Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
20 / fevereiro / 2005

AUTOMOBILISMO
Principais fatos da semana

- A Fórmula 1 está com os pilotos definidos para a temporada de 2005. A lista dos pilotos que disputarão as provas é a seguinte: FERRARI: 1 - Michael Schumacher (ALE) e 2 - Rubens Barrichello (BRA). BAR-HONDA: 3 - Jenson Button (ING) e 4 - Takuma Sato (JAP). RENAULT: 5 - Fernando Alonso (ESP) e 6 - Giancarlo Fisichella (ITA). WILLIAMS-BMW: 7 - Mark Webber (AUS) e 8 - Nick Heidfeld (ALE). McLAREN-MERCEDES: 9 - Kimi Raikkonen (FIN) e 10 - Juan Pablo Montoya (COL). SAUBER-PETRONAS: 11 - Jacques Villeneuve (CAN) e 12 - Felipe Massa (BRA). RED BULL-COSWORTH: 14 - David Coulthard (ESC) e 15 - Christian Klien (AUT). TOYOTA: 16 - Jarno Trulli (ITA) e 17 - Ralf Schumacher (ALE). JORDAN-TOYOTA: 18 - Tiago Monteiro (POR) e 19 - Narain Karthikeyan (IND); e MINARDI-COSWORTH: 20 - Christijan Albers (HOL) e 21 - Patrick Friesacher (AUT). 

- Alguns pilotos de testes e os que disputarão os treinos livres na 6a feira estão ainda sendo definidos. O próprio Antonio Pizzonia não quer ser piloto de testes da Williams mais uma vez e sinaliza com sua ida para a Fórmula Mundial, nos Estados Unidos. Pedro de la Rosa foi definido como o piloto para as sextas-feiras da McLaren, assim como Olivier Panis (Toyota), Antonio Pizzonia (Williams) - se ficar e Vitantonio Liuzzi (Red Bull).

- Nelsinho Piquet se prepara para enfrentar, a partir de 23 de abril, o maior desafio de sua carreira. O filho do tricampeão Nelson Piquet participará da GP2 Series, categoria criada com o objetivo de preparar pilotos e ser o principal laboratório para a F-1. "Será um campeonato de altíssima qualidade, com grandes pilotos e muita competitividade. Como as corridas serão disputadas nas preliminares dos GPs de Fórmula 1, a visibilidade será enorme e obviamente todo mundo fará o possível para vencer", avalia o piloto. 

            Nelsinho competirá pela equipe Hitech Piquet Sports e terá como companheiro de equipe o também brasileiro Xandinho Negrão, atual campeão da Fórmula 3 Sul-Americana. Em 11 anos como piloto, Nelsinho Piquet foi tricampeão brasileiro de kart (1997,1999 e 2000), campeão da Fórmula 3 Sul-Americana (2002) e tornou-se também o mais jovem campeão de toda a história da Fórmula 3 Inglesa (2004), com 19 anos e dois meses de idade. Também já participou de três testes com equipes de Fórmula 1, dois com a Williams (2003 e 2004) e um com a BAR (2005).

            A GP2, no entanto, marca uma nova etapa na carreira do piloto brasileiro. A categoria tem alta tecnologia e a velocidade dos carros atingem 320 km/h. Será a primeira vez que Nelsinho disputa uma competição com carros dessa potência e com rotina semelhante ao da Fórmula 1, ou seja, com paradas para troca de pneus. "Acredito que tenho tudo para andar entre os primeiros. Tenho uma boa experiência e a Hitech Piquet Sports foi montada com profissionais bastante experientes e preparados", destaca. "Estamos investindo pesado em equipamento de ponta para ter o melhor carro possível e sermos sempre competitivos", completa.

- Em uma das corridas mais disputadas da história da Nascar, Jeff Gordon superou os favoritos Dale Earhardt Jr. e Kurt Busch para conseguir a sua terceira vitória nas 500 milhas de Daytona, a mais tradicional corrida da categoria. Nas últimas nove voltas, o público acompanhou quatro trocas de líderes. Gordon passou Earnhardt a poucos segundos antes de uma bandeira amarela interromper a corrida a três voltas do final. Na relargada, manteve a vantagem e venceu. Em segundo lugar ficou Kurt Busch, campeão do ano passado. Dale Earnhardt foi o terceiro.

Rapidinhas...

- O italiano Giancarlo Fisichella, da Renault, confirmou que será dono de uma equipe de Fórmula 3000 Italiana em 2005, a Fisichella Motor Sport. Mais focado em sua carreira na Fórmula 1, Fisichella deixará o comando do time para o seu empresário Enrico Zanarini. A equipe tem como objetivo revelar novos pilotos italianos que serão anunciados apenas em 23 de março. "Estarei na pista apenas quando estiver livre das minhas tarefas na F-1", disse Fisichella, que pretende levar o novo time à GP2 no futuro. Após correr por equipes pequnas nos últimos anos, Fisichella foi contratado nesta temporada para ser o companheiro do espanhol Fernando Alonso na Renault.

- O russo naturalizado canadense Alex Shnaider, novo dono da equipe Jordan, disse que um empresário de Toronto quer financiar a ida do Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 para a cidade. Segundo Shnaider, a intenção é que a primeira prova na cidade seja disputada em 2006 e que a etapa canadense do Mundial passe a ser realizada alternadamente em Toronto e em Montreal, sede do GP desde 1978.

- Depois de uma semana competindo na etapa do Mundial WQS em Fernando de Noronha (PE), muitos surfistas continuam no Nordeste para participar da estréia da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino no Rio Grande do Norte. O evento vai inaugurar o Circuito Brasileiro de Surfe Profissional de 2005 entre quinta-feira e domingo na Praia de Rio Doce, em Búzios, no município de Nísia Floresta, cerca de 30 km ao Sul de Natal, a capital potiguar. A expectativa é de que aproximadamente 150 surfistas devem participar da competição que vai distribuir 40.000 Reais em prêmios e os primeiros 1.000 pontos no ranking de acesso para o SuperSurf, a divisão principal do surfe nacional. Entre os inscritos, algumas atrações são os ex-integrantes da elite mundial, como o paraibano Fábio Gouveia e o niteroiense Guilherme Herdy, além do atual campeão brasileiro Renato Galvão.

- A equipe de corrida de aventura Oskalunga Brasil Telecom, de Brasília, venceu neste domingo sua primeira prova em 2005. O quarteto formado por Monclair Caetano, Bárbara Bomfim, Guilherme Pahl e Frederico Gall chegou na frente na etapa de abertura do Caloi Adventure Camp, realizada neste domingo em São Luís do Paraitinga, no Vale do Paraíba, a 170 km da capital paulista.

- O uruguaio Leonardo Marquez garantiu o título do 19º Torneio de Verão de Ciclismo, uma das competições mais tradicionais da modalidade no Brasil, encerrada neste domingo (dia 20), em Santos. O campeonato, que reuniu 250 ciclistas de 10 estados e também do Uruguai e da Argentina, teve quatro etapas - todas na Baixada Santista - e valeu pontos para o ranking brasileiro.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI