Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
06 / março / 2005

AUTOMOBILISMO

-
O GP da Austrália de fórmula 1 foi totalmente atípico, porém pudemos sentir os favoritos para a temporada 2005. Como se esperava a Renault, independentemente da sorte de Fisichella, foi muito bem. Fernando Alonso também correu bem, fez a volta mais rápida da prova (6 décimos mais rápido que Schumacher e Barrichello!!!) e ficou em 3o. Rubens Barrichello mostrou que a Ferrari vem bem e deve andar sempre entre os primeiros enquanto a F-2005 não vai para a pista, aliás, fato que já é cogitado pela Ferrari. Ótima prova da Red Bull, com Coulthard em 4o e Klien em 7o (com volta mais rápida que o escocês!!!). A McLaren e a BAR tiveram estréias discretas, bem como a Toyota. A Williams e Schumacher não foram bem apesar do esforço de Mark Webber, que conhece muito bem a pista e acabou em 5o. Gostei do rendimento do indiano Narain Karthikeyan. Apesar do carro ruim, andou próximo do ritmo das demais equipes e, como eu pensava, bem melhor que o português Tiago Monteiro. Acompanhe a fórmula 1 / 2005 aqui no Portal Brasil ==> http://www.portalbrasil.net/2005/esportes/formula1/formula1.htm.

- Na IRL os três brasileiros, estrelas na categoria, foram ao pódio: Tony Kanaan (segundo), Vitor Meira (quarto) e Hélio Castroneves (quinto). A pole foi do rapidíssimo sul-africano Tomas Scheckter. Além desses quatro, merecem destaque para o campeonato: Dan Wheldon, Sam Hornish Jr., Buddy Rice, Dario Franchitti e Scott Dixon. Correndo por fora temos Darren Manning, o surpreendente Tomas Enge, Scott Sharp, Patrick Carpentier e o novato Ryan Briscoe. Tudo sobre a temporada de 2005 você acompanha aqui no Portal Brasil ==> http://www.portalbrasil.net/2005/esportes/irl/irl.htm.

- Fórmula 3 inglesa: Danilo Dirani realizou nesta quinta-feira (3) seu primeiro teste com o novo chassis Lola B05/30, que será usado por sua equipe na temporada 2005 da F-3 Inglesa. O teste aconteceu no circuito de Donington Park, que será sede da primeira etapa do campeonato no dia 3 de abril. "A primeira impressão foi muito boa e fiquei feliz com a performance do carro. Pela manhã, não conseguimos andar muito, porque a montagem do carro ainda estava sendo finalizada e acabei completando apenas cinco voltas, realizando uma espécie de shakedown", contou o brasileiro, de 22 anos.

            À tarde, Dirani completou 50 voltas, mas pelo excesso de categorias presentes, acabou prejudicado. "Isso atrapalhou minha tentativa de dar continuidade nas voltas rápidas e, como não teve cronometragem oficial, não deu para ver muito os tempos. Mas mesmo assim fiquei contente com o resultado e senti que estamos no caminho certo", continuou.

            Danilo volta aos testes na próxima semana. Dirani testa na segunda (7), em Silverstone, e volta à pista na quarta (9), em Snetterton. Campeão da F-3 Sul-americana em 2003, o piloto transferiu-se para o campeonato britânico no ano passado e terminou a temporada na quinta colocação, com 146 pontos, somando duas vitórias, seis pódios e três poles. A nova equipe do brasileiro, a P1 Motorsport, foi vice-campeã em 2004 com o inglês Adam Carroll, atual piloto de testes da equipe BAR na F-1.

Vôlei

            Dirigentes de Brasil e Itália anunciaram, nesta quinta-feira, um acordo que define normas para a transferência de jogadores com idade inferior a 23 anos entre os dois países. O presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Ary Graça, recebeu a visita do presidente da Liga Italiana Masculina de Voleibol, Diego Mosna. Para o dirigente brasileiro, o objetivo da iniciativa é proteger os novos talentos dos dois países.

            "O jogador precisa terminar os estudos e ganhar experiência antes de enfrentar uma transferência de país. Vamos começar a regulamentar isso para dar o melhor tratamento possível aos atletas infanto-juvenis e juvenis dos dois países", disse Ary. A idéia foi concebida durante uma conversa entre os dois presidentes, na Itália. Mosna elaborou os termos do acordo em uma carta de intenções, aprovada por Ary Graça.

            "Este acordo facilitará o desenvolvimento dos jogadores tanto do Brasil quanto da Itália. Queremos manter o voleibol italiano e brasileiro no topo. A Itália tem uma tradição e quer trocar informações com o Brasil, que domina o cenário mundial na atualidade", disse Mosna.

Motociclismo

Valentino Rossi e sua moto para o Mundial de 2005            italiano Valentino Rossi, hexacampeão mundial de Motovelocidade e atual campeão da categoria MotoGP, participou nesta segunda-feira do lançamento da nova máquina da sua equipe, a Yamaha, para a temporada 2005. A estrela mostrou que os adversários terão muito com que se preocupar. No ano passado, no primeiro ano pelo time, ele levou o título mesmo sem ter a melhor moto. Neste ano, ele garante que a YZR-M1 é ainda melhor.

            "Fizemos muitos testes durante a pré-temporada. Ainda não está 100%, mas a máquina e o motor são melhores do que do ano passado", declarou. "Espero conquistar o título de novo com esta nova moto, mas vencer nunca é fácil", completou.

            A Yamaha tem quatro objetivos com a moto de 2005: melhorar o balanço e a estabilidade, aumentar a performance da aceleração e a velocidade máxima, balancear maior desempenho com economia de combustível, e melhorar a durabilidade do conjunto em adaptação aos diferentes circuitos. O norte-americano Colin Edwards também participou da festa de lançamento. "Estou muito feliz pelo fato de haver agora uma etapa nos Estados Unidos, em Laguna Seca. Espero ter um pouco de vantagem nesta prova, mas prometo dar o melhor de mim em cada corrida", disse.

            A temporada 2005 da MotoGP terá abertura no dia 10 de abril, quando será disputado o Grande Pêmio da Espanha, no circuito de Jerez de la Frontera.

Tênis

            Fora das quadras desde setembro de 2004, o brasileiro Gustavo Kuerten continua como um dos tenistas mais populares do circuito mundial. O ex-número um do mundo concorre ao prêmio de jogador favorito dos fãs em eleição anual promovida pela ATP. Pelo site oficial da ATP, os fãs poderão escolher entre Guga, Roger Federer, Gaston Gaudio, Guillermo Coria, Lleyton Hewitt, Marat Safin, Andy Roddick, Andre Agassi, Tim Henman, Jonas Bjorkman, Paradorn Srichaphan, Takao Suzuki, Carlos Moya, Sebastian Grosjean, David Nalbandian e Tommy Haas.

            Os vencedores, em todas as categorias, serão anunciados no dia 22, em Miami. Em 2000, quanto conquistou o Masters Cup de Lisboa, o brasileiro foi eleito também o jogador favorito dos fãs naquele ano. Ainda em recuperação da cirurgia no quadril, Guga também ganhou no ano passado o prêmio Humanitário Arthur Ashe, por suas ações fora da quadra, com o Instituto Guga Kuerten. O brasileiro está neste momento em Santa Catarina se preparando para voltar a competir, a partir de 4 de abril, no Torneio de Valência.

Rapidinhas...

- Tênis: Com o confronto decidido no sábado, o Brasil cumpriu tabela com mais duas vitórias sobre a Colômbia, neste domingo, pela rodada do Grupo 2 do Zonal Americano, equivalente à terceira divisão da Copa Davis. O capitão Fernando Meligeni optou por dar oportunidade aos reservas, que não decepcionaram e fecharam o confronto por 5 a 0. O Brasil pega agora na semifinal as Antilhas Holandesas, que derrotam Bahamas.

- Foi dada a largada para o Campeonato Brasileiro de Motocross 2005. Neste fim de semana - 5 e 6 de março - os principais pilotos do país estiveram reunidos no Centro Educacional de Trânsito Honda, em Indaiatuba (SP), para a primeira das oito provas da temporada. A competição é a mais disputada do calendário da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). Em 2004, contou com 324 participantes e neste ano a expectativa é que o número supere a casa dos 350.

- Teve início dia 04 passado, no Iate Clube do Rio de Janeiro, a primeira competição de vela olímpica, com o objetivo de formar a Equipe Permanente de Vela Olímpica (EPVO) da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM). A equipe é composta por um velejador de cada classe olímpica, no prazo de um ano. Este ano a Pré – Olímpica vem com algumas novidades, a primeira é a disputa do bicampeão olímpico Robert Scheidt pela vaga na classe star, defrontando-se pela primeira vez no Brasil com os também bicampeões olímpicos Torben Grael e Marcelo Ferreira.

- O maior circuito de corridas de aventura do país, Adventure Meeting 2005, terá 37 provas em 12 estados brasileiros, de março a dezembro deste ano. Uma última competição, em local ainda não revelado, irá reunir as equipes que obtiverem a melhor colocação em cada ranking regional. A vencedora será convidada a participar do Try On Team, ao lado de ícones dos esportes radicais, como os alpinistas Waldemar Niclevicz, Vítor Negrete e Rodrigo Raineri, além da Landscape Adventure Team, uma das mais destacadas equipes brasileiras de corrida de aventura, e do piloto de paraglider, Sargento.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI