Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
02 / janeiro / 2005

AUTOMOBILISMO
Principais fatos da semana

- Rally Paris-Dacar, 3o dia: Granada (ESP) - Rabat (MAR); Distância total: 573 km; Cronometrados: 10 km. Pouca coisa mudou entre as primeiras posições da competição entre caminhões após o terceiro dia de disputa do Rali Dacar, que chegou em terras africanas. Hans Bekx segue com seu modelo DAF na ponta, seguido por Firdaus Kabirov. André Azevedo foi quem ascendeu mais na classificação e chegou ao sexto lugar. O brasileiro, que tem como navegadores seu primo Luiz Azevedo e Mira Martinec, diminuiu 22s da desvantagem que tinha no sábado. Agora, André está 31s atrás de Bekx, com seu caminhão Tatra. 1) Hans Bekx (HOL/DAF), 9min56s; 2) Firdaus Kabirov (RUS/Kamaz), a 9s; 3) Gerard de Rooij (HOL/DAF), a 21s; 4) Jan de Rooy (HOL/DAF), a 24s; 5) Hans Stacey (HOL/MAN), a 25s; e 6) André Azevedo (BRA/Tatra), a 31s. Klever Kolberg está em 21o lugar entre os carros e Jean Azevedo em 30o entre as motos.

- Segundo informou o site "F1 Racing", Frank Williams teria negado que sua equipe vá revelar a dupla de pilotos titulares nos próximos dias. O time convocou uma entrevista coletiva para 6 de janeiro e no dia seguinte fará um evento no Bahrein, onde será revelado o visual do carro que será usado em 2005.

De acordo com o dirigente, em Sakhir será mostrado apenas o layout do carro com o novo patrocínio do Royal Bank of Scotland. É provável, no entanto, que estejam no evento Mark Webber, primeiro piloto, acompanhado de Antonio Pizzonia e Nick Heidfeld, sem que seja revelado qual dos dois será companheiro do australiano. A dupla titular da Williams será revelada dia 31 de janeiro.

- A Minardi decidiu começar o próximo campeonato ainda com o carro usado na última temporada. Sem tempo para construir um modelo de acordo com o novo regulamento, o time alinhará na Austrália, no início de março, o carro deste ano apenas com adaptações às novas regras. "O PS05 deve estrear em Imola, no GP de San Marino", falou Paul Stoddart, dono da equipe. A Minardi continuará recebendo motores Cosworth, a mesma especificação que equipará os carros da Red Bull.

São Silvestre

            O Quênia completou seu domínio na 80ª edição da São Silvestre e fez a dobradinha que não conseguia desde 2000. Depois da vitória de Lydia Cheromei na prova feminina, Robert Cheruiyot garantiu o bicampeonato entre os homens - ele já havia vencido em 2002. Com 44min42s, o queniano ficou longe do recorde da prova, registrado por Paul Tergat, também do Quênia, em 1995, que é de 43min12s, mas melhorou 17s em relação à sua vitória de dois anos atrás.

            A maior esperança brasileira, Rômulo Wagner, passou a ter dificuldades no nono quilômetro e deixou a briga por um lugar no pódio. Quando tudo indicava que nenhum brasileiro chegaria ao pódio, Clodoaldo Gomes da Silva deu uma bela arrancada no final e conquistou o quinto lugar, melhorando sua performance em relação ao ano passado, quando chegou na décima posição.

            Sem a presença do atual campeão, Marílson Gomes dos Santos, que está recuperando a forma depois de ficar seis semanas parado por causa de uma tendinite no tendão de Aquiles, o esperado duelo entre Brasil e Quênia não aconteceu. 

            Já na Consolação, com 1.500 metros disputados, o brasileiro Wendel Cruz chegou a assumir a liderança, no entanto, ele foi o chamado "coelho", que puxa o ritmo para os atletas que lutam pela vitória. Cruz permaneceu na liderança até os 2.500 metros da corrida de rua. Na altura da Av. Ipiranga e já entrando na Av. São João, Roberto Rodrigues assumiu a liderança da prova, e assim como Cruz, imprimia um ritmo muito forte. Na entrada do Elevado Costa e Silva, Rodrigues perdeu a liderança e o pelotão formado por seis corredores assumiu a liderança, entre eles o brasileiro Rômulo Wagner. No entanto, quem ficava a frente do pelotão eram os quenianos Robert Cheruyiot, Lawrence Kiprotich e Stephen Biwott. Chegando aos 20 minutos de prova, o pelotão passou a ter seis corredores, formado pelos quenianos Cheruyiot, Kiprotich, Biwott e Benson Barus, pelo etíope naturalizado australiano Sesay Bezabeh e pelo brasileiro Rômulo Wagner na metade do Elevado Costa e Silva. Apesar das tentativas de ultrapassagem do brasileiro, os quenianos formavam um paredão que impedia a passagem do brasileiro. Ao chegar na Av. Rudge, o brasileiro Rômulo não conseguiu acompanhar o ritmo dos quenianos e acabou ficando para trás já no nono quilômetro. Dessa forma, o único corredor que não era do Quênia era o australiano Sesay Bezabeh, que lutava contra o jogo em equipe dos corredores da África. Na Av. Rio Branco, o queniano Lawrence Kiprotich não suportou o ritmo e ficou para trás do pelotão de frente também. Nesta altura da prova, Robert Cheruyiot assumiu a liderança e abriu uma pequena vantagem para os seus companheiros. No segundo pelotão, o brasileiro Clodoaldo Gomes da Silva ultrapassou o brasileiro Rômulo Wagner. 

            Ultrapassados os 10 km da corrida, os quenianos alternavam-se na liderança e o australiano Bezabeh era o único que continuava próximo da legião africana. Ao chegarem no Viaduto do Chá, Cheruyiot abriu distância do grupo e para o australiano, que ocupava a segunda posição neste segmento da corrida. Já passando o Teatro Municipal de São Paulo e próximo da Av. Brigadeiro Luis Antônio, Cheruyiot passou a abrir vantagem sobre o grupo. Enquanto isso, o brasileiro Rômulo Wagner ficava cada mais longe dos líderes, já Clodoaldo Gomes tentava se aproximar do primeiro pelotão. No final da subida da Av. Brigadeiro, com uma vantagem de 50 metros sobre Sesay Bezabeh, Cheruyiot aumentava o ritmo. No quilômetro 14, Cheruyiot já havia aberto mais de 100 metros para o australiano Bezabeh. Na luta pela terceira e quarta posição, Biwott e Barus travavam uma luta particular.Confira os cinco primeiros colocados da 80ª edição da São Silvestre: 

Rapidinhas....

- Apaixonado por velocidade, Otávio Mesquita vai correr em 2005 como profissional na categoria light da Stock Car, que atinge cerca de 250 km/h. Quando perguntado se a mulher, a apresentadora Janaína Barbosa gostou da novidade, Mesquita não pestanejou. "Ela tem medo, mas sabe da minha paixão pelos carros".

- O finlandês Nico Rosberg, filho do ex-campeão mundial Keke Rosberg, afirmou ao site F1 Racing que deverá disputar a próxima temporada da GP2, categoria que substituirá a Fórmula 3000. Rosberg, que já testou um Williams, espera conquistar bons resultados já no seu ano de estréia na GP2 para conseguir logo uma vaga na categoria máxima do automobilismo, a Fórmula 1. "A equipe BCN é uma opção e terei uma resposta no meio de janeiro", declarou Rosberg.

- O paranaense Ricardo Sperafico realizou testes no feriado de Natal pela equipe Conquest no circuito de Sebring, nos Estados Unidos. Além do brasileiro, o time do ex-piloto Eric Bachelart testou também o francês Romain Dumas. Com passagem pela Fórmula 3000 Internacional, Sperafico esteve ausente das competições oficiais na última temporada.

- O basquete do Rio de Janeiro sofreu mais um abalo no segundo dia do ano. No último, foi definida a "paralisação" do time de Campos, que tem Guerrinha como treinador. Após quatro anos, o atual vice-campeão carioca terá suas atividades suspensas. O Campos não irá nem disputar o Campeonato Brasileiro de basquete, que começa no próximo dia 29.

- O técnico Carlos Alberto Parreira admitiu nesta quarta-feira, em entrevista ao programa "Globo Esporte", da Rede Globo, que Ronaldinho não rende na Seleção Brasileira o mesmo que no Barcelona. Mas, segundo o treinador, não há um problema de esquema tático. "Ronaldinho é um gênio, mas já está no Barcelona há dois anos e conhece o grupo. Aqui ele chega num dia e tem que pegar entrosamento com Ronaldo, Kaká e outros." Parreira reconheceu também que a Seleção ainda está um nível abaixo do que deveria para chegar ao título mundial.

- O Osasco venceu o Volero Zurich na final do Top Volley Internacional (feminino), disputado na Basiléia, na Suíça. Na quarta-feira, 29, o time dirigido por José Roberto Guimarães venceu, de virada, por 3 sets a 1.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI