Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Inteligência Política -
11.04.2004

I N T E L I G Ê N C I A    P O L Í T I C A

FBI 
A Ciência da Inteligência e Informação
Por Marcílio Novaes Maxxon


            Tema de muitos livros de ficção, programas de TV e cinema, o Federal Bureau of Investigation possui grande poder no coração do Departamento de Justiça Americano. Estabelecido em 1908 como braço investigador do Departamento de Justiça, hoje o FBI cumpre uma missão tripartite:
- Defender a lei através da investigação de violações da lei criminal federal americana;
- Proteger os Estados Unidos de atividades de agências de espionagem estrangeiras e do terrorismo;
- Prover liderança e assistência a agências federais, estaduais, locais e internacionais no cumprimento da lei.

            A autoridade do FBI é a mais abrangente entre todas as agências federais de investigação dos EUA, incluindo casos de direitos civis, contraterrorismo, contra-espionagem estrangeira, crime organizado, tráfico de drogas, crimes violentos, delitos graves e crimes financeiros. O FBI e a CIA (Central Intelligence Agency) são frequentemente confundidos tanto por estrangeiros como por cidadãos americanos. Isto se deve em grande parte pela representação incorreta dessas agências do governo nos filmes produzidos por Hollywood. A principal diferença é que a CIA não tem o papel de assegurar o cumprimento das leis. Sua função é a coleta e análise de informações de vital importância política para os Estados Unidos,  particularmente nas áreas que afetam a segurança da nação.

            A CIA coleta informação somente sobre países estrangeiros e seus cidadãos. Não pode coletar informação sobre "pessoas nos EUA", um termo que inclui cidadãos americanos, residentes estrangeiros, imigrantes legais, e empresas americanas, independente de sua localização. Os Agentes especiais do FBI nos Estados Unidos e seus territórios, podem deter pessoas por qualquer delito federal cometido em sua presença. Também podem decretar sua prisão se tiverem suspeitas legítimas de que essa pessoa cometeu ou está cometendo um crime contra as leis dos Estados Unidos. Em solo estrangeiro, entretanto, os agentes especiais do FBI geralmente não possuem autoridade. Exceção a esta regra ocorre quando o Congresso Americano concede ao FBI, com a autorização da outra nação envolvida, jurisdição extra-territorial.

            Agentes especiais do FBI somente podem empregar forças letais em casos de absoluta necessidade. Por exemplo, quando o agente especial do FBI tem bases concretas para acreditar que ele ou outra pessoa corre perigo real e iminente de morte ou dano físico severo. Quando possível, a pessoa será verbalmente advertida antes do uso de força mortal.

A Rede de Informantes do FBI:

            Os tribunais norte-americanos reconhecem que o uso governamental de informantes é legal e muitas vezes essencial à eficácia das investigações devidamente autorizadas realizadas pelo FBI. Entretanto, o uso de informantes para ajudar na investigação de atividades criminais pode envolver fraude, invasão de privacidade de indivíduos, ou a cooperação de pessoas cuja confiabilidade e motivação podem ser consideradas suspeitas. Embora o FBI tenha autorização legal para utilizar informantes durante suas investigações, deve avaliar cuidadosamente e supervisionar de perto suas atividades para evitar que os direitos dos indivíduos que estão sendo investigados sejam violados.

            Os informantes geralmente não são empregados da agência e fornecem informações ao FBI de forma confidencial. Em alguns casos os informantes podem receber algum tipo de compensação pela informação e para cobrir suas despesas.

O Futuro do FBI:

            Enquanto uma grande parte do público fora dos Estados Unidos possa ver o FBI como uma anormalidade, uma organização misteriosa e muitas vezes vilificada pelos diretores de Hollywood, a percepção interna nos EUA sobre esta agência do governo cresce de forma constantemente positiva. Depois das atrocidades registradas no dia 11 de setembro de 2001, os americanos olham para o FBI como um agente de confiança e salvação para as novas ameaças estrangeiras, especialmente a pior delas, o terrorismo.

            Fundamentalistas internacionais que tem como objetivo arruinar a confiança na democracia e no capitalismo estão na mira do FBI. Cada um dos seus movimentos é rastreado e analisado por um número crescente de operações conjuntas entre o FBI e seus equivalentes estrangeiros na guerra contra o terrorismo. Os recentes acontecimentos em Omã são prova das novas táticas de caça e busca empregadas pelo FBI e por seus parceiros com o total apoio da administração Bush.  Enquanto aumenta o sucesso do contraterrorismo internacional, também cresce a credibilidade do FBI em solo doméstico.

            O novo papel do FBI tem mudado radicalmente nos últimos meses, tendo passado a ser responsável por atividades diversas como busca (ainda em vigor) de pessoas que enviam anthrax pelo correio, o rastreamento e divulgação da existência de grupos extremistas e ataques racistas, campanhas para impedir o comércio de drogas ilegais e a caça aos defraudadores locais. Visto anteriormente como uma força policial semi-secreta, o FBI passou a ser respeitado e reconhecido como um guardião legítimo da liberdade e da proteção civil nos Estados Unidos da América.

            Considerado antigamente como o último recurso, o FBI hoje toma a frente em muitas investigações, usando a quantidade de informações que recebe e sua perícia técnica para rastrear os mais nocivos sequestradores, assassinos, fraudadores, traficantes e estupradores que a sociedade atual tem criado.

Sucessos do FBI:

            O FBI tem tido um papel fundamental na captura e condenação de alguns dos piores criminosos dos EUA. Al Capone deixou de comparecer perante um júri do tribunal federal em Chicago, em 1929, alegando estar doente. Um atestado médico afirmou que ele esteve de cama e com pneumonia entre 13 de janeiro e 23 de fevereiro daquele ano. Agentes do FBI foram chamados para investigar esta afirmação e obtiveram declarações juramentadas de que Capone havia frequentado pistas de corrida na área de Miami, feito uma viagem de avião e um cruzeiro a Nassau durante este período. Capone foi preso por contumácia e finalmente condenado a seis meses de prisão por esta ofensa, em fevereiro de 1930.

            Durante sua pena, o Ministério da Fazenda americano reuniu provas de evasão de impostos de renda e o mafioso foi condenado a uma sentença adicional de onze anos de prisão. Ele foi solto após sete anos, mas nunca voltou  publicamente a Chicago. O FBI também recebeu crédito pela captura de James Earl Ray, o assassino do Reverendo Martin Luther King. Foi também uma investigação do FBI que evitou uma explosão planejada no Aeroporto Internacional de Los Angeles.

Os ataques de 11 de setembro:

            Como os subconjuntos formam a 'Evidência Objetiva' Osama (ou Usama, como geralmente pronunciam) Bin Laden, um dissidente saudita indiciado pelo ataque de bombas contra as Embaixadas dos Estados Unidos em 1998 na Tanzânia e Quênia, é apontado como o principal suspeito dos ataques terrorista de 11 de setembro que derrubou as Torres Gêmeas do WTC em New York. Existem evidências, mas são muito reveladoras para publicá-las neste momento. O maior motivo para apontar o envolvimento de Bin Laden e sua organização "Al-Qaeda" é de que eles já teriam demonstrado intenção de atacar os Estados Unidos por mais de uma vez. Acredita-se que um dos seus amigos mais próximos esteja envolvido no planejamento detalhado destes ataques. Alguns dos 19 sequestradores que realizaram os ataques também estão ligados ao grupo terrorista. Grandes evidências sugerem que os ataques possuem um estilo próprio do grupo Al-Qaeda. Estes ataques suicidas são coordenados para acontecerem no mesmo dia, desenhados para atingir o maior número de mortes de cidadãos inocentes e aceitar em troca a perda de 100% dos seus membros, ex. a estação de atocha em Madrid e WTC em New York.

            Os ataques são o resultado de um planejamento minucioso e detalhado, que podem acontecer sem nenhum aviso, frutos de uma mente covarde, doentia, e de um alto grau de miocologia criminal.

Histórico de Osama Bin Laden:

            Filho de um homem importante da construção civil na Arábia Saudita e amigo íntimo do Rei, Osama Bin Laden nasceu em berço de ouro. Mas no início dos anos 90, ele rejeitou uma herança milionária em troca de uma vida como revolucionário. A separação da sua família e a sua expulsão da Arábia Saudita foram acontecimentos que sacudiram as últimas duas décadas do século vinte. Sua luta por preservar os princípios islâmicos começou em 1980 quando ele se uniu à guerra do Afeganistão, evitando a invasão dos chamados "infiéis" - tropas soviéticas. Quando Saddam Hussein invadiu o Kuwait e a Arábia Saudita estava sendo ameaçada, Bin Laden percebeu que o papel de libertador pertencia a Mujahadin. A iniciativa do rei em ajudar os Estados Unidos e o fato dos não-muçulmanos poderem pisar na Terra Santa da Arábia Saudita, lar de Meca e Medina (lugares mais santos e sagrados do Islã), foi intolerável para Bin Laden. O ódio se acendeu contra os 'infiéis' aumentando o já acentuado princípios mais radicais. Após ser forçado a sair do Sudão, país que o recebeu logo após da expulsão da Arábia Saudita, Osama Bin Laden, mudou-se para o Afeganistão, criando fortes laços com o Talibã.

Inteligência:

            Não era segredo para a inteligência dos Estados Unidos as atividades realizadas por Osama Bin Laden e seu grupo terrorista. Este argumento está sendo o principal motivo da declarada guerra contra o Terror. O mais sofisticado sistema de interceptação do mundo, conhecido como "ECHELON", é um segredo de Estado que ficou agora conhecido e opera com a cooperação de várias agências de inteligência, liderada pela agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos - NSA. O "ECHELON" foi criado em 1971 e é capaz de interceptar e processar vários tipos de transmissão no mundo inteiro. Através da combinação de conexões terrestres e por satélites, acredita-se que "ECHELON" seja capaz de interceptar aproximadamente 3 bilhões de comunicações diariamente, entre ligações telefônicas, fax e mensagens de e-mails. O sistema é capaz de filtrar, buscar palavras chaves e endereços através do conteúdo de cada mensagem dentre outros critérios de busca.

            Conforme o exame dos fatos e uma análise destes subconjuntos, se ver que poderia ter sido evitado alguns dos atentados ocorridos, conforme hoje, 11 de abril de 2004, se evidência com o depoimento da Sra. Conselheira de Segurança dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, junto ao Capitólio. Para que se entenda essa conexão Islâmica é preciso estudar e analisar um pouco da sua cultura de certa forma dentro da seguinte cronologia:

ISLÃ:

            A origem da palavra Islã significa "paz" e deriva-se da mesma raiz que a palavra "Shalom" em Hebreu. Uma interpretação mais religiosa seria "entrar em condição de paz e segurança através da submissão à vontade de Deus". O Islã tem "cinco princípios" que todo muçulmano deve seguir e que o acompanham por toda à vida:

I - Fé; Muçulmanos aceitam que "Não existe outra divindade digna de ser adorada que não seja DEUS e seu mensageiro Muhammad". Esta é uma declaração de fé chamada "Shahada", uma oração que deve ser repetida por todos os muçulmanos. O Shahada é o passo mais importante para aqueles que convertem à esta religião.

II - Oração; Todo muçulmano deve fazer o "Salat", orações obrigatórias pronunciadas cinco vezes ao dia: ao amanhecer, meio dia, durante a tarde, no pôr do sol e no  começo da noite. Essas orações devem ser feitas de preferência em mesquita, mas caso isto não seja possível, elas podem ser oradas em qualquer lugar.

III - Caridade; No Islã todas as coisas pertencem a DEUS. As fortunas pertencem aos humanos para gerar confiança e "zacat" (purificação e crescimento). Os muçulmanos devem separar uma porcentagem dos seus ganhos para os mais necessitados, pois segundo eles isto incentiva o crescimento espiritual. Cada muçulmano calcula o seu próprio "zakat", mas normalmente isto seria dois e meio por cento do salário anual.

IV - Jejum; Todos os anos, durante o mês islâmico do Ramadam (neste ano de 2004 acontece entre os dias 16 de novembro e 16 de dezembro), os muçulmanos devem jejuar a partir da primeira luz do dia até o pôr do sol, sem comidas, bebidas e sexo. Aqueles que estiverem doentes, velhos, viajando, ou mulheres grávidas e amamentando podem quebrar o jejum, mas são obrigados a fazê-lo em outros dias do ano. Aqueles que não puderem cumprir as regras do Ramadam devem doar comidas a uma pessoa por cada dia perdido.

V - Peregrinação; Essa obrigação é somente para muçulmanos que estão fisica e financeiramente aptos de realizá-la. A peregrinação à Meca na Arábia Saudita acontece todos os anos e é conhecida como "Hajj". Todos os muçulmanos devem realizar o Hajj pelo menos uma vez na vida. Durante o "Hajj", os peregrinos usam roupas muito simples para não haver distinções entre classes sociais e culturais. Com um quinto da população mundial, o Islã é uma religião e um meio de vida alimentado por paz, compaixão e esquecimento. Das Filipinas à Nigéria, um bilhão de pessoas de todas as partes do mundo e diversas e diversas etnias e culturas seguem seus ensinamentos. A maior comunidade está na Indonésia e menos de 20% dos muçulmanos moram no mundo árabe. Diversos lugares da África e Ásia são povoados por muçulmanos e uma minoria reside na China, nas Américas e Europa.

JIHAD:

            O "Jihad", melhor conhecido como "Guerra Santa", é a luta para preservar os objetivos do Islã. Seu conceito mais importante seria a luta contra as próprias imperfeições de cada individuo e a justiça social, principalmente nas áreas onde o Islã encontra obstáculos aos seus ideais. É obrigação de todos os muçulmanos defender o Islã contra qualquer inimigo. O profeta Muhammad através do "jihad" proíbe qualquer tipo de violência, mas isto não é visto através do entendimento popular.

TALIBÃ:

            Criado no Afeganistão em 1994 por pessoas formadas nas "madrassas" (Universidades) islâmicas do Pakistão, o Talibã é conduzido por Mullah (líder religioso radical), Mohammad Omar. Seu objetivo é revolucionar o Afeganistão e fazer com que o país seja controlado pelo "Sharia" (lei islâmica), tornando-o independente dos mujahadin (grupos tribais que derrotaram a União Soviética durante a ocupação do Afeganistão). No 11 de setembro de 1996, o Talibã tomou Jalalabad (cidade perto da fronteira ao leste com o Paquistão) e duas semanas depois a capital Cabul, desafiando o governo. Nos meados de 1097, o Talibã controlava cerca de dois terços do Afeganistão e, através do "Departamento para Promover a virtude e Prevenir o Vicio", começou a forçar uma estrita interpretação do "Sharia". Na tentativa de acabar com o crime, o grupo chegou a incentivar execuções públicas e amputações. Os regulamentos proibindo meninas de estudar e mulheres de trabalhar fora, levaram o Talibã a um confronto direto com a comunidade internacional, prejudicando suas tentativas de receber reconhecimento no resto do mundo como governo oficial do Afeganistão (atualmente 90% do país é controlado pelo Talibã). O ex-presidente Burhanuddin Rabbani ocupa uma das cadeiras nas Nações Unidas.

AL QAEDA:

            "A base" iniciou suas atividades quando Bin Laden abriu uma casa de hóspedes na cidade de Peshawar para abrigar os mujahadin. Os números de simpatizantes cresceram tão rapidamente que Bin Laden criou campos para abrigá-los e treiná-los dentro do Afeganistão. Uma organização que transformou-se numa verdadeira rede internacional com representantes do comando militar do Talibã e fortes laços com diversos grupos fundamentalistas islâmicos do mundo inteiro. Mesmo existindo várias facções dentro do movimento, Bin Laden busca superar as diferenças e criar um objetivo comum. Movimentos egípcios militares e o grupo do núcleo principal de Bin Laden formado por veteranos do Afeganistão fazem parte desta organização terrorista. Em 1998 foi criado a "Frente Mundial do Jihad contra Judeus e Missionários". O grupo divulgou que a América havia declarado guerra contra Deus ao colocar suas forças militares na Arábia Saudita, bombardear o Iraque e dar assistência aos grupos opressores dos Palestinos. A afirmação terminava com uma  "fatwa" (opinião legal relacionada à lei Islâmica que significava um tratado de morte, segundo o Clérico Muçulmano) contra os Estados Unidos - O Grande Satã, segundo o grupo religioso radical.

            Muçulmanos do mundo inteiro transformaram-se em vítimas ao serem acusados de forma desmerecida como os responsáveis pelos acontecimentos ocorridos em New York nas torres do World Trade Center, as 8:45 hs do 11 de setembro de 2001.  Segue, abaixo os nomes da lista dos mais procurados pelo FBI, neste momento. A lista atualmente inclui as dez pessoas a seguir:

- Osama Bin Laden: É procurado em conexão com os atentados a bomba de 7 de agosto de 1998 às embaixadas americanas em Dar Essala, na Tanzânia; e em Nairobi, no Quênia. Estes atentados mataram mais de  200 pessoas. Além disto, Bin Laden é  suspeito em outros ataques terroristas no mundo inteiro. World Trade Center, estação de Atocha em Madrid (mais recente). A recompensa oferecida por informações que levem à prisão ou condenação da Osama Bin Laden é de até 25 milhões de dólares.

- James J. Bulger: É procurado pelo seu papel em numerosos assassinatos cometidos desde o início da década de 70 até meados da década de 80. Todos vinculados a um grupo de crime organizado sob a liderança de Bulger que controlava extorsão, tráfego de drogas e outras atividades ilegais em Boston, Massachusetts. Ele possui um gênio violento e anda sempre armado com uma faca. A recompensa oferecida por informações que levem à captura de James J. Bulger chega a 1 milhão de dólares.

- Victor Manuel Gerena: É procurado por sua conexão no assalto à mão armada de aproximadamente 7 milhões de dólares a uma empresa de segurança em Connecticut. Gerena tomou dois empregados da empresa de segurança como reféns. Os empregados foram algemados, amarrados e receberam uma injeção de uma substância desconhecida para ficarem ainda mais incapacitados. A recompensa oferecida por informações que levem à detenção de Victor Manuel Gerena chega a 50 mil dólares.

- Richard Steve Goldberg: É procurado por alegações de envolvimento em atividades sexuais com várias crianças do sexo feminino com menos que dez anos em Long Beach, Califórnia, no período de janeiro a maio de 2001. Acredita-se que ele também guarde viagens destes atos sexuais, encontrados mais tarde nos arquivos do seu
computador. A recompensa oferecida por informações que levem à captura de Richard Steve Goldberg chega a 50 mil dólares.

- James Spencer Springette: É o alegado líder de uma organização para o contrabando de drogas com sede no Caribe e em funcionamento desde 1991. Ele é também procurado pela importação de múltiplas toneladas de cocaína aos Estados Unidos, assim como por atos de violência como a tentativa de assassinar um policial nas ilhas Virgens Britânicas. A recompensa oferecida por informações que levem à captura de James Spencer Springette é de até 50 mil dólares.

- Hopeton Eric Brown: É procurado nos EUA por seu possível envolvimento em atividades de narcotráfico, assim como no assassinato de um homem e na tentativa de assassinar uma mulher em março de 1997, em St. Paul, Minnesota. Ele é também procurado pelas autoridades jamaicanas, acusado de ter cometido dois assassinatos em Montego Bay, em janeiro de 2001. A recompensa oferecida por informações que levem à captura de Hopeton Eric Brown chega a 50 mil dólares.

- Robert William Fisher: É procurado por alegações de envolvimento na morte de sua esposa e dois filhos pequenos e na explosão da casa em que viviam em Scottsdale, Arizona, em abril de 2001. A recompensa por informações que levem à captura de Robert William Fisher é de até 50 mil dólares.

- Glen Stewart Godwin: É procurado por ter escapado em 1987 da prisão de Folsom State na  Califórnia, onde cumpria uma longa sentença por assassinato. Ainda em 1987, Godwin foi preso por tráfego de drogas em Puerta Vallarta, no México. Depois de condenado, foi enviado a uma prisão em Guadalajara. Acredita-se que em abril de 1991, Godwin tenha assassinado a um  companheiro na prisão, escapando novamente cinco meses depois. A recompensa oferecida por informações que levem à detenção de Glen Stewart Godwin chega a 50 mil dólares.

- Eric Robert Rudolph: É procurado em conexões à explosão em uma clínica de saúde em Birmingham, Alabama, onde um policial foi morto e uma enfermeira ficou gravemente ferida. Ele é também acusado de envolvimento nas explosões fatais em Centennial Olympic Park no centro de Atlanta, Geórgia, na dupla explosão no prédio de escritórios Sandy Springs Professional, ao norte de Atlanta, e na dupla explosão no Otherside Lounge, no centro de Atlanta. Estas explosões feriram mais de 150 pessoas. Sabe-se que Rudolph é apaixonado por armas de fogo e que costuma a atacar policiais. A recompensa oferecida por informações que levem à captura de Eric Robert Rudolph chega a 1 milhão de dólares.

- Donald Eugene Webb: É procurado em conexões com o assassinato de um policial na Pennsylvania. O policial recebeu dois tiros à queima roupa após ter sido brutalmente espancado na cabeça e na face com um objeto não cortante. A recompensa oferecida por informações que levem à captura de Donald Eugene Webb é de a
50 mil dólares.

Forças Especiais:
A Nova Ordem Internacional
Teatro de Operações

            As coisas parecem ter mudado, mas ainda continuam as mesmas. O objeto principal da guerra é dominar o território e depois conseguir mantê-lo. Os fatores para alcançar este objetivo estão além da geografia ou da fortaleza das forças opositoras, mas estão ligados às atitudes e expectativas da população local e um regime que apresente um sistema com uma alternativa viável para estabelecer a lei e a ordem. A mudança está no envolvimento das Forças Especiais em todos estes aspectos e o crescimento do conceito das mesmas. Estes comentários se aplicam particularmente em regiões montanhosas onde as comunicações são ineficientes e a manutenção de linhas de provisões (para ambos os lados) são complicadas. Uma força invasora deve ser apoiada pela população local para poder mobilizar-se e alimentar-se. Se esse apoio não acontecer, seja mudando a forma de se sentir ou pensar ou dando às pessoas a confiança para resistir, então o inimigo pode ser pressionado. Ao serem eliminados, os novos ocupantes serão facilmente aceitos e terão muitas outras vantagens.

            Na medida que a batalha avança, o terreno ganho deve ser assegurado e mantido, evitando a volta da oposição de maneira mais eficiente sem a absorção de grandes quantidades de tropas de combate, como hoje acontece no Iraque. Para conquistar o apoio da população local é necessário proporcionar-lhes benefício imediato, cobrindo suas necessidades básicas, como comida, moradia, medicamentos e sobretudo segurança. A ausência de poder deve ser preenchida através de uma administração que garanta a lei e a ordem, o cumprimento dos direitos humanos básicos, a liberdade de movimento e expressão, incrementando o comércio de forma que toda a economia local avance, estabelecendo assim vínculos de confiança com a força invasora. A longo prazo, o governo local deve ser incentivado para garantir que um regime seja substituído por outro. As Forças Especiais Modernas têm um grande interesse em todas estas áreas. Inicialmente, as Forças Especiais terão de ter grupos de inteligência e preparar a população local para conflitos futuros por meios de operações psicológicas. Isto pode ser obtido através de um trabalho de investigação e análise da informação obtida tecnologicamente e das fontes dos informantes no próprio campo estudado. Pequenos grupos de homens serão enviados incognitamente à área inimiga para observar, reportar e guiar indiretamente o poder de fogo e armas lançadas por aviões, mísseis e artilharia.

            As operações psicológicas são usadas cuidadosamente, unindo objetivos militares e políticos, administrando as informações e respeitando os interesses internacionais locais. Nas áreas carentes como o Afeganistão, as populações podem obter informações através de felipetas lançadas por via aérea e reforçadas por comunicação oral pelas transmissões de rádio. Ao mesmo tempo, todos os esforços são usados para cortar as linhas de comunicação, comando e suprimentos do inimigo. Este é chamado de estado de "amaciamento".

INVASÃO:

            Um grupo invasor não pode permitir ser visto como uma simples força estrangeira e deve aparentar ter algum tipo de direção. Às vezes este tipo de força é difícil de se localizar e provavelmente deverá ser disfarçada. Forças opositoras estão frequentemente dispersas numa grande área, descoordenadas e destreinadas, e com rivalidades internas. As Forças Especiais trabalharão muito para coordenar e treinar estes grupos e poder criar uma batalha coerente e disciplinada. Após serem formadas, as Forças Especiais serão mobilizadas em conjunto com as forças treinadas, atuando como "consultores". Na verdade, essas Forças Especiais fornecerão comando e uma estrutura de comunicação para o grupo e também a estabilidade e coragem para suportar os primeiros fortes enfrentamentos com o inimigo. Pequenos grupos formados por homens altamente treinados para lutar na frente de batalha terão a habilidade para controlar a ajuda militar de bases até de outro Continente.

            Um dos elementos mais problemáticos na operação das Forças Especiais é a surpresa: por isso é importante ser capaz de manter o ritmo certo, principalmente se os primeiros ataques são rejeitados. Pode acontecer que após o primeiro contato bem sucedido, principalmente se as comunicações da oposição são interrompidas, que o inimigo possa ser tomado por surpresa e uma parte do território dominado, dependendo da eficiente manutenção das linhas de suprimentos. As Forças Especiais serão capazes de ir na frente para confundir o inimigo, descobrir e confirmar informações, minimizar a oposição e manter o elemento surpresa.

            Ao serem alcançados os objetivos territoriais, elementos das Forças Especiais de Operação ajudarão a coordenar os primeiros envios aéreos e transporte terrestre de suprimentos para os soldados e a população local. Equipes de Forças Especiais são capazes de administrar ajuda médica de emergência, uma das exigências principais da missão. Grupos de estações médicas de "saúde e higiene" estarão de prontidão para entrarem em ação. Na medida em que as semanas avançam, os esforços administrativos e políticos ficam mais delicados. As Forças Especiais e consultores policiais continuarão a desenvolver um papel importante, treinando novos grupos para convertê-los em unidades que sejam capazes de prevenir a volta do inimigo e garantir o estabelecimento da lei e da ordem.

            É importante lembrar que as forças especiais não fazem este trabalho pelos seus próprios interesses. Elas são um recurso 'inteligente' altamente treinado e disponível para o comando militar e político. As forças recebem ajuda de diversos profissionais e elementos de suporte de todas as áreas do conhecimento, representantes da lei e outras organizações. Mas é preciso frisar que apesar de serem profissionais altamente qualificados, são seres humanos como qualquer pessoa e, desta maneira, podem cometer erros e falhas a qualquer momento. As Forças Especiais tentarão evitar estas falhas, preparando-se para os imprevistos e tendo a confiança de ver a missão terminada com sucesso, mesmo sabendo que podem fazê-la sós.

            As Forças Especiais são um elemento de defesa para qualquer Estado moderno. Elas não são somente um conceituado serviço especial de forças e inteligência, mas um grupo gigantesco de homens com talentos especializados, unidos por um comando centralizado e que possuem o objetivo de ajudar as necessidades complexas dos governos modernos. A eficácia cirúrgica dos ataques da 'Al Qaeda', puseram por terra o mito americano de defesa, pela incapacidade de o governo impedir a tragédia, e deixa o mundo impotente, diante das ameaças do terror internacional. Nesta guerra insana, muitas vidas preciosas já foram perdidas, dentre elas a do brasileiro Sérgio Viera de Mello, Comissário das Nações Unidas para paz, que estava em missão no Iraque.

            No dia 06 de agosto de 2001, o presidente George W. Bush, recebeu o relatório secreto da CIA e FBI intitulado: "BIN LADEN DETERMINADO A ATACAR OS ESTADOS UNIDOS", o alerta parece ter sido ignorado, porque naquele momento o presidente Bush priorizava as ações contra o Iraque. E tudo isso, é parte de uma história real, que poderia ter sido perfeitamente evitada, se as ameaças, tivessem sido levadas a sério pela administração. Decepcionados com essa postura de seus superiores em relação às ações anti-terror, muitos dos experts na área de inteligência, já pediram demissão nos últimos dois anos e meio, e alguns mantém-se em seus postos, por um dever patrtico, à espera de uma mudança de regime.

            E, infelizmente, tudo isso que vimos até aqui acontecer, é apenas uma pequena chama de um grande incêndio que ainda está por vir, onde as agências de segurança em conjunto com as Forças Especiais estão preparadas para a tomada de decisões certas e adeqüadas no momento certo, em defesa de sua segurança e liberdade, e isso que você acaba de ler é o que chamamos de "Ciência da Inteligência e Informação".

Um abraço,

Marcí[email protected]

Breve Glóssario Informativo:

Consistência da Informação - é o atributo da compatibilidade de uma informação com a realidade e com as demais informações com que pode ser relacionada. Para ser consistente, a informação deve ser estável, confiável e estar atualizada no mesmo grau que as demais informações. A consistência da informação, em geral, é garantida por mecanismos internos nos bancos de dados que evitem a existência de informações redundantes ou conflituosas.

Evidência Objetiva - caráter do dado com conteúdo ou do fato conhecido que não comporta nenhuma dúvida quanto à sua verdade ou falsidade.

Informações Relevantes - informações que a cadeia de ação necessariamente tem que conhecer e manter atualizadas como subsídio ao seu processo decisório.

Integridade da Informação - aspecto relacionado à segurança das informações que trata da proteção da informação contra modificações não autorizadas, garantindo que ela seja confiável, completa e exata.

Integração de Indicadores - ato de combinar os diferentes indicadores, eventualmente estabelecendo subconjuntos, de modo a possibilitar uma análise do todo, das partes evidenciadas pelos subconjuntos e/ou do relacionamento entre os subconjuntos analisados.

Plano de Ação - plano que estabelece o conjunto de ações a serem desenvolvidas no período de um determinado espaço de tempo, com detalhamento das metas físicas e orçamentárias em nível temporal e operacional, de modo a permitir o adequado acompanhamento.

            Para maiores informações sugiro uma visita aos websites das principais agências:

www.fbi.gov        www.cia.gov     -     www.secretservice.gov        www.nsa.gov     -     www.dea.gov


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI