Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
- 24.10.2004 -

Automobilismo
FÓRMULA 1
          
  A Fórmula 1 encerrou a temporada 2004 em Interlagos, São Paulo, Brasil. E valeu a pena. Nunca aconteceu dos ingressos se esgotarem completamente dias antes. Além disso Rubens Barrichello esteve impecável, liderou todos os quatro treinos livres, a pré-classificação e os treinos oficiais. Na corrida um erro de cálculo da equipe Ferrari, sobre qual o momento ideal para que o brasileiro utilizasse os compostos para pista seca, acabou prejudicando o resultado final. De qualquer forma foi um brilhante terceiro lugar, finalmente um pódio no Brasil ocupado também por um Brasileiro - 11 anos depos!!! 

            Grandes destaques da prova também para Juan Pablo Montoya, Kimi Raikkönen, Fernando Alonso e Felipe Massa. Alonso arriscou uma parada a menos e largar com pneu de pista seca e por pouco não estaria no pódio, depois de ter liderado algumas voltas. De qualquer forma foi combativo e só perdeu uma posição - para Rubinho - e mesmo assim na troca de pneus e reabastecimento. Raikkonen e Montoya travaram dura batalha já antevendo o que teremos em 2005. Foram muito rápidos todo o tempo e mesmo que a Ferrari não tivesse errado seria um páreo duro. Felipe Massa, mais uma vez, foi excepcional. Fez o 4o. tempo no grid, passou Montoya, brigou muito, liderou por três voltas, mas o mesmo erro da Ferrari. A Sauber segurou o brasileiro muito tempo na pista e com isso ele caiu para 10o, tendo que lutar muito para terminar em um ótimo 8o lugar, andando no mesmo ritmo dos vencedores.

            Schumacher se recuperou rapidamente no início da prova, mas depois não teve carro para buscar posições e mesmo andando colado em Alonso, Ralf e Sato, acabou apenas comboiando o grupo e faltando até um pouco de combatividade. A prova foi boa, a organização impecável e acabou sendo uma das melhores provas do ano. Acompanhe tudo sobre a Fórmula 1 na seção de esportes.

FÓRMULA MUNDIAL (CART)
            Ficou mesmo para o México, a decisão do campeonato de 2004. Bruno Junqueira venceu novamente seguido pelo seu companheiro de equipe Sèbastien Bourdais e com isso o título não terminou antes da última etapa. Porém apenas com muita sorte o brasileiro - 22 pontos a menos - irá alcançar o triunfo. Bruno se recuperou bem na parte final do campeonato, mas o francês merece o título e, nacionalismos à parte, foi o melhor piloto do ano. O Portal Brasil detalhou todas as etapas do campeonato, que tem também Mario Haberfeld como representando do Brasil. Veja na seção de esportes.

DIVERSOS
- O jovem paranaense Lico Kaesemodel, venceu o primeiro campeontao brasileiro de Gran-Turismo, categoria criada pela fábrica italiana Maserati. Lico é excelente piloto, foi também um excepcional piloto de kart e como prêmio irá representar o Brasil na última etapa do Campeonato Italiano, a ser disputada em Monza no próximo domingo. Aliás a Itália enviou um representante para esta prova, largou em último e por lá ficou. Para participar do campeonato os pilotos pagaram uma taxa de inscrição de U$ 50,000.00 e mais R$ 36.000,00 por prova. Foram seis etapas e um custo próximo a R$ 400 mil por temporada. 20 pilotos participaram. Antônio Hermann foi o vice-campeão e Paulo de Tarso o 3o colocado.

- João Paulo de Oliveira venceu a 19a etapa e se acidentou na 20a e última do Campeonato Japonês de Fórmula 3. Foi um ano duro pois ele estreou chassi Lola e motor Honda (Dome) concorrendo contra os demais que utilizaram os super experimentados chassis Dallara e motor Toyota. Mesmo assim o brasileiro foi o vice-campeão com méritos e encantou o pessoal da Honda. O italiano Ronnie Quintarelli foi o campeão da temporada.

- As equipes de fórmula 1 estão praticamente formadas para 2005. Até o presente momento a situação dos pilotos oficiais é esta: Ferrari (Michael Schumacher e Rubens Barrichello); McLaren (Kimi Raikkönen e Juan Pablo Montoya); Williams (Mark Webber); Renault (Fernando Alonso e Giancarlo Fisichella); BAR (Jenson Button e Takuma Sato); Sauber (Felipe Massa e Jacques Villeneuve); Toyota (Ralf Schumacher e Jarno Trulli). Falta uma vaga da Williams e, pela ordem, os favoritos são Antonio Pizzonia (já confirmado como piloto de testes), David Coulthard, Nick Heidfeld e Anthony Davidson. A Jordan e a Minardi ainda não confirmaram nada e a Jaguar encerrou suas atividades após o GP Brasil. Deve ser vendida para a austríaca Red Bull que pretende ter equipe própria e pilotos norte-americanos, pois a mesma tem interesses comerciais na América.

Futebol

            O Brasileirão 2004 continua disputadíssimo. O São Paulo venceu o Santos (1 x 0) e beneficiado também pela derrota do líder Atlético-PR por 2 x 1 para o Palmeiras encostou bastante. São Caetano (venceu o Fluminense por 2 x 0) vem no encalço. São os grandes favoritos ao título. O Atlético-MG, em crise, venceu o Cruzeiro por 3 x 0 no Mineirão, ajudando a acalmar o ambiente. Mas o clube tem outro problema. Em razão da violência da torcida no Estádio Independência no jogo anterior, o time mineiro perdeu o mando de campo por quatro rodadas, o que dificultará ainda mais sua recuperação. Vamos acompanhando!! Todos os jogos e a tabela, sempre atualizada, está no Portal Brasil, na seção de esportes.

Esporte Amador

Super Kart - Foto: Romeu São Marcos            Toda semana irei incluir na pauta uma pequena reportagem sobre os esportes amadores disputados Brasil afora. Essa semana falaremos de kart - matéria enviada pelo amigo Romeu São Marcos. Segue abaixo a matéria e boa sorte pessoal:

Kart para quem não tem "paitrocínio" - O Super Kart é um campeonato de kart de 6,5 hp realizado na cidade de São Paulo, que tem como objetivo levar diversão para os seus pilotos e seu público.

            Pilotos que nunca tiveram a oportunidade de competir e mostrar o seu potencial, por falta de dinheiro (patrocinadores), agora terão esta oportunidade.

            O campeonato é realizado anualmente, com uma corrida por mês. O sistema de pontuação é idêntico ao da Fórmula 1. Os karts sempre estão muito próximos em desempenho, vencendo o melhor piloto.

            Se você for piloto (amador ou profissional) e queira participar do campeonato, preencha seus dados na seção "Inscrições" do site:
www.superkart.tk. Caso você seja uma empresa que queira patrocinar o evento, também pode entrar em contato com os organizadores através do site.

            Cada corrida tem uma média de 100 espectadores. Com prêmios para os três primeiros colocados e um troféu ao final da temporada para o campeão.


Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI