Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Inteligência Política -
01.11.2004

I N T E L I G Ê N C I A      P O L Í T I C A

Reunião da Cabana de Adolph Hitler,
Wolfsshanze, Rastenburg,
Floresta Prussiana Oriental
Por Marcílio Novaes Maxxon
 
            O exército alemão Wehrmacht está diante de uma ofensiva massiva do Exército Vermelho. Os russos são forçados a recuar na Fronteira Oriental.
 
            Hitler e sua principal equipe militar se reuniram no Wolfsshanze - um novo complexo de alojamento camuflado e sistemas de comunicação de alta tecnologia. O esconderijo seguro de Hitler ainda não está pronto, portanto a reunião é realizada em uma cabana cinza pintada de pinho.
 
            O Governante está completamente desprotegido, não faz a menor idéia que a verdadeira ameaça à sua sobrevivência vem de um de seus oficiais veteranos, Claus Von Stauffenberg, dentro da cabana temporária de reuniões.
 
Uma breve análise sobre a Espionagem

            A tecnologia da espionagem sempre foi guiada pelo valor da informação. Os avanços tecnológicos, no entanto, passaram a agregar outros valores ao que se convencionou chamar espionagem. No mundo de hoje, a espionagem é um negócio que está cada vez mais ao alcance de todos. Muitas ferramentas para tal hoje são acessíveis em termos de preço e localização, o que democratizou a espionagem para os cidadãos comuns. A CIA, tem um departamento que tem o curioso nome de "Mestre dos Disfarces", é o guia, onde mostra como a ciência e a tecnologia ajudaram a inovar o mundo da espionagem. E hoje, em nossa coluna de Inteligência Política, vamos analisar esse importante instrumento dentro dos fatos que marcaram a conspiração para matar o chefe de estado Adolfh Hitler.
 
O plano secreto para matar Hitler, o espírito para a Conspiração!
 
            O plano Julho, liderado pelo Coronel Claus von Stauffenberg, foi o que mais se aproximou de assassinar Adolf Hitler e acabar com o governo nazista.
 
            Muitos oficiais de alto escalão do Wehrmacht (Exército Alemão) estavam atemorizados com os crimes horrendos cometidos contra civis e tropas inimigas, considerando essas ações moralmente incorretas. Casualidades entre as forças alemães eram enormes e muitos oficiais acreditavam que esta guerra aconteceu devido a insistência de Adolf Hitler em perserguir estratégias ofensivas desastrosas.
 
Claus Von Stauffenberg
 
            Um número crescente de oficiais do exército decidiu que a única forma de salvar a Alemanha seria eliminar Hitler e seus ajudantes e encenar um golpe. Eles então começaram a negociar um cessar fogo com os aliados, que em julho de 1944 estavam progredindo contra a França, e então teriam alguma esperança em impedir o progresso de Stalin na frente oriental.
 
            Essa não seria uma missão fácil porque o Governante era protegido com segurança a qualquer hora e seu horário era imprevisível. Tentativas de assassinato anteriores foram abortadas ou fracassaram porque os planos de Hitler mudaram na última hora. Ele havia se tornado paranóico e solitário e apesar de acreditar que poderia ser morto, ele nunca suspeitou que o atentado viesse de dentro de seu próprio grupo.
 
            Stauffenberg era o único conspirador com acesso regular ao Governante. Ele era uma estrela em ascendência no Wehmacht, um bonito alemão aristocrata, que
era o oficial mais jovem a receber o título de coronel, mas que havia ficado desiludido com a matança criminosa de tropas e civis. Ele se feriu na África do Norte um ano antes, perdendo seu braço direito, dois dedos da mão esquerda e seu olho direito, o que significava que a tarefa seria ainda mais difícil de ser cumprida.
 
            Stauffenberg teria que atender a uma reunião com Hitler na sede militar alemã oriental, a 'toca do lobo', em Rastenburg, Prussia oriental (agora Ketrzyn, Polônia) no dia 20 de julho de 1944. Stauffenberg chegaria naquela manhã com tempo suficiente para preparar duas bombas antes da reunião às 13:30h. Ele pediria para se sentar perto do Governante, porque seus ferimentos o deixaram com problemas de audição. Dessa maneira ele teria certeza de que a bomba iria ficar o mais próximo do alvo possível. Stauffenberg seria chamado para deixar a reunião por seu ajudante, Tenente Werner von Haeften, deixando a bomba para trás.
 
            Imediatamente após a explosão, Stauffenberg e von Haeften voariam de volta para Berlim. General Erich Fellgiebel mandaria um sinal para a sede do Wehrmacht em Berlim confirmando que Hitler estava morto antes de cortar todas as comunicações da Toca do Lobo. Assim que eles recebessem a mensagem, General Friedrich Olbricht e General Erich Fromm iniciariam a revolta. Quando Stauffenberg chegasse em Berlim ele tomaria o controle do exército com o Marechal Erwin von Witzelben e General Ludwig Beck seria nomeado o líder provisório do governo. Antes da chegada de Stauffenberg, Olbricht deveria tomar o controle das estações de rádio e mandar um telegrama para todos os distritos do exército informando sobre a tomada militar de poder.
 
O que deu errado?
 
            Coronel von Stauffenberg chegou no aeroporto dentro do horário e foi levado para a Toca do Lobo por seu ajudante, tenente von Haeften. Ele chega lá às 11:40h e é recebido pele chefe de equipe de Hitler, General Wilhelm Keitel, que não sabe nada sobre o plano. Keitel o informa sobre a decisão do Governante de passar a reunião para às 12:30h, para que ele pudesse ficar pronto para sua reunião com Mussolini, marcada para aquela tarde.
 
            Stauffenberg pede uma sala onde ele possa mudar de Hitler de pé ao longo da mesa grande de mapa. Aqui ele planeja engatilhar a bomba quebrando uma cápsula de ácido que lentamente dissolve o fio que retém a bomba causando a explosão entre 10 e 20 minutos depois. Stauffenberg está sob uma pressão enorme; preparar as bombas é uma operação difícil, especialmente para um homem com suas deficiências e como a reunião foi antecipada ele tem que agir rapidamente. Ele também sabe que uma vez preparadas, as bombas não podem ser desarmadas.
 
            Um ajudante interrompe Stauffenberg antes dele ter a chance de armar o segundo dispositivo, pedindo que ele fosse rapidamente para a reunião. Stauffenberg entra em pânico e só coloca uma bomba na mala, deixando a outra para trás.
 
            A reunião deveria ser realizada em um esconderijo, mas devido a serviços de reparo ela é movida para uma cabana na última hora. A energia da explosão
agora será liberada pelas paredes da cabana, no esconderijo ela seria contida, incinerando toda a parte interior.
 
            Às 12:35h, Stauffenberg entra na reunião, onde Hitler está de pé no meio do caminho de um lado da grande mesa de mapa cercada por 20 de seus oficiais. Eles incluem o General Adolf Heusinger (Chefe do Departamento de Operações), General Gunther Korten (Chefe da Equipe Aérea) e o Coronel Heinz Brandt. Brand é simpatizante da causa dos conspiradores, mas não está sabendo do plano de assassinato.
 
            Stauffenberg posiona-se perto de Hitler enquanto entrega sua mala para o ajudante de Keitel, que a coloca no chão debaixo da mesa, apenas a alguns centímetros do governante. Stauffenberg sabe que a bomba pode explodir a qualquer momento e ele é o próximo da fila para falar com Hitler. A não ser que ele seja chamado para deixar a sala nos próximos minutos, ele não irá escapar da explosão.
 
            Às 12:40, Haeften chama Stauffenberg , dizendo que há um telefonema urgente para ele fora da sala. Na cabine, Brandt chega mais perto de Hitler mas encontra a mala de Stauffenberg no caminho. Ele move a mala para o outro lado do pé da mesa, que irá proteger Hitler da força da explosão.
 
            Momentos antes da bomba explodir, a atenção de Hitler é atraída por alguma coisa no centro do mapa na mesa pesada de madeira e ele debruça sobre a mesa. As últimas palavras gravadas pelo estonógrafo antes da explosão às 12:42h foram de Heusinger em relação a posição da frente oriental. Ele é gravado dizendo "Meu governante, se nós não tirarmos nossas tropas agora, nós iremos ter uma catástrofe!"
 
As conseqüências deste ato conspiratório e secreto
 
            Stauffenberg está convencido de que ninguém poderia ter sobrevivido a explosão e corre para o aeroporto com von Haeften, deixando Fellgieber entrar em contato com Berlim.
 
            A Toca do Lobo está um caos. Dentro da cabana de reunião, General Keitel é o primeiro a sair dos escombros. Apesar da poeira e fumaça, ele vê Hitler tentando se levantar e corre para ajudá-lo. É um milagre que o dirigente tenha sobrevivido a explosão com pequenos ferimentos; seus tímpanos arrebentaram, Claus Von Stauffenberg espera pela explosão seu braço direito está inchado, ele tem alguns cortes na cabeça e dezenas de estilhaços de madeira em sua perna, mas ele é capaz de retornar ao seu esconderijo.
 
            Enquanto é tratado por seus ferimentos Hitler proclama 'Eu sou imortal'. O fato dele ter sobrevivido ao atentado à sua vida o fortificou; ele está convencido de que foi salvo para liderar a Alemanha para a vitória. Ele diz ao seu criado "Deus me enviou um sinal. Eu sou indestrutível!".
 
            Fellgiebel logo percebe que Hitler sobreviveu. Sua mensagem para Berlim é perigosamente ambígua, '"Aconteceu uma coisa terrível. O governante está vivo." Esse é um erro crucial que confunde seus colegas conspiradores. Eles não têm nenhum plano de contingência e perdem um tempo precioso esperando Stauffenberg chegar.
 
            A explosão foi amarela e branca, cores típicas de um certo tipo de bomba britânica, o que primeiro leva os líderes oficiais da Toca do Lobo a acreditarem que a tentativa de assassinato foi um plano britânico. Keiter ordena uma busca no local, mas não encontra nenhum outro dispositivo.
 
            Dos 24 homens presentes na reunião, onze ficaram terrivelmente feridos, quatro morreram. Incluindo o estenógrafo, cujo as pernas explodiram e Brandt, que sem saber de nada moveu a bomba. Stauffenberg estava desaparecido e às 13:45 tornou-se aparente que isso não tinha sido o trabalho de um inimigo, mas um traidor de dentro.
 
            Hitler recebe Mussolini às 15:00h e mostra os restos da cabana. Ao ver a devastação 'El Duce' concorda que o destino está ao seu lado.
 
            Quando Stauffenberg chega em Berlim, ele descobre que seus colegas conspiradores não fizeram nada para iniciar a revolta, mas acredita que ainda há esperança. Ele manda o telegrama que deveria ter sido enviado imediatamente após a explosão, informando todos os distritos do exército que o Wehrmacht está tomando o controle do império alemão.
 
            General Fromm, acreditando que a revolta está destinada ao fracasso, trai seus colegas para salvar sua própria pele e ordena sua prisão e execução. Stauffenberg, von Haeften, Olbricht e General Albrecht von Mertz von Quirnheim são levados para o jardim da sede do exército nas primeiras horas do dia 21 de julho e executados pelo esquadrão de fogo. As últimas palavras de Stauffenbert foram "Vida longa Alemanha sagrada". Fromm foi executado dois dias depois.
 
            Durante os próximos meses, centenas de pessoas são executadas ou cometem suicídio. Os principais conspiradores sofrem uma morte agonizante, sendo
enforcados em ganchos de carnes por cordas de piano. Quase 5.000 pessoas são presas e mandadas para campos de concentração, onde seus filhos são colocados em casas SS e classificados como inimigos do povo.
 
            A guerra continua por mais 13 meses. Morre mais gente durante este perído do que nos últimos cinco anos anteriores.
 
E se.?
 
            "Se eu obtiver sucesso, eles vão me chamar de traidor da Alemanha. Se eu fracassar, eu estarei traindo a minha própria consciência."
 
            Isso foi o que 'Claus Von Stauffenberg' disse a sua esposa um dia antes da tentativa de assassinato a Adolf Hitler. Ele e seus colegas conspiradores acreditavam que matando Hitler e se apoderando do governo, seria o fim dos crimes imorais e da injustiça que eles testemunharam. Eles também acreditavam que sem Hitler, a Alemanha poderia evitar a derrota. 

Negociando um cessar fogo com os aliados. Eles estavam certos?
 
            "A aliança entre Roosevelt, Churchill e Stalin ainda era forte até este ponto e provavelmente os aliados não estariam dispostos a falar com os conspiradores a não ser que eles estivessem prontos para se render de uma só vez aos três aliados. (Simon Sebag Montefiore, Biógrafo de Stalin )
 
            Se um cessar fogo tivesse sido declarado, a Alemanha talvez pudesse ter estacionado o avanço do Exército Vermelho de Stalin no Oriente.
 
            "Poderia ter feito uma grande diferença na maneira como a Europa ficou depois do fim da guerra, com a Rússia levando muito menos da Europa Oriental. Talvez a Hungria, Tchecoslováquia, partes da Alemanha e, quem sabe, até a Polônia pudessem ter escapado do regime comunista. Elas poderiam ter se transformado em nações democráticas. O império de Stalin teria sido mais limitado, uma Cortina de Ferro não teria surgido na Mitteleuropae e a Guerra Fria talvez tivesse sido diferente."
 
            Milhões de vidas poderiam ter sido salvas. Houveram tremendas mortes civis e militares durante o avanço do Exército Vermelho e Aliados na Europa e eventuamente tomando Berlim. Cinco milhões de alemães morreram nos últimos nove meses da guerra, e milhares foram mortos nos bombardeios dos aliados. Enquanto a tendência era contra a Alemanha, o regime nazista aumentou o número de judeus enviados para os campos de morte e milhões foram assassinados.
 
            Se Hitler tivesse morrido no dia 20 de julho, os conspiradores ainda teriam que tomar o controle de Heinrich Himmler ou vice-governante Hermann Goring. Se eles tivessem fracassado, os resultados poderiam ter sido desastrosos.
 
            "Se Himmler ou Goring tivessem tomado o poder e não tivessem feito muitos dos erros de estratégia cometidos por Hitler nos meses finais da guerra, a Alemanha Nazista talvez tivesse durado mais tempo. " (Andrew Roberts, Churchill's Biographer)
 
            Muitos especialistas acreditam que se Hitler tivesse sido morto, ele teria se tornado um mártir e seus sucessores teriam usado sua memória para insistir que o povo alemão lutasse para um final amargo. Sua morte poderia ter sido usada por alguns como uma desculpa para a derrota da Alemanha e a vitória dos aliados não teria sido total.
 
            "A guerra precisava ser ganha pelos aliados, mas também precisava ser perdida, compreensivelmente e pessoalmente pelo próprio Hitler. Seu suicídio em seu esconderijo depois do colapso total de seus sonhos teve que ser o último capítulo da história, o pré-requisito crucial para a Alemanha decente, democrática, e amante da paz que conhecemos hoje." (Andrew Roberts, biógrafo de Churchill, que escreveu esses fatos em seu livro, 'Hitler e Churchill, Segredos da Liderança').
 
            Por muito tempo após a guerra os receios de Stauffenberg tornaram-se reais e muitos o viram como um traidor. Mas hoje, seu sacrifício, junto com o de seus colegas conspiradores, é reconhecido e eles são considerados por muitos como heróis.
 
A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA
Do dia 20 de julho de 1944
 
20 de julho de 1944
Quarto de Winston Churchill,
Rua Downing Annexe,
Londres
 
            Winston Churchill foi forçado a ocupar os apartamentos em cima das salas do gabinete de guerra depois que o endereço da Rua Downing, número 10, foi danificado devido a bombardeio aéreo. O antigo escritório frio é decorado com cores escuras - populares na época, com móveis estampados de florais.
 
            O dia é 20 de julho de 1944 e a secretária de Churchill, Marion Holmes, está presente. Cerca de meio-dia, Churchill se reúne com os chefes de sua equipe
- Marechal Lord Alan Brooke e General Lionel Ismay - sobre os ataques de míssil V1 de Hitler. Ele também foi examinado como sempre por seu médico, Lord Moran.
 
Trem presidencial de Roosevelt,
San Diego,
California

 
            No dia 20 de julho de 1944, o trem presidencial seguia para San Diego, California a 56km/h, em rota para uma reunião secreta de estratégia com o General MacArthur e Almirante Nimitz.
 
            A Invasão Aliada da Europa continua e o combate no Pacífico se prepara para escalar. Mas, mesmo em vizinhanças tranqüilas, Franklin Delano Roosevelt não
consegue relaxar. A pressão para lutar na guerra em duas frentes aflige seu corpo e mente. Confortos como sofá de couro e ar condicionado não oferecem consolo.
 
            O coração de Roosevelt enfraquece a cada batida - o presidente terá sorte se conseguir chegar até o fim do dia...
 
Casa de veraneio de Stalin,
Kuntsevo,
Moscou
 
            Stalin passa grande parte de seu tempo em sua casa de veraneio - uma vila confortável e suavemente rica. Ela fica 10 milhas do centro de Moscou, no banco alto do Rio Moskva.
 
            Daqui, Stalin comanda sua força militar e comanda o império soviético. Ele exigiu que seus generais não hesitassem em forçar a retirada do Exército alemão do território russo. No dia 20 de julho de 1944, de sua isolada casa de verão, Stalin tem a Europa Central firmemente a seu alcance.

[email protected]

ENVIE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI