Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
06 / fevereiro / 2005

AUTOMOBILISMO
Principais fatos da semana

- Antonio Pizzonia ainda não digeriu bem a idéia de continuar como terceiro piloto da Williams. Apesar das promessas da equipe, de que o contrato de Nick Heidfeld foi feito na base de corrida a corrida e que por isso ele pode ser chamado a correr a qualquer instante, o amazonense não esconde a decepção por ter sido preterido. Por isso, seu empresário Jayme Brito não descarta a possibilidade de uma transferência para os Estados Unidos.

            A Fórmula Mundial, ex-Cart, é o alvo. De acordo com o site Grand Prix, um dos mais bem informados da Inglaterra, Brito foi visto na última sexta-feira no aeroporto de Frankfurt embarcando para Chicago. É lá que fica a sede da Newman-Haas, equipe campeã e vice da categoria no ano passado com Sebastien Bourdais e Bruno Junqueira. A 300 km dali, em Indianápolis, ficam as sedes de boa parte dos times da F-Mundial.

            A Newman-Haas chegou a cogitar a inscrição de um terceiro carro na temporada 2005 para Cristiano da Matta, mas para isso o piloto teria de levar dinheiro de patrocinadores. Algo em torno de US$ 5 milhões. Da Matta acabou assinando, na semana passada, com a PKV Racing para ser companheiro de Jimmy Vasser.

            Na F-Mundial ainda tem muito time sem piloto. Mas em todos eles é preciso arrumar verba para correr. Brito teria ido aos EUA para sondar o mercado. Ficar na Williams é o destino mais provável para Pizzonia, até porque a equipe sabe que precisa de um piloto de testes. Mas, se ficar, Antonio terá seu contrato revisto. Por incrível que pareça, mesmo derrotado no duelo com Heidfeld o brasileiro passou a valer mais. E a Williams, se quiser mantê-lo, terá de pagar o preço.

- A exemplo da Sauber, que já pensa em fazer uma séria revisão do modelo C24 diante dos maus resultados da pré-temporada, a BAR também pode ter de mandar o BAR007 para o estaleiro logo, logo. O carro tem apresentado sérias deficiências aerodinâmicas nos testes. "Falta aderência e downforce", disse um membro do time à revista inglesa "Autosport".

Pior: os motores Honda vêm quebrando e ainda não atingiram a meta de durar ao menos 1.300 km, distância calculada para o período de dois GPs sem trocas, como exige o regulamento deste ano. "Neste momento, não chegamos aos nossos objetivos e esperamos por algumas mudanças para a semana que vem", disse o diretor de engenharia da montadora japonesa, Shuhei Nakamoto. "Esperamos ter novos componentes em Jerez e vamos experimentar longas distâncias no próximo teste. Se não der, fica para os treinos do final do mês, quando deveremos ter um novo pacote aerodinâmico."

- Atual campeão sul-americano de F-3, Xandinho Negrão começa sua caminhada na GP2 em Paul Ricard. O circuito francês receberá de 22 a 24 deste mês a primeira sessão de testes coletivos da categoria que substituirá a F-3000. O brasileiro, 19 anos, correrá pela Hitech Piquet e será companheiro de Nelsinho Piquet.

            Montada especialmente para a estréia da GP2, a Hitech Piquet recebeu o primeiro chassi no início da semana. O carro foi para a pintura na quarta-feira, 02. No dia seguinte, o motor Renault de 600 cavalos e o câmbio foram entregues na oficina da equipe. De acordo com o diretor-técnico Felipe Vargas, Xandinho e Piquet se alternarão ao volante do Dallara nas duas primeiras baterias de testes, já que o segundo carro só será fornecido pelo fabricante para a terceira sessão. "Não é a situação ideal, mas pelo será o mesmo para todas as equipes", falou Vargas.

            A Hitech Piquet nunca passou por Paul Ricard, a exemplo da maioria dos circuitos que receberão a categoria. O problema foi contornado com a contratação de dois engenheiros experientes. "Gary David, que será meu primeiro engenheiro, trabalhou na F-3000 com o Tomas Enge e o Simon Cayzer ficou quatro anos na Jordan", disse Vargas.

            A pouco menos de três meses do início de sua primeira temporada, a GP2 já tem preenchidas 18 das 24 vagas do grid. Até agora, a Argentina tem mais pilotos inscritos, três. O Brasil tem dois, Nelsinho Piquet e Xandinho Negrão. Confira abaixo como está a formação das equipes:

Arden - Heikki Kovalainen (FIN) e Nicolas Lapierre (FRA); BCN - Ernesto Viso (VEN) e Esteban Guerrieri (ARG); Campos - Juan Cruz Alvares (ARG) e Sergio Hernandez (ESP); Dams - José María Lopez (ARG) e Fairuz Fauzy (MAL); David Price - Ryan Sharp (ING) e Olivier Pla (FRA); Durango - Clivio Piccione (MON) e Ferdinando Monfardini (ITA); Hitech Piquet - Nelson Ângelo Piquet (BRA) e Xandinho Negrão (BRA); ART - Nico Rosberg (FIN) e Indefinido; Coloni - Gianmaria Bruni (ITA) e Indefinido; iSport - Scott Speed (EUA) e Indefinido; Racing Engineering - Borja García (ESP) e Indefinido; e Super Nova - Indefinido e Indefinido.

- A organização da F-3 Sul-Americana divulgou nesta sexta-feira (4) o calendário de 2004, 19º temporada da categoria. O campeonato começa dia 13 de março, em Curitiba, e termina dia 11 de dezembro, em São Paulo. Serão nove etapas, três delas na Argentina. Confira as datas: 13/03 - Curitiba (BRA); 10/04 - Campo Grande; (BRA); 08/05 - Brasília (BRA); 29/05 - Paraná (ARG); 26/06 - Alta Gracia (ARG); 14/08 - Rio de Janeiro (BRA); 04/09 - Rafaela (ARG); 06/11 - Santa Cruz (BRA) e 11/12 - São Paulo (BRA). Acompanhe tudo pelo site oficial da Fórmula 3 - www.formula3.com.br.

- Átila Abreu faz parte agora do programa de desenvolvimento da Mercedes e em 2005 vai disputar o Campeonato Europeu de F-3 pela equipe Mücke. O piloto de 17 anos assinou um contrato de longa duração com a montadora depois de testes realizados no fim do ano passado nos circuitos de Brno, na República Tcheca, e Oschersleben, na Alemanha.

"Este contrato com a Mercedes vai contribuir muito para o meu futuro. Terei chance de brigar por resultados muito bons em 2005", falou Abreu, atual vice-campeão alemão de Fórmula BMW. "A Mücke é uma equipe muito respeitada na Europa, pelos resultados e pela ligação com a Mercedes. Será um grande ano pra mim", afirmou o brasileiro.

            Abreu terá como companheiro o alemão Sebastian Vettel, seu maior adversário em 2004 e campeão da Fórmula BMW Alemã. "Ele é um piloto de altíssima qualidade, tem um talento imenso. Acabamos nos tornando amigos e isso só tem a somar. Vamos fazer um ótimo trabalho juntos."

            A temporada 2005 da F-3 Européia começa dia 17 de abril, em Hockenheim, na Alemanha, e terá dez etapas, sempre em rodada dupla. Oito eventos serão realizados junto com o Campeonato Alemão de Turismo (DTM), e uma rodada será em Mônaco, na preliminar da F-1.

Rapidinhas...

- A UCI, União Ciclística Internacional, reuniu no ultimo dia 28 de Janeiro, em St. Wendel, Alemanha, o Comitê de Gerência da entidade para tomar diversas decisões em suas diferentes modalidades. No Mountain Bike, os representantes decidiram manter a Copa do Mundo em 2006, mas com quatro séries de diferentes formatos, no caso cross country, matarona, down Hill e four cross.

            Ficou decidido também que cada série deverá ter no máximo 10 etapas. Além disso, também foi criada a categoria Sub 23 Feminina nas provas de Cross Country, a modalidade olímpica do Mountain Bike.

- Em boas ondas variando de 1 a 1,5 metro de altura na Playa Asia, localizada 100 Km ao Sul da capital Lima, a Copa Movistar Pro Peru 2005 foi inaugurada com as brasileiras sendo o grande destaque da quinta-feira no Peru. A tricampeã brasileira Andréa Lopes totalizou a maior pontuação - 14,25 de 20 possíveis - e a niteroiense Juliana Guimarães recebeu a maior nota - 8,25 - nas seis baterias das triagens da primeira etapa das séries qualificatórias para o ASP World Championship Tour (WCT) a ser realizada na América do Sul. Patrocinado pela Telefônica Movistar, o evento oferece 25.000 dólares de premiação e vale 2.000 pontos no ranking que garante seis vagas na divisão de elite do surfe mundial feminino. Onze brasileiras continuam na disputa do título que será decidido neste Domingo de Carnaval, mas a grande favorita é a atual campeã mundial do WCT, Sofia Mulanovich, que compete em casa.


Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI