Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
13 / março / 2005

AUTOMOBILISMO

-
Fórmula 1 / Ferrari: O clima é de incerteza em Maranello. A Ferrari apanhou da Renault na primeira corrida da temporada e conseguiu um segundo lugar graças ao esforço pessoal de Rubens Barrichello. Michael Schumacher, dono de sete títulos mundiais, naufragou, tanto na chuva da primeira classificação, quanto em seu próprio desempenho, abaixo da crítica.

            No dia seguinte à corrida, a equipe, que planejava estrear o carro novo em Barcelona, deu indícios de que anteciparia para o Bahrein. Isso porque Jean Todt, diretor-geral, avisou que o motor de Michael Schumacher não seria trocado - o alemão abandonou na 42ª volta e, para estes casos, é permitida a troca de propulsor. Se colocasse um motor novo para Schumacher correr em Sepang, o alemão teria de usá-lo na Malásia e no Bahrein, impedindo que a a F2005 estreasse em Sakhir - o motor de um modelo não encaixa no chassi do outro.

            Luca Badoer, que testou o novo modelo disse: "Nós não sabemos ainda o potencial do carro, só tínhamos testado sozinhos na Itália e agora viemos para cá (Jerez) para ver seu real potencial", disse Badoer. "O carro é melhor que a F2004M, mas nós saberemos semana que vem o quanto ele é melhor", falou.

- Fórmula 1 / Sauber: Do alto de seus 11 anos de F-1, Peter Sauber franziu as sobrancelhas e ficou sem entender o que aconteceu com Jacques Villeneuve no GP da Austrália. O canadense largou na quarta posição, despencou para nono depois das primeiras curvas e chegou em 13º, a uma volta de Giancarlo Fisichella. Alegou que o carro não tinha aderência alguma. O chefe disse estar decepcionado e mediu as palavras para analisar sua performance: "Estou relutante em fazer algum julgamento, foi a primeira corrida e atípica, não somente para a Sauber", declarou o dirigente. "Prefiro não fazer nenhum comentário, ele foi muito bem na classificação, mas na prova perdeu cinco posições na primeira volta. É desapontador."

            Grande parte da imprensa mundial acredita que Jacques não chega até o fim do ano, embora tenha contrato para duas temporadas. "Villeneuve não disse muita coisa (após a corrida). Em certos momentos, teve problemas com o carro, mas foi só isso que ele disse", contou Sauber.

            A melhor volta do campeão de 1997 foi 0s852 mais lenta que a de seu companheiro. "Não sei explicar a diferença, que é grande, na verdade maior do que parece. Do começo até o primeiro pit-stop, Felipe Massa estava guiando com uma grande quantidade de combustível, diferente dos demais", explicou o suíço.

            O comandante do time que pensava em incomodar as grandes não aprovou o desempenho do C24 em Melbourne e prometeu novas soluções aerodinâmicas para Sepang. "Nós nunca estamos satisfeitos, o carro não está onde queremos. Na próxima prova, na Malásia, teremos componentes novos". 

- Muitos se surpreenderam, mas Mark Webber não. Em sua coluna na revista "Autosport", o australiano escreveu que já esperava por um bom desempenho da Red Bull, apesar de o time vir do fiasco que foi a Jaguar. "É meu antigo time e os caras que estão lá são disciplinados", falou Webber. "Eu vi boa parte do que estava sendo preparado para este ano antes de sair, então sabia que seria um bom carro", contou.

            Webber, em sua primeira corrida pela Williams, terminou em quinto lugar, depois de tentar inutilmente ultrapassar David Coulthard que chegou em quarto. "Nós éramos cerca de sete décimos mais rápidos que a Red Bull, mas não há onde passar em Albert Park", justificou.

- Mundial de Rali, 3a etapa: O norueguês Petter Solberg começou na liderança o Rali do México, terceira etapa do Mundial. O piloto da Subaru completou venceu três dos seis estágios disputados na sexta-feira (11) e tem 20s5 de vantagem para Marcus Grönholm. Solberg vem de uma vitória no Rali da Suécia e ainda conta com a sorte no México. Toni Gardemeister, líder do campeonato, é apenas décimo colocado e Sébastien Loeb, atual campeão, aparece em 14º. Markko Märtin, vice-líder da temporada, ficou em terceiro no primeiro dia.  Depois de 1/3 dias: 1) Petter Solberg (NOR/Subaru), 1h23min56s0; 2) Marcus Grönholm (FIN/Peugeot), a 20s5; 3) Markko Märtin (EST/Peugeot), a 30s9; 4) François Duval (BEL/Citroën), a 33s9; 5) Chris Atkinson (AUS/Subaru), a 50s6; 6) Roman Kresta (TCH/Ford), a 1min16s8; 7) Harri Rovanperä (FIN/Mitsubishi), a 1min19s6;e 8) Daniel Sola (ESP/Ford), a 1min29s3.

GP2 tem pilotos com sobrenomes famosos

            Eles carregam no sobrenome a história do automobilismo mundial, mas querem mostrar que não são "filhinhos de papai" sem talento. Nelsinho Piquet (filho de Nelson), Mathias Lauda (de Niki Lauda) e Nico Rosberg (de Keke Rosberg) estarão juntos neste ano disputando a categoria GP2 Series, a partir de 23 de abril, e já sonhando com a F-1.

            A GP2, que substituiu a F-3000 Internacional, é o último degrau para a F-1. Com 24 pilotos, são grandes as chances de ao menos um chegar à badalada categoria de Michael Schumacher, como aprendiz ou mesmo titular de uma das dez equipes. Neste ano, a GP terá 12 provas disputadas em rodada dupla, sendo 11 delas como preliminares da F-1. A primeira corrida acontece no sábado e a outra no domingo pela manhã.

            Nelsinho, filho do tricampeão mundial, é um dos pilotos mais badalados das categorias de base e conquistou no ano passado o título da Fórmula 3 Inglesa, o que o levou a testar pelas equipes Williams e BAR, de F-1. No novo campeonato, o jovem piloto continuará correndo com parte de sua estrutura, a Piquet Sports, mas contará também com o apoio da Hitech. "Muda um pouco a forma de trabalhar, porque a equipe não é completamente nossa. Mas estamos trabalhando de forma razoavelmente boa. Eu vou para ganhar o campeonato e estou com uma expectativa boa após os bons resultados nos primeiros testes", disse Nelsinho ao Terra Esportes.

            Nico Rosberg, filho do campeão mundial de 1982, Keke Rosberg, irá correr pela ART Grand Prix. O finlandês, que também já testou pela Williams, foi campeão da F-BMW Alemã em 2002 e correu nos dois últimos anos na F-3 Européia. O outro descendente de campeão mundial é Mathias Lauda. O filho do tricampeão Niki Lauda ainda não conquistou títulos importantes e teve passagens discretas nos últimos anos pela F-3000 Internacional e Européia.

            Nelsinho não aponta os filhos dos ex-pilotos de F-1 como os seus principais adversários para a temporada. "O (Ginmaria) Bruni e o (Timo) Glock são os candidatos mais fortes por conhecerem os circuitos", declarou o brasileiro, referindo-se aos ex-pilotos de Minardi e Jordan, respectivamente. Além de Nelsinho o Brasil estará representado por Xandinho Negrão, filho de Xandy Negrão (ex-piloto de Stock Car, dono da Medley Genéricos).

            "Meu projeto nesta nova categoria prevê três anos. O primeiro, agora, será realmente de aprendizado. Quero conhecer ao máximo as pistas, o carro, enfim, toda a dinâmica deste novo campeonato. Em 2006, pretendo conquistar resultados melhores para, em 2007, brigar pelo título e buscar uma vaga na Fórmula 1", disse Xandinho, atual campeão sul-americano de F-3, em entrevista ao Terra Esportes

            A presença de outros brasileiros no futuro pode ser difícil em razão dos elevados gastos da GP2. "O custo é um problema. Uma temporada na GP2 não sai por menos de 800 mil euros. Para os brasileiros vai ser complicado sem apoio, mas temos dois pilotos bem encaminhados como o Lucas di Grassi e o Átila Abreu, que são apoiados por montadoras", disse o jornalista especializado em automobilismo Livio Orichio. A Hitech Piquet tem um orçamento de R$ 9,5 milhões para a temporada com os patrocínios da Autotrac / Cessna AViation / Unibanco / Oi / Medley Genéricos.

Calendário: 

Rapidinhas...

- Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3: A temporada começou ontem, 12 de março, em Curitiba. Saiba tudo sobre os treinos e as corridas no site oficial da fórmula 3 no Brasil, associado do Portal Brasil ==> www.formula3.com.br.

- Os motores vão roncar em Minas Gerais. Os melhores pilotos de off-road do país se enfrentam a partir deste final de semana (12 e 13) na cidade de Patrocínio, interior do Estado, disputando a primeira e segunda etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro. O campeonato nacional será realizado em um circuito de 208 quilômetros, divido em voltas de 52 km. Serão disputadas duas voltas por dia.A disputa será dividida em cinco categorias: A, motos de até 125 cilindradas 2 tempos e até 250 4 tempos; B, acima de 175 cilindradas 2 tempos e de 251 a 650cc 4 tempos ; C, Over 35; D, para motos nacionais; e E, Novatos.

- Quatro dias após conquistar a vaga nos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim-2006, a carioca Isabel Clark, primeira atleta da América do Sul (entre homens e mulheres) a se classificar para uma olimpíada no snowboard, já está de volta às pistas. Nesta quinta-feira, dia 10/3, na etapa de Sierra Nevada (ESP) da Copa do Mundo de Snowboard, Isabel ficou com a 15ª colocação na qualificação e garantiu presença nas finais.

- A Confederação Brasileira de Remo divulgou nesta quarta-feira (09), a lista dos atletas convocados para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Remo, que acontecerá em maio, em Curitiba. Trinta e cinco remadores foram selecionados para participar da competição nas categorias feminino (aberto e peso leve) e masculino (aberto, peso leve e júnior).

- Com a participação de grandes nomes da vela brasileira e de convidados do exterior, a edição de 2005 do Match Race Brasil, competição barco contra barco, foi aberta nesta quinta-feira, 10, no Yacht Clube da Bahia, em Salvador. O comandante Torben Grael, bicampeão do torneio e bicampeão olímpico da classe Star, será novamente a grande estrela da competição, que prossegue até hoje, 13. As outras duas etapas serão disputadas de 19 a 22 de maio, em Ilhabela (SP), e de 15 a 18 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ).

- A Ford arrancou na liderança do Campeonato Mundial de Rally 2005 da FIA, com o Focus RS. Após duas rodadas disputadas, em Monte Carlo e na Suécia, ela soma 20 pontos no campeonato de marcas (três à frente da Peugeot e da Mitsubishi). No torneio de pilotos, seu novo contratado, o finlandês Toni Gardemeister, de 29 anos, lidera com 14 pontos. Nesse final de semana está ocorrendo a terceira rodada, no México.

- Pilotos de parapente do mundo todos começaram o aquecimento para um dos mais importantes eventos do esporte: o Campeonato Mundial de Parapente, que acontece de 14 a 27 de março em Governador Valadares (MG). Após dias de chuvas fortes, o tempo finalmente se abriu na cidade, exatamente uma semana antes do início da competição, permitindo que os pilotos treinassem e se familiarizassem com as condições de vôo na região. Apesar de ter cessado, a chuva intensa dos últimos dias fez com que o nível do Rio Doce aumentasse consideravelmente e alagasse áreas próximas, inclusive o ponto oficial de aterrissagem dos pilotos na Feira da Paz, no centro da cidade. Devido a isso, os pilotos que invadiram o céu da cidade para treinar tiveram que escolher outros locais para pousar.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI