Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
27 / fevereiro / 2005

AUTOMOBILISMO
O que é a GP2? Como funciona? Saiba tudo aqui...

GP2/2005: Nelsinho Piquet iniciou os testes em Paul Ricard no final de fevereiro e foi um dos mais rápidos em todas as sessões.            A GP2 Series, também chamada nos bastidores de Fórmula GP2, está modernizando o espaço aberto pela extinção da Fórmula 3000 em 2004.  A nova categoria tem como destaque a alta tecnologia e a velocidade dos carros, que chegam a 320 km/h e levam 2,95 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Os modelos terão motor Renault de 600 HPs, chassis Dallara e utilizarão pneus Bridgestone. Será o campeonato de maior visibilidade para quem busca uma vaga na categoria mais importante do automobilismo mundial, já que as provas serão disputadas nas preliminares de todas as etapas da Fórmula 1 na Europa.

A Hitech Piquet Sports, que na primeira temporada demandará investimentos de 1,9 milhão de libras esterlinas (cerca de R$ 9,5 milhões), alinhará uma dupla de pilotos que conquistou nada menos do que três títulos em 2004: Nelsinho conquistou a Fórmula 3 inglesa enquanto Xandinho Negrão foi campeão sul-americano da Fórmula 3 e do Brasileiro de Endurance. 

 

A Hitech Piquet Sports é a única a inscrever dois atuais campeões. Comandada pelos engenheiros Felipe Vargas e David Hayle, o time terá 12 integrantes (com os pilotos) e tem sede em Silverstone, na Inglaterra.

 

Como funciona a categoria, pontuação e demais dados técnicos:

            As equipes estão definidas da seguinte forma: Arden Heikki Kovalainen (FIN) e Nicolas Lapierre (FRA); ART Nico Rosberg (FIN) e Alexandre Prémat (FRA); BCN Ernesto Viso (VEN) e Esteban Guerrieri (ARG); Campos Juan Cruz Alvares (ARG) e Sergio Hernandez (ESP); Dams José María Lopez (ARG) e Fairuz Fauzy (MAL); David Price Ryan Sharp (ING) e Olivier Pla (FRA); Durango Clivio Piccione (MON) e Ferdinando Monfardini (ITA); HiTech Piquet Nelson Ângelo Piquet (BRA) e Xandinho Negrão (BRA); Coloni Gianmaria Bruni (ITA) e Mathias Lauda (AUS); iSport Scott Speed (EUA) e Can Artam (TUR); Racing Engineering Borja García (ESP) e Neel Jani (SUI); Super Nova Adam Carroll (ING) e Hayanari Shimoda (JAP) - a confirmar. 

Mais informações sobre a GP2 em www.gp2series.com


Rapidinhas...

- Fórmula 1: Mark Smith, que começou o ano como diretor-técnico da Jordan e deixou a equipe assim que o grupo Midland o assumiu, é o mais novo contratado da Red Bull. Smith, de 43 anos, será vice-diretor-técnico do time sucessor da Jaguar, um cargo abaixo de Günther Steiner.

- Após três dias de testes em Paul Ricard, foi encerrado na 6a feira, 24.02, os treinos para a GP2, que retorna entre 8 e 10 de março na mesma pista. Os mais rápidos  foram: 1) Ernesto Viso (VEN/BCN), 1min20s137; 2) Nelsinho Piquet (BRA/Hitech Piquet), 1min20s225; 3) Heikki Kovalainen (FIN/Arden), 1min20s301; 4) Olivier Pla (FRA/David Price), 1min20s823; 5) Gianmaria Bruni (ITA/Coloni), 1min20s931; 6) Alexandre Prémat (FRA/ART), 1min21s143; 7) José María López (ARG/Dams), 1min21s211; 8) Adam Carroll (ING/Super Nova), 1min21s222; 9) Neel Jani (SUI/Racing), 1min21s731; 10) Nicolas Lapierre (FRA/Arden), 1min21s784; 11) Juan Cruz Alvarez (ARG/Campos), 1min21s854; 12) Fairuz Fauzy (MAL/Dams), 1min22s269; 13) Clivio Piccione (MON/Durango), 1min22s705; e 14) Can Artam (TUR/iSport), 1min25s699. Xandinho Negrão deu algumas voltas e, segundo a cronometragem extraoficial da Hitech Piquet, virou em 1min22s2d.

- Fórmula 3 japonesa/2005: Durante o Toyota Motorsport Presentation, evento realizado nesta sexta (25), foi anunciada a contratação do brasileiro João Paulo Oliveira para reforçar a Tom’s Toyota no Campeonato Japonês de Fórmula 3 em 2005. O evento contou com as presenças de Ralf Schumacher e Tora Takagi. A Tom’s Toyota, considerada a maior e principal equipe do Campeonato Japonês de Fórmula 3, sentiu a derrota na temporada passada, depois de um domínio por vários anos, quando terminou apenas na quarta posição, com o norte-americano Richard Antinucci. 

- Boxe: No combate que valia o cinturão de peso pesado da Organização Mundial de Boxe (OMB), o britânico Matt Skelton derrotou o argentino Fabio Eduardo Moli por nocaute técnico no sexto round, nesta sexta-feira, 25. A luta, que foi disputada no Centro de Conferências de Wembley, acabou na metade dos 12 rounds previstos por decisão do córner do argentino, de 35 anos, que achou que Moli não agüentaria mais pancadas.

- Futebol: O português José Dominguez, além de ser apontado como uma das esperanças para o meio de campo vascaíno nesta temporada, chega ao clube com status de estrela. Pelo menos é que se supõe após a imprensa portuguesa revelar o salário do jogador: R$ 100 mil mensais.

- Surfe: A terceira etapa do WQS 2005 foi encerrada nesta quarta-feira, 23, com uma decisão 100% havaiana nos tubos de 1,5 a 2,5 metros em Banzai Pipeline, na Ilha de Oahu, no Havaí. Pancho Sullivan faturou o título do 4 estrelas Monster Energy Pipeline Pro, com Brian Pacheco ficando em segundo lugar, Ola Eleogram em terceiro e Evan Valiere em quarto na final. O melhor estrangeiro na competição foi o ex-tricampeão mundial Tom Curren, que parou nas semifinais e terminou em quinto lugar. Como a vitória no Havaí valeu 1.500 pontos, o ranking das 15 vagas para o WCT de 2006 continua liderado pelos dois finalistas do Hang Loose Pro Contest de Fernando de Noronha (PE), com Bobby Martinez na ponta e o cearense Dunga Neto em segundo lugar na classificação geral das três primeiras etapas da temporada.

- Ciclismo: O brasileiro Luciano Pagliarini que atualmente compete pela equipe Liquigas/Bianchi da Itália, após garantir a 6ª colocação no Trofeo Luis Puig na Espanha conquistou nesta quarta, 23 de fevereiro a terceira colocação na segunda etapa da 63ª edição da Vuelta Ciclista a la Comunidad Valenciana, prova de classe 2.1 do ranking do UCI European Tour.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI