Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
13 / fevereiro / 2005

AUTOMOBILISMO
Principais fatos da semana

- As três primeiras corridas do campeonato podem ter apenas 18 carros no grid. De acordo com reportagem feita pela "Autosport" neste sábado (12), a Federação Internacional de Automobilismo avaliará a posição da Minardi em correr com os carros de 2004 sem as mudanças impostas no regulamento do Mundial 2005.

            Desde o ano passado, Paul Stoddart já acenava com a possibilidade de levar para a pista na Austrália, na Malásia e no Bahrein o PS04B, adaptado apenas na parte de segurança. A corrida de Paul foi angariar votos das demais equipes para que tivesse sinal verde em sua idéia. Segundo o dirigente, oito times estão a seu lado.

            "Todos os times exceto a Ferrari nos apóiam. Acreditamos que os carros andarão de acordo com as regras. Se a Ferrari e a FIA querem se opor, aí é com eles", declarou Stoddart. A razão para usar os carros velhos é que o regulamento de 2005 foi definido tardiamente, de modo que a Minardi não pôde se programar devidamente.

            Sobre o caso, Max Mosley já afirmou que, caso Stoddart não tenha apoio unânime das rivais, seus carros simplesmente serão barrados e não terão permissão para disputar o GP em Melbourne, em 6 de março. "Não temos nenhuma posição oficial sobre isso", disse. Procurada pela revista inglesa, a Ferrari não quis comentar o assunto.

            Cria-se, desta forma, mais uma disputa entre o Primo Pobre da F-1 e os cabeças da categoria. Na verdade, Stoddart acredita que as alterações promovidas pela FIA não estão de acordo com o que estabelece com o atual Pacto de Concórdia. Mosley alega que a Minardi participou de todas as reuniões para mudança nas regras.

            "Ele tem que explicar porque ele mesmo e seus representantes votaram cada uma delas em cada uma das instâncias da FIA quando foram discutidas, é um pouco difícil entender isso", explicou o presidente da entidade. "Eles as votaram no Grupo Técnico, votaram também pelo famoso fax, mas agora mudaram o voto..."

            Caso o PS04B não seja aprovado na inspeção da FIA, Stoddart pensa em tentar correr sob protesto. "Ficaria mais surpreso ainda se não nos deixassem correr dessa forma". Paul é australiano e atraria mídia para si agindo desta forma, jogando espectadores contra a F-1. Mosley declarou que isso é irrelevante.

            "Isso não me importa. Se tudo for feito como deve ser feito, lá estão as regras. A reação da maioria das pessoas seria: 'O que ele pensa que está fazendo?'. Acho que isso só atrairia mais publicidade para a corrida."

- O site "GrandPrix" informou na noite deste sábado (12) que Patrick Friesacher pode ser anunciado na próxima terça-feira não como reserva, mas sim titular da Minardi para a temporada 2005. Segundo a página, o piloto que despontava como companheiro de Christijan Albers não reuniu a grana suficiente para assegurar a vaga.

            A Minardi iria fazer uma conferência de imprensa em Copenhague, capital da Dinamarca, o que se subentende que Nicolas Kiesa seria confirmado como titular, voltando ao time em que guiou suas únicas cinco provas na F-1. Esta conferência, sempre de acordo com o "Grand Prix", foi transferida para a Áustria. Corre por fora ainda o húngaro Zsolt Baumgartner, que é apoiado pelo governo de seu país. No fundo, aquele que aparecer com um gordo patrocínio assume o cockpit do PS04B, isso se a FIA e as outras nove equipes aceitarem que a Minardi corra o carro do ano passado sem as alterações aerodinâmicas em Melbourne.

- Ricardo Zonta foi o mais rápido no duelo que se estabeleceu na pista de Jerez de la Frontera neste sábado (12). Apenas o brasileiro e Jenson Button andaram no circuito espanhol, com vistas a desenvolver os pneus de chuva da Michelin. O desempenho dos pilotos, dos carros e dos próprios compostos, no entanto, ficaram ofuscados pelo acontecimento bizarro: a rodada do caminhão-pipa da fornecedora. Em sua segunda passagem pelo traçado, o veículo da Michelin perdeu o controle, escapou de traseira e acabou atolando na grama da curva Dry Sack. Dois outros caminhões tentaram tirá-lo, mas não conseguiram. Foi necessário um guindaste para que os pilotos pudessem voltar a treinar livremente. Tanto Zonta quanto Button andaram com os modelos 2005 de suas respectivas equipes. 1) Ricardo Zonta (BRA/Toyota/M), 1min29s332 (119 voltas); e 2) Jenson Button (ING/BAR-Honda/M), 1min30s057 (99).

- O suíço Neel Jani foi confirmado nesta sexta (11) como companheiro do espanhol Borja García na equipe Racing Engeneering, da GP2. Jani, que tem vínculos com a Red Bull, foi o piloto-reserva da Sauber em 2004. "Estou ansioso por esta temporada e impressionado com a infra-estrutura deste time", comentou o piloto, agradecendo, de passagem, a empresa de bebidas energéticas. Restam, assim, quatro vagas a serem definidas para o campeonato que sucede a F-3000 Internacional — duas na Super Nova, uma na Coloni e outra na iSport.

Tênis

            O brasileiro Ricardo Mello apareceu pela primeira vez à frente de Gustavo Kuerten no ranking de entradas, atualizado nesta segunda-feira pela ATP. A classificação leva em conta as últimas 52 semanas do circuito mundial. Guga, tricampeão de Roland Garros, que ainda se recupera da segunda cirurgia no quadril realizada no final do mês de setembro de 2004, perdeu quatro posições e é agora o 57º, com 640 pontos. Mello manteve seu posto de número 56, com 667 pontos.

            A diferença entre ambos pode aumentar ainda mais esta semana, já que Mello disputará na Costa do Sauípe o Aberto do Brasil, enquanto Guga seguirá com seu tratamento. A ausência no circuito fez com que Guga despencasse da 40ª posição com que terminou o ano passado para o atual lugar, já que no início de 2005 ele não pôde defender os pontos da semifinal em Auckland, da terceira rodada do Aberto da Austrália e do vice-campeonato de Viña del Mar.

            Desde maio de 1997 Guga reinava absoluto como melhor brasileiro na lista. O suíço Roger Federer (5.975 pontos) segue à frente da classificação geral, seguido pelo australiano Lleyton Hewitt (4.140 pontos) e pelo norte-americano Andy Roddick (3.855 pontos), respectivamente.

            Na Corrida dos Campeões, que leva em conta apenas as competições disputadas na atual temporada, Guga ainda não pontuou. Mello segue como o brasileiro melhor classificado apesar de ter perdido 12 posições - é agora o 71º, com 13 pontos. Já Flávio Saretta subiu 13 postos e é o número 101, com sete pontos.

            O russo Marat Safin, com 200 pontos, manteve a liderança. Hewitt (183 pontos) e Federer (140 pontos) são os segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Rapidinhas...

- Único brasileiro no Mundial da MotoGP, Alexandre Barros expressou seus sentimentos pela morte de Adú Celso, aos 59 anos. O primeiro representante do país a vencer uma prova no campeonato sobre duas rodas no exterior teve uma parada cardíaca no domingo passado. "Em nome de todos aqueles que acompanham e amam a motovelocidade como eu, gostaria de deixar aqui minha homenagem a Adú Celso, que faleceu no último dia 6 de fevereiro, em sua casa em Juqueí, litoral norte de São Paulo. Não há muito a dizer, só a relembrar. Minhas orações estão com ele", falou o piloto, que está na Malásia participando de testes com a equipe Camel Pons.

- O australiano Ian Thorpe, cinco vezes campeão olímpico e dono de três recordes mundiais, não participará do Mundial de Natação de julho, disse sua treinadora, Tracey Menzies. "Neste ano, Ian não disputará os títulos mundiais. Será duro para a equipe e para seus companheiros, mas isso é algo que ele deve fazer se quiser se preparar para os Jogos de Pequim", declarou Menzies a uma rede de televisão australiana.

            Thorpe, de 22 anos, fez um longo descanso depois dos Jogos de Atenas e agora "vai demorar para recuperar a forma", admitiu a treinadora, que, no entanto, não dúvida de que ele será capaz de fazê-lo. "Acho que lhe fez bem este descanso para que ele pudesse crescer como pessoa", acrescentou. O Mundial de natação será disputado em Montreal entre os dias 17 e 31 de julho.

- Os bicampeões olímpicos Torben Grael e Marcelo Ferreira continuam entre os primeiros no Mundial de Star, que está sendo disputado em Buenos Aires, na Argentina. Os dois tripulantes do Brasil 1, o primeiro barco brasileiro na Volvo Ocean Race, terminaram a única regata deste domingo na sexta posição, caindo para a vice-liderança do campeonato. Os dois somam sete pontos perdidos, contra seis dos suecos Freddy Loof e Anders Ekstrom.

- Após 14 anos, o Rio Grande do Norte volta a sediar uma etapa do circuito brasileiro profissional de surf masculino. Em 1991, a grande final da competição foi na Praia dos Artistas e, agora em 2005, o RN vai abrir oficialmente o circuito brasileiro com a realização da Seletiva Petrobras de Surf, entre os dias 24 e 27 de fevereiro, na badalada praia de Búzios, litoral sul do Estado. 176 atletas brigarão pelos R$ 40 mil em prêmios, além da pontuação que contará para o ranking que classifica os melhores para o SuperSurf 2006, divisão de elite do circuito.       

- A Nike vai promover em sete cidades do país a Session Nike SB - um evento para skatistas de todas as idades que quiserem mostrar seu talento em cima das quatro rodinhas. Em cada uma das cidades será montada uma arena com jogo de rampas, palco e arquibancadas. A primeira etapa será neste sábado, em Ribeirão Preto, a partir das 16 horas, em um galpão na Rua Fernando Costa, 58, Campos Elísios. Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo são as outras cidades que receberão o evento.   


Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI