Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
19 / junho / 2005

AUTOMOBILISMO

- Fórmula 1, GP dos Estados Unidos: Nesse domingo foi disputado o GP dos Estados Unidos em Indianápolis e de forma lamentável apenas 06 (seis) carros largaram. Uma vergonha para o automobilismo. A culpa foi de quem? Da Michelin? Das equipes? Da FIA? O certo é que três pneus estouraram nos treinos (dois na Toyota de Ricardo Zonta e um na Toyota de Ralf Schumacher que acabou batendo forte e por precaução médica impedido de continuar nos treinos e na corrida). A verdade é uma só. A pressão normal dos pneus na fórmula 1 é de 12 libras. As equipes Michelin estavam com dificuldade de aderência e passaram a usar pressão de 6 libras. Os pneus ficavam muito baixos, murchos e qualquer coisa rasgavam nas laterais. A Michelin oficiou as equipes que voltassem a pressão normal, mas a impressão que ficou foi que as equipes descobriram grande desvantagem nessa pista para os Bridgestone (Ferrari, Jordan e Minardi) e houve um boicote. A Michelin, desesperada, enviou novos compostos em caráter de urgência, vindos de Paris - os mesmos compostos utilizados em Barcelona, na Espanha - mas a FIA e as equipes "Bridgestone" não aceitaram pois isso implicaria em vantagem para as equipes "Michelin" que teriam novos compostos. Também a possibilidade de efetuar várias trocas de pneus durante a prova foi levantada e a FIA proibiu, pois nessa temporada não é permitida a troca de pneus, exceto quando furados. Por fim foi solicitada a construção de uma chicane antes da entrada da reta (os carros passam 22 segundos em aceleração máxima, chegando a 340 km/hora no final da reta), mas a FIA também rejeitou. Resultado: do grid de largada os carros equipados com pneus Michelin fizeram a volta de apresentação, foram para os boxes e a largada ocorreu com apenas os seis carros equipados com pneus Bridgestone para frustração do público de 120 mil pessoas que se revoltou com a situação gerando muitas vaias e uma péssima imagem para a categoria que, nos Estados Unidos, perde longe em audiência para a IRL e a Fórmula Mundial, que leva mais público em cada uma de suas etapas do que esta prova da fórmula 1. Os patrocinadores americanos (principalmente da Williams) também não gostaram e os Estados Unidos podem anunciar a desistência de provas de fórmula 1 - imagine o prejuízo causado aos organizadores que, com certeza, terão dificuldades de receber as cotas de transmissão de televisão, de patrocinadores e ainda deverão devolver os ingressos ao público. No fim, a administração da Fórmula Mundial convidou todos que estavam em Indianápolis para assistirem o GP de Cleveland (a 400 km de lá), bastando para isso apresentar os ingressos da fórmula 1. Uma bela atitude e uma boa jogada de marketing...

            Na corrida o que observamos foi uma briga intensa entre Schumacher e Barrichello, que andaram a prova toda juntos. No final, ao sair dos boxes Schumacher dividiu a curva 1 com o brasileiro que foi para a grama para evitar um acidente. Rubinho ficou muito bravo, nem falou com o alemão após a prova, botou "a boca no trombone" e selou seu destino na Ferrari. Provavelmente ele sairá na equipe no final do ano. A atitude de Rubinho foi correta e estava na hora dele "gritar" um pouco e deixar de ser tão subserviente. Jordan e Minardi andaram próximas durante algum tempo e o português Monteiro acabou indo ao pódio merecidamente, apesar do indiano Karthikeyan estar melhor que ele nesse ano até o presente momento.

- A BMW anunciará na próxima quinta-feira, 23, que decidiu comprar Sauber. O fabricante alemão decidiu seguir o conselho do diretor de Motorsport da BMW, o Dr. Mario Theissen, para assumir o comando do time de Peter Sauber. Agora é esperar para ver qual será o próximo movimento da Williams, embora tudo aponte que a equipe de Frank Williams irá mesmo utilizar os motores Toyota, sob o emblema da Lexus em 2006. Essa é uma notícia que significa que a BMW realmente planeja continuar seu projeto na F1, e para isso está adquirindo uma equipe competente e competitiva.

            Nos últimos anos a escuderia suiça vem utilizando os propulssores da Ferrari, rebatizados de Petronas, mas sem jamais ter se projetado como uma das equipes de ponta. A entrada da BMW é a oportunidade de reverter o quadro, e entrar definitivamente no rol das "grandes". A equipe Sauber e a entidade bancária Credit Suisse venderam a maior parte das ações da Sauber Holding, para a empresa alemã BMW. O acordo será efetivado à partir do dia 01 de janeiro de 2006. Ambas partes esperão poder criar uma sólida base para o éxito no esporte, assim como a garantia do futuro da fábrica de 300 empregados que a Sauber mantém em Hinwill. Em 2006, a fábrica alemã terá uma equipe totalmente dirigida por ela mesma. A BMW adquiriu parte das ações de Peter Sauber e até o final de 2008 irá adquirir a totalidade das ações da Credit Suisse. Peter Sauber ainda manterá algumas das suas ações, e irá passar para função de assessor da BMW, retirando-se das suas responsabilidades operacionais.

            A fábrica de Hinwill continuará em atividade, como uma afiliada da BMW Motorsport. Para atingir seus objetivos, a BMW irá ampliar seu quadro de funcionários na Suiça. Peter Sauber comentou durante a conferência, que essa foi a melhor solução para atingir seus objetivos, dentre eles o de possibilitar a equipe uma melhora esportiva, e também salvaguardar a manutenção de Hinwill e dos 300 empregos gerados pela equipe. "A sociedade com a BMW é a garantia da continuidade para Sauber. Por esta razão acho que foi a solução ideal", disse Sauber. "Durante mais de 35 anos estive dirigindo esta companhia, enfrentando várias 'tormentas', e por isso era tão importante para mim, ter a certeza que ela estaria em boas mãos no futuro", finalizou o suiço.

FUTEBOL - Copa do Brasil

            O Paulista conseguiu resistir à pressão de jogar no estádio de São Januário lotado, segurou o empate por 0 a 0 com o Fluminense e ficou com o título da Copa do Brasil. Depois de eliminar equipes da Série A, como Botafogo, Juventude, Internacional, Figueirense e Cruzeiro, a equipe da cidade de Jundiaí não se intimidou diante dos cariocas e ratificou a condição de melhor time da competição.

            Pelo segundo ano consecutivo, um time do interior paulista surpreende um carioca na decisão. Em 2004, o Santo André calou o Maracanã ao vencer o Flamengo por 2 a 0. O Paulista é o primeiro time brasileiro classificado para a Copa Libertadores de 2006. No jogo de ida, a equipe de Jundiaí havia vencido por 2 a 0 e poderia até perder por um gol de diferença no Rio de Janeiro.

RAPIDINHAS ...

- As brasileiras Juliana e Larissa deram, nesta quarta-feira, mais um passo a caminho da final do Campeonato Mundial de vôlei de praia, que acontece em Berlim, na Alemanha. A dupla derrotou as norueguesas Hakedal/Torlen por 2 a 0 (21/16 e 21/13), em 39 minutos, e segue como uma das oito equipes invictas no torneio feminino. O próximo confronto será contra Arvaniti/Karadassiou, da Grécia. Se passarem pelas gregas, Juliana e Larissa já garantem vaga nas quartas-de-final da competição.

- A Jordan vai levar à pista nesta quinta-feira (23) um chassi revisado do EJ15. A versão B do carro será testada pelos dois titulares em Barcelona, Narain Karthikeyan e Tiago Monteiro. O modelo surge depois que a equipe marcou seus primeiros pontos na temporada, procedentes da ausência das sete equipes que usam pneus Michelin no GP dos EUA. A intenção da Jordan é jogar de vez a Minardi para o fundo do grid e passar a brigar com Sauber e Red Bull. "Os resultados são um longo estudo dos problemas que temos com o carro atual", falou Adrian Burgess, diretor-esportivo. "Mudamos o maior número de coisas possível sem desenhar um carro novo", completou. O EJ15B pode já fazer sua estréia no GP da França, no dia 3 de julho.

- O paranaense Tarso Marques vai disputar neste domingo (26) a quinta etapa da F-Mundial em Cleveland. O piloto recebeu o convite da equipe Dale Coyne no início desta semana e o objetivo é poder participar do restante da temporada 2005. Tarso vai substituir o canadense Michael Valiante e terá como companheiro o compatriota Ricardo Sperafico. O líder da temporada 2005 é o francês Sebastien Bourdais, com 106 pontos. A etapa de domingo em Cleveland terá sua largada às 15h (de Brasília). Os treinos começarão na sexta-feira (24).

- O São Paulo saiu na frente na disputa por uma vaga na final da Copa Libertadores ao derrotar o River Plate, por 2 a 0, nesta quarta-feira, no estádio do Morumbi. Os gols da vitória foram marcados pelo meia Danilo e pelo goleiro Rogério Ceni,de penalti (46 gols na carreira!!!). A segunda partida semifinal está marcada para a próxima quarta-feira (30), no estádio Monumental de Nuñes, em Buenos Aires.

- Com a participação confirmada de mais de 150 equipes, será realizada neste domingo, dia 26, a partir das 8h31, a quinta etapa da Copa North de Enduro a Pé - o maior evento do Brasil nesta categoria. A largada e chegada da prova acontecerão nas dependências do camping Colinas de Itupeva, na estrada Itupeva-Indaiatuba, Km 7,5, em Itupeva. Divididos em duas categorias - Graduados (experientes) e Trekkers (amadores) - os competidores percorrerão cerca de 10 quilômetros em um período de até três horas e meia. As equipes com três a seis pessoas cada, representam 40 cidades das regiões de Campinas, Sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e também de São Paulo. Munidas de planilha de navegação e bússola, passarão por trilhas na mata com obstáculos.

- A equipe Central Sul surpreendeu e superou os favoritos no Campeonato Brasileiro de Rafting, conquistando o título do evento. A competição foi realizada entre 17 e 19 de junho no Parque das Laranjeiras, em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, foi marcada pelo altíssimo nível técnico das equipes. A disputa também foi marcada pelo desentendimento entre atletas e organizadores, o que gerou protestos e recursos. Mas isso não deixou a disputa menos acirrada e emocionante. 19 equipes participaram da competição, sendo 15 masculinas e 4 femininas. A equipe Central Sul remou forte e teve uma excelente performance, com três primeiros lugares e uma segunda posição. Com isso, ela superou os favoritos, a equipe Alaya – Bozo d’Água, campeã brasileira da categoria masculina profissional em 2003 e 2004, que representou o Brasil no mundial na Republica Tcheca em Agosto de 2003 e trouxe o bronze para o país. A Alaya – Bozo d’Água ficou em segundo lugar, seguida pela Raft Adventure Team.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI