futebol. Ainda bem que temos um site austríaco que "quebra o galho" e nos envia imagens congeladas, atualizadas a cada 10"5d. Anotem, pois da próxima vez ninguém precisa ficar acompanhando nada pela TV, uma emissora que não respeita patrocinadores, não respeita o público automobilístico - ou seja, ela compra os direitos de exclusividade e não transmite. Na minha terra isso tem outro nome. O endereço do site é: http://static.orf.at/tv/orf1.jpg. Os treinamentos e a corrida também podem ser acompanhados pela cronometragem oficial da fórmula 1, no endereço www.formula1.com.

            O que vimos foi domínio absoluto de Schumacher - e seria também de Barrichello se não tivesse sido um dos primeiros a ir para a pista nos treinos oficiais, completamente encharcada e acabar por fazer "um passeio na grama". Fez a volta mais rápida, estava em 5° quando Coulthard não aceitou ser ultrapassado e bateu violentamente no brasileiro (o escocês havia feito manobra semelhante no GP da China com Ralf Schumacher e já merece alguma punição). Grande corrida para Ralf Schumacher e as duas BAR (160 mil japoneses compraram todos ingressos para torcer pelo ídolo local, Takuma Sato - brilhante 4° lugar). Jarno Trulli, estreando pela Toyota, lutou muito mas não tinha carro para andar na frente. Excepcional prova de Felipe Massa, que largou em 19°, passou um a um e fez a 4ª melhor volta da prova!!! Se ele tivesse largado lá na frente estaria habilitado a disputar o pódio com a BAR. Aliás, a BAR praticamente assegurou o vice-campeonato de construtores. Flávio Briatore (Renault) há de ser o principal culpado. Substituiu Trulli por um Villeneuve parado há um ano e meio por causa de um ego que não cabe nele mesmo (perdeu o direito sobre o passe do italiano, que não aceitou mais essa situação, não renovando o contrato com ele). Francky Montagny, piloto de testes da equipe, teria feito muito mais - mas se Montagny fosse mal? Como ele explicaria isso? Assim colocou um nome de peso e tirou a responsabilidade de si. Há de se destacar a aposentadoria de Olivier Panis (Toyota) como piloto de corridas. A partir de 2005 a equipe japonesa utilizará sua experiência como piloto de testes apenas. 

            A próxima prova é o GP do Brasil que encerra a temporada. No comando da 2ª Toyota teremos novamente o brasileiro Ricardo Zonta, que é muito respeitado pelos japoneses. Dia 24 de outubro próximo, em Interlagos. O site oficial do GP Brasil é o www.gpbrasil.com.br, que, inclusive, comercializa os ingressos para a prova - quase esgotados.

- O piloto inglês Andy Priaux venceu as duas últimas etapas do ETCC - Campeonato Europeu de Turismo e, como uma BMW, garantiu o título de 2004. Priaux estava 12 pontos atrás do alemão Dirk Muller, descontou a diferença e garantiu o título por ter uma vitória a mais que o alemão (4 x 3). Eles terminaram empatados em 111 pontos. A classificação final do campeonato ficou assim: 1) Andy Priaulx (GBR/BMW), 111 pontos, 4 vitórias; 2) Dirk Müller (ALE/BMW), 111, 3 vitórias; 3) Gabriele Tarquini (ITA/Alfa Romeo), 106; 4) Jörg Müller (ALE/BMW), 93; 5) Fabrizio Giovanardi (ITA/Alfa Romeo), 63; 6) Augusto Farfus Júnior (BRA/Alfa Romeo), 54; 7) Antonio García (ESP/BMW), 43; 8) Jordi Gené (ESP/Seat), 39; 9) James Thompson (GBR/Alfa Romeo), 37; e 10) Rickard Rydell (SUE/Seat), 29. O piloto brasileiro foi um dos destaques do campeonato, fez algumas poles, venceu logo na estréia, foi desclassificado em outras duas etapas por erro da equipe, senão teria terminado em 5°. Foi um ano excepcional - seu primeiro ano em turismo (era piloto de monopostos) e entusiasmou a equipe italiana, brigando de igual para igual com a BMW e com os experientes companheiros de equipe Gabriele Tarquini (que já correu de Fórmula 1) e Fabrizio Giovanardi.

- Os italianos Gabriele Gardel e Matteo Bobbi, vice-campeões, venceram a última etapa do FIA GT, prova disputada nesta sexta-feira (8) em Dubai. A parceria formada por Fabrizio de Simone e Johnny Herbert chegou em segundo, seguida do trio Enzo Calderari/Thomas Biagi/Lilian Bryner.

            Thomas Erdos, que corre em dupla com o inglês Mike Newton, foi o melhor brasileiro na prova, em nono lugar, uma posição à frente de Jaime Melo Júnior/Christian Pescatori. Tarso Marques não completou a prova porque o parceiro, Karl Wendlinger, passou mal por causa do calor.

            "Estava insuportável. O Karl e eu decidimos que ele largaria, pilotaria uma hora, eu pilotaria mais uma hora e pouco e ele voltaria para os 50 minutos finais", contou Marques. "Mas ele não estava se sentindo bem e parou depois de 45 minutos. Eu peguei o carro em oitavo, cheguei a liderar uns 30 minutos e depois de 1h15 parei. Saí do carro e descobri que o Karl estava no hospital", disse o brasileiro.

- A Fórmula 3000 européia continua em 2005 (ao contrário da Fórmula 3000 Internacional que foi substituída pela GP2). O calendário já foi definido: 01/05 — Brno, República Checa; 15/05 — França (a ser definido); 12/06 — Estoril, Portugal; 26/06 — Monza, Itália; 10/07 — Nurburgring, Alemanha; 24/07 — Zandvoort, Holanda; 28/08 — Donington Park, Inglaterra; 18/09 — Zolder, Bélgica; 02/10 — Lausitzring, Alemanha; 16/10 — Vallelunga, Itália; e 06/11 — Cagliari, Itália. A prova na Alemanha (Lausitzring) será em circuito oval - pela 1ª vez, mas não valerá na contagem de pontos para o campeonato. Será mais um teste de adaptação de carros e pilotos. (Foi nessa pista que Alessandro Zanardi perdeu as pernas num acidente da Fórmula Mundial).

- Lucas di Grassi terminou a temporada de 2004 da F-3 Inglesa na oitava colocação, considerada excelente tendo em vista que o brasileiro fez seu primeiro ano na categoria e correu por uma equipe (Hitech Racing) que até então tinha apenas uma vitória em seu currículo — Lucas chegou em primeiro duas vezes. O futuro de Di Grassi, agora, está nas mãos dos gerenciadores do Programa de Pilotos da Renault de F-1.

            "São eles que vão decidir em qual categoria irei competir", resume Di Grassi. As possibilidades apontam para as Fórmulas 3 da Inglesa e Européia, ou a nova categoria GP2, que terá sua primeira temporada no ano que vem. "Estou em boas mãos, o pessoal da Renault tem sido muito profissional comigo e sei que estão estudando boas opções para o ano que vem", completou o piloto, que já está no Brasil.

            A direção do programa de desenvolvimento de pilotos da Renault informou Lucas que, nos próximos dias, deverá decidir sobre a participação do brasileiro nos GPs de Fórmula 3 de Macau e do Bahrein, que acontecem no fim de novembro.

Futebol - Seleção Brasileira

            A Seleção Brasileira venceu neste sábado, 09, a Venezuela por 5 a 2, em Maracaibo, pela última rodada da primeira fase das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2006. Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Carlos Alberto segue na liderança com 19 pontos, um a mais do que a Argentina.

            Ronaldo balançou a rede duas vezes e acabou com um jejum de sete jogos. O atacante não marcava desde o dia 5 de setembro, quando marcou contra a Bolívia, também pelas eliminatórias. Ele não marcava desde o noivado com a modelo Daniela Cicarelli - foram seis jogos pelo Real Madrid e um pela Seleção.

            Kaká também deixou duas vezes a sua marca, enquanto Adriano completou a goleada. Morán descontou para o time da casa, que segue com dez pontos em nove jogos disputados.

            A Seleção volta a campo na quarta-feira, 13, para enfrentar a Colômbia, em Maceió, pela primeira rodada do segundo turno da competição. Kaká não poderá atuar após receber o segundo cartão amarelo e dará lugar a Adriano ou Alex.

Futebol - Eliminatórias européias para a Copa 2006

            A rodada deste sábado, 09, das Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo de 2006 foi um verdadeiro pesadelo para as grandes seleções. Apenas Espanha e Inglaterra venceram seus compromissos, enquanto Portugal, França, Itália e Holanda tropeçaram.

            Uma das maiores decepções foi a seleção portuguesa, comandada pelo pentacampeão brasileiro Luiz Felipe Scolari. Jogaram fora de casa, em partida válida pelo Grupo 3, a equipe empatou por 2 a 2 com Liechtenstein após estar vencendo por 2 a 0. O resultado deu o primeiro ponto na competição a Liechtenstein, que não tem tradição no futebol e conta apenas com três jogadores profissionais. Os portugueses somam sete e ocupam a segunda posição.

            Outro empate frustrante aconteceu em Paris, onde as seleções francesa e irlandesa ficaram no 0 a 0. O resultado deixou o Grupo 4 embolado: Suíça, Irlanda, França e Israel (respectivamente, por causa dos critérios de desempate) lideram com cinco pontos cada.

            Fora de casa, a Itália foi derrotada por 1 a 0 pela Eslovênia. O resultado deu a liderança do Grupo 5 aos eslovenos (sete pontos), enquanto os italianos ocupam a segunda posição (seis pontos).

            Também longe de sua torcida, a Holanda ficou co empate por 2 a 2 com a Macedônia. Foi o segundo jogo do técnico Marco Van Vasten no comando do time holandês, que chegou a cinco pontos no Grupo 1.

            Já a Espanha se livrou das zebras da rodada e bateu em casa a Bélgica por 2 a 0 pelo Grupo 7. E a Inglaterra também fez sua lição de casa e fez 2 a 0 no País de Gales. Os ingleses somam sete pontos em três jogos pelo Grupo 6.

Motociclismo - GP da Malásia

            Depois do fim de semana desastroso que teve no Catar, quando largou em último e abandonou, Valentino Rossi se recuperou em grande estilo neste domingo (10), ao vencer o GP da Malásia, 17ª etapa da MotoGP. O italiano, pole, foi superado por Alexandre Barros, mas tomou a ponta depois de três voltas para não perder mais.

            Barros terminou a prova em terceiro lugar, com Max Biaggi em segundo. O resultado que deixou Rossi muito perto do título. O italiano tem agora 254 pontos, 30 a mais que Sete Gibernau, que terminou apenas em sétimo lugar. Para ser campeão no GP da Austrália sem depender do resultado do espanhol, Valentino precisa de um segundo lugar. Final: 1) Valentino Rossi (ITA/Gauloises/Yamaha), 21 voltas em 43min29s146; 2) Max Biaggi (ITA/Pramac Pons/Honda), a 3s666; 3) Alexandre Barros (BRA/Repsol/Honda), a 9s299; 4) Nicky Hayden (EUA/Repsol/Honda), a 19s069; 5) Makoto Tamada (JAP/Pramac Pons/Honda), a 21s155; 6) Loris Capirossi (ITA/Ducati Marlboro/Ducati), a 21s268; 7) Sete Gibernau (ESP/Telefónica Movistar/Honda), a 21s881; 8) Shinya Nakano (JAP/Kawasaki Racing/Kawasaki), a 22s167; 9) Carlos Checa (ESP/Gauloises/Yamaha), a 23s150; e 10) Troy Bayliss (AUS/Ducati Marlboro/Ducati), a 32s615. Classificação: 1) Valentino Rossi (ITA), 254; 2) Sete Gibernau (ESP), 224; 3) Max Biaggi (ITA), 188; 4) Alexandre Barros (BRA), 144; 5) Colin Edwards (EUA), 136; 6) Makoto Tamada (JAP), 131; 7) Carlos Checa (ESP), 109; 8) Nicky Hayden (EUA), 107; 9) Loris Capirossi (ITA), 94; e 10) Marco Melandri (ITA), 75.

Um abraço e até a semana que vem, 
Fernando Toscano                 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI