Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
16 / janeiro / 2005

AUTOMOBILISMO
Principais fatos da semana

- A organização da F-Superfund, que substituirá a F-3000 Européia nesta temporada, anunciou neste sábado (15) que não terá mais seu início em 1º de maio, como estava programado. A prova de abertura aconteceria em Brno, na República Tcheca. A razão pelo adiamento é porque ainda não há a garantia de que todos os objetivos, sobretudo os de padrões de segurança, foram alcançados. Um acidente em dezembro no circuito de Estoril atrasou o projeto de pesquisa e desenvolvimento do chassi.

            "Nós impusemos os mais altos padrões técnicos ao SF-01 e, segurança, confiabilidade e baixos custos são prioridades", falou Martin Schneider, diretor de desenvolvimento da Superfund. Os carros terão potência de 650 hp e velocidade máxima de 300 km/h. Não foi divulgada uma nova data para o início da competição.

- Heikki Kovalainen, vencedor da Corrida dos Campeões em 2004, batendo Michael Schumacher e Sébastien Loeb, correrá na Arden nesta temporada pela nova categoria a GP2. Torna-se, assim, um dos favoritos ao título da primeira temporada da categoria, já que a equipe venceu os últimos campeonatos na F-3000 Internacional. O finlandês terá como companheiro o francês Nicolas Lapierre.

            Kovalainen realizou alguns testes pela Renault no ano passado — o campeão da Super Nissan pertence ao Programa de Desenvolvimento de Pilotos do grupo francês. O chefe da Arden é Christian Horner, que dividirá funções em 2005: ele será chefe de equipe da Red Bull. Por enquanto, pelo lado brasileiro, estarão na Hitech, Nelsinho Piquet e Alexandre "Xandinho" Negrão, respectivamente campeões da Fórmula 3 inglesa e sul-americana de 2004 e aposto que andarão no grupo da frente.

- A A1 GP vai começar sua primeira temporada dia 18 de setembro, em Brands Hatch, na Inglaterra. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (13) pela organização da categoria, durante o primeiro dia de um evento promovido anualmente pela revista inglesa "Autosport".

            "O Reino Unido é muito importante para este esporte, então é ótimo começar a história da A1 Grand Prix por aqui", falou o xeque Maktoum, idealizador da categoria. A categoria pretende realizar uma Copa do Mundo do automobilismo, com equipes representando países. Entre os confirmados estão Grã-Bretanha, Líbano e Malásia.

            O contrato da categoria com os proprietários de Brands Hatch é de três temporadas, o que garante a A1 no circuito até pelo menos 2007.

- Felipe Massa sentiu nesta sexta-feira (14) os reflexos iniciais das mudanças no regulamento que a FIA introduziu para a temporada de 2005. Depois de seu primeiro teste com o C24 em Valência, o brasileiro disse que a perda de pressão aerodinâmica deixou o carro bem mais difícil de guiar.

            "Com a nova aerodinâmica, o carro ficou mais solto, mais arisco, estou freando bem antes do que costumava. É fácil se adaptar a uma mudança que aumenta a aderência do carro; quando se perde grip, como é o caso dos novos carros, é bem mais difícil. Assim como eu, todos os pilotos vão ter de reaprender a dirigir um Fórmula 1", afirmou.

            Apesar das naturais dificuldades de adaptação a um carro com reações bastante diversas daquelas a que estava acostumado, Felipe aprovou a estréia do C24, o primeiro modelo a se beneficiar integralmente do túnel de vento inaugurado pela equipe suíça no ano passado. "Não enfrentamos qualquer contratempo mais sério. O único probleminha foi o superaquecimento da carenagem perto do escapamento, mas rapidamente resolvido. Fora isso, tudo correu bem o dia todo", elogiou.

            Massa disse que o bom início possibilitou ao time avançar nos trabalhos de acerto. "Experimentamos diversas opções de regulagens, não apenas com pneus novos, mas também com usados. Acho que foi um começo bem legal. O carro mostrou ser confiável, e isso será importante neste ano de novidades nas regras. Para um primeiro dia, gostei muito."

            Mesmo apresentando uma análise positiva, o piloto lembrou que é ainda é prematuro projetar o potencial da Sauber para 2005. "Não dá para fazer qualquer comparação, por vários motivos. Ainda temos muito a desenvolver neste carro em termos de acerto e de equilíbrio, e sequer andamos juntos com as outras equipes para saber como elas se encontram. Só vamos descobrir essas coisas mesmo em Melbourne, na abertura do calendário", avisou Massa. No domingo, dará a vez a Jacques Villeneuve.

Rally Paris - Dacar

- Firdaus Kabirov só espera o domingo (17) chegar para comemorar o título do Rali Dacar entre os caminhões. Na etapa que levou os pilotos a Dacar, o russo abriu mais distância para o segundo colocado, Hans Bekx. Agora, a diferença supera três horas.

            A etapa entre Tambacunda e Dacar foi vencida pelo também russo Vladimir Tchaguine, que era líder da competição em seu início. Amanhã, os competidores fazem um pequeno percurso na própria capital do Senegal.

- A França deve fazer dois campeões no Rali Dacar deste ano. Cyril Després tem boa vantagem nas motos e Stéphane Peterhansel tem tranqüilidade maior nos carros. Na especial deste sábado, "Peter" terminou o percurso com destino ao Dacar na quinta colocação. Tem mais de 27 minutos de vantagem para Luc Alphand. O estágio foi vencido por Giniel de Villiers, terceiro no geral.

            A dupla Klever Kolberg/Lourival Roldan completou os 225 km cronometrados na décima posição. Continuam, no geral, na 17ª posição. No Portal Brasil você terá, na seção de Automobilismo / resultados, a classificação completa do Paris - Dacar 2005, além de muitas fotos.

- Jean Azevedo venceu nesta sexta-feira (14) sua primeira especial no Rali Dacar. O brasileiro completou os 529 km cronometrados em 5h10min56s, 10s melhor que David Frétigné. O resultado elevou o piloto da Petrobras Lubrax à sétima colocação geral nas motos.

            André Azevedo definiu a vitória do irmão. "É como ganhar um GP de Fórmula 1". O piloto de caminhão já está no Dacar esperando o término da competição, no próximo domingo (16). "Estou muito orgulhoso do meu irmão e vou aguardar o Jean para estourarmos uma champanhe juntos e comemorarmos este resultado". É a primeira vez na história que um brasileiro vence um estágio do rali.

Rapidinhas....

- Atacado verbalmente por Romário após dizer que o atacante brasileiro já deveria ter pendurado as chuteiras, Pelé pediu desculpas ao jogador neste sábado, 15. Pelé está em Madri, na Espanha, onde receberá um prêmio neste domingo. O "Rei do futebol" irá também acompanhar a partida do Real Madrid contra o Zaragoza, no Santiago Bernabéu.

- Longe da classe laser desde maio de 2002, o velejador João Signorini, o Joca, não esconde a satisfação de competir na Suunto Match Race de Laser, que começou nesta sexta-feira (dia 14/1), em Búzios, no Rio de Janeiro. Representante do Brasil na classe Finn nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, Joca quer, antes de qualquer pressão por resultado, curtir o evento.

- Muito mais do que imagens impressionantes do continente gelado, o pesquisador Jefferson Simões, que atravessou a Antártica por terra até o Pólo Sul geográfico (a pé), retornou nesta sexta-feira (14/1) ao Brasil com muitos dados para serem analisados. O trabalho científico deve durar pelos próximos três anos.

            “Coletamos seis testemunhos de gelo entre 22 metros e 46 metros de profundidade. Atingimos gelo com 350 anos de idade. Além disso, 110 amostras da superfície da neve foram recolhidas”, disse Simões à Agência FAPESP, no dia 12, de Punta Arenas, no Chile.

- A comissão técnica da Confederação Brasileira de Remo deu início na última quarta-feira, dia 12/1, ao processo de liberação dos primeiros remadores que estiveram participando dos trabalhos na concentração que está sendo realizada em Saquarema (RJ). A Confederação Brasileira de Remo convocou 52 novos valores do remo nacional e selecionou, neste primeiro momento, 16 atletas. Este grupo terá a possibilidade de se unir aos atletas da seleção olímpica permanente para a disputa do Campeonato Sul-Americano, em maio. Os remadores que neste primeiro momento não foram aproveitados continuarão sendo observados em seus clubes.

- O 18º Campeonato Brasileiro de Jet Ski será aberto nos dias 22 e 23 de janeiro, em Piçarras, no litoral catarinense. Os melhores pilotos do país estarão iniciando a luta pelo título da mais tradicional competição, que esse ano terá um total de quatro etapas. O evento também definirá os pilotos que defenderão o Brasil, no Campeonato Mundial, que será realizado de 1 a 9 de outubro, em Lake Havasu, no Arizona (EUA).

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI