Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
16 / outubro / 2005

AUTOMOBILISMO

- Fórmula 1: O GP da China foi uma demonstração de força da Renault. Além de assegurar o título de pilotos com o espanhol Fernando Alonso, garantiu o de construtores. Na verdade, dessa vez, a McLaren não teve carro nem piloto para acompanhar a Renault. Fisichella teria sido o 2o colocado, caso não fosse ultrapassado nos pit-stops por Kimi Raikkonen (lentidão da Renault) e nem punido por entrar lentamente nos pits prejudicando Raikkonen e Barrichello (isso porque Alonso também estava nos boxes). O italiano fez um drive throught (passar lentamente pelos boxes - com perda aproximada de 15 segundos nessa pista) e reclamou muito pois Raikkonen já havia feito algo semelhante no GP da Bélgica sem punição alguma. Kimi Raikkonen forçou muito no final, acabou a 0"004 do recorde oficial da pista, pertencente a Michael Schumacher em 2004. Pelo visto durante a prova o finlandês foi ajustando o carro (existem diversos controles de ajustes internos) e o carro ficou bem rápido no final. Alonso venceu seguido por Raikkonen, Ralf Schumacher (acabou superando Trulli na pontuação do campeonato, embora durante o ano tenha sido inferior ao italiano), Fisichella, Christian Klien, Felipe Massa (excepcional prova dos dois), Mark Webber e Jenson Button. As decepções foram para Michael Schumacher (bateu em Christijan Albers quando ia para o alinhamento e depois rodou na bandeira amarela, ficando atolado na brita e abandonando), Antonio Pizzonia (muito mal de novo, embora tenha feito algumas voltas rápidas) e Takuma Sato (parece que desaprendeu). O safety car entrou na pista duas vezes (a primeira porque uma tampa de bueiro saiu de lugar, Montoya passou por cima e acabou abandonando pois a mesma danificou sua McLaren e a segunda porque, ao que parece, a roda do indiano Narain Karthikeyan quebrou e ele bateu, na reta oposta, a quase 280 km/hora destruindo completamente sua Jordan,jogando detritos na pista, mas nada sofrendo). Algumas mudanças já certas para 2006: a equipe Minardi acaba (foi adquirida pela Red Bull) e será uma espécie de Red Bull B, devendo ser chamada de Toro Rosso; A BAR agora é 100% da Honda e manterá BAR-Honda ainda em 2006 por força de contrato; A Honda deve entrar também com uma equipe B (um dos pilotos deve ser Takuma Sato). Saiba todos detalhes da corrida ==> CLIQUE AQUI.

Os melhores do ano: 
            Analisei os pilotos baseado no carro que pilotou e equipe, sua experiência na categoria, pneus, velocidade, constância, frieza e estrutura psicológica; os dividi em cinco grupos. Dentro desses grupos selecionei os melhores. Minha experiência de 33 anos de fórmula 1 me dão a certeza de saber avaliar a atuação de cada um deles (pilotos que disputaram pelo menos três provas):

ANTONIO PIZZONIA    CHRISTIAN KLIEN    GIANCARLO FISICHELLA    MICHAEL SCHUMACHER    NICO ROSBERG    VITANTONIO LIUZZI

ANTONIO PIZZONIA, CHRISTIAN KLIEN, GIANCARLO FISICHELLA, MICHAEL SCHUMACHER, NICO ROSBERG E VITANTONIO LIUZZI

Pilotos:
Nível 1: 
1- Kimi Raikkonen (McLaren - o melhor do ano) - 9,7;
2- Fernando Alonso (Renault) - 9,5;

Nível 2:  
3- Jenson Button (BAR) - 8,8;
4- Juan Pablo Montoya (McLaren) - 8,5; 
5- David Coulthard (Red Bull) - 8,3; 
6- Jarno Trulli (Toyota) - 8,3;
7- Christian Klien (Red Bull) - 8,2; 
8- Felipe Massa (Sauber) - 8,2; e 
9- Michael Schumacher (Ferrari) - 8,0;

Nível 3: 
10- Mark Webber (Williams) - 7,8; 
11- Nick Heidfeld (Williams) - 7,7; 
12- Rubens Barrichello (Ferrari) - 7,5; 
13- Giancarlo Fisichella (Renault)- 7,5; e 
14- Ralf Schumacher (Toyota) - 7,5; 
Nível 4:  
15- Christijan Albers (Minardi) - 7,0; 
16- Jacques Villeneuve (Sauber) - 6,8; 
17- Takuma Sato (BAR) - 6,5; 
18- Narain Karthikeyan (Jordan) - 6,5; 
19- Robert Doornbos (Minardi) - 6,3; e 
20- Antonio Pizzonia (Williams) - 6,0; 
Nível 5:  
21- Tiago Monteiro (Jordan) - 5,5; e 
22- Patrick Friesacher (Minardi) - 5,0.

Equipes:
Nível 1: Renault (a melhor do ano) e McLaren;
Nível 2: BAR, Toyota e Ferrari;
Nível 3: Williams, Red Bull e Sauber;
Nível 4: Jordan;
Nível 5: Minardi.

PETER SAUBER SE DESPEDIU DA FÓRMULA 1Piloto-destaque: Christian Klien.
Terceiro piloto (destaques): Pedro de la Rosa (McLaren) e Ricardo Zonta (Toyota).
Equipe-destaque: Red Bull (RBR).
Melhor Chefe de equipe: Flavio Briatore (Renault).
Melhor Projetista: Adrian Newey (McLaren).
Melhor carro: McLaren MP-4/20.
Melhor motor: Toyota.

Autódromos:
Recentes: Kurtkhoy (Turquia); Shangai (China); Shakir (Bahrein); e Hockenheim (Alemanha).
Tradicionais: Spa-Francorchamps (Bélgica); Suzuka (Japão); Interlagos (Brasil) e Monza (Itália).

Melhor corrida da temporada: Suzuka (Japão).

      PETER SAUBER

Fórmula 1 / 2006:
Até aqui estão confirmadas as equipes e pilotos abaixo (e seus prováveis ocupantes das vagas restantes):

Renault (motor Renault e pneus Michelin):
Fernando Alonso
Prováveis: Giancarlo Fisichella / Heikki Kovalainen

McLaren (motor Mercedes-Benz e pneus Michelin):
Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya

Ferrari (motor Ferrari e pneus Bridgestone):
Michael Schumacher e Felipe Massa

Williams (motor Ford e pneus Bridgestone):
Mark Webber
Prováveis: Nico Rosberg / Antonio Pizzonia / Takuma Sato

BMW (motor BMW e pneus Michelin):
Nick Heidfeld
Prováveis: Jacques Villeneuve / Anthony Davidson / Antonio Pizzonia

BAR-Honda (motor Honda e pneus Michelin) -Ex-Sauber
Rubens Barrichello e Jenson Button

Honda Junior (motor Honda e pneus Michelin)
Takuma Sato e Vitantonio Liuzzi

Toyota (motor Toyota e pneus Michelin)
Ralf Schumacher
Provável: Jarno Trulli

Red Bull (motor Ferrari e pneus Bridgestone)
David Coulthard e Christian Klien

Toro Rosso (motor Ford e pneus Bridgestone) - Ex-Minardi
Scott Speed
Provável: Anthony Davidson / Vitantonio Liuzzi

Midland (motor Toyota e pneus Bridgestone) - Ex-Jordan
Prováveis: Christijan Albers / Anthony Davidson / Tiago Monteiro / Takuma Sato / Francky Montagny.

- Indy Racing League (IRL): Dario Franchitti venceu neste domingo (16) a etapa que encerrou a temporada da IRL, no circuito californiano de Fontana. O escocês "recebeu" o primeiro lugar nos metros finais de Tony Kanaan, que garantiu o vice-campeonato. Vitor Meira ficou em terceiro.

            Franchitti e Kanaan andaram juntos a prova inteira, que teve liderança de Tomas Scheckter na primeira parte. Um pit-stop desastrado da Panther acabou tirando o sul-africano da briga pela vitória. Coube ao escocês e ao brasileiro, ambos da Andretti-Green, protagonizar a corrida. Vendo que Tony já garantia o segundo lugar no certame com o segundo lugar, a equipe se esmerou no triunfo de Franchitti para, dependendo do resultado de Sam Hornish Jr., ficar também com a terceira posição na tabela.

            Sempre pelo lado interno da pista, Franchitti manteve-se na frente até a última volta. Nos metros finais, por fora, Kanaan chegou a ficar em primeiro, mas desacelerou para o parceiro ganhar. Foi a quarta vitória de Dario na categoria, para felicidade da esposa, a atriz Ashley Judd. Helio Castroneves acabou em nono. Thiago Medeiros, que faria sua estréia, bateu nos treinos de ontem e não participou da corrida.

            Uma curiosidade: O contato de Danica Patrick e Jaques Lazier em Fontana não ficou somente na pista. Segundo reportam os jornais norte-americanos, a piloto da Rahal-Letterman não se conformou com o acidente entre ambos a poucas voltas do fim, em disputa pela sétima posição, e foi para cima do colega. Lazier afirmou que ela lhe deu um soco quando os dois estavam no carro de resgate minutos após a batida. Para Danica, foram apenas cutucões na testa. "Tivemos uma diferença de opiniões e nós somos emocionais. Se ela disse que ficou dando com o dedo na minha cabeça, deixa quieto", falou Jaques.

            Por meio da assessora, Patrick falou que estava tentando fazer com que Lazier usasse mais a cabeça. Os comissários da IRL vão investigar o caso. Saiba tudo sobre a prova, CLIQUE AQUI.

RAPIDINHAS ...

- O coronel Marinho, que comandava o policiamento nos jogos de futebol em São Paulo, assumiu nesta terça-feira a Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol. O posto vinha sendo ocupado por Francisco Papaiordanou. Logo em seu primeiro dia no cargo, Marinho prometeu mudanças para tentar diminuir o estrago causado na classe por Edílson Pereira de Carvalho e José Danelon, acusados de manipular resultados no Campeonato Brasileiro e no Paulista deste ano, respectivamente.

- Mesmo com a chuva forte no domingo (16), a etapa final do Campeonato Brasileiro de Supermoto teve disputas acirradas. A competição foi realizada no Kartódromo Municipal de Cascavel e reuniu cerca de 30 pilotos, vindos dos mais diversos locais do Brasil. Na principal categoria, a SM1 o vencedor foi o paulista Dado Mosqueto, que após uma disputa intensa e uma queda durante a prova, cruzou a linha de chegada na primeira posição.

- Começa nesta quarta-feira a primeira das três provas que vão transformar o Brasil na grande capital mundial do surfe até o dia 09 de novembro. O primeiro será o Reef Classic 2005 que inaugura a “perna brasileira” de fim-de-ano do Circuito Mundial de Surfe Profissional, na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP). Depois, todos rumam para a Ilha de Santa Catarina, onde de 25 a 30 de outubro será realizado o Onbongo Pro Surfing na Praia Mole, e de 31 de outubro a 09 de novembro o Nova Schin Festival WCT Brasil 2005, móvel pelas principais praias do estado, com sua base principal instalada na Joaquina, também em Florianópolis (SC). Os três eventos distribuirão mais de 1 milhão de reais em prêmios, sendo 75.000 dólares oferecidos no WQS de nível 4 estrelas, Reef Classic, mais 125.000 dólares no 6 estrelas Onbongo Pro Surfing e 270.000 dólares no WCT Brasil 2005. Surfistas de 17 países estarão participando desta última parada antes das etapas finais no Havaí.

- A equipe brasileira masculina que disputou o Mundial de Rafting, no Equador, no último final de semana, conquistou o vice-campeonato mundial de Slalom. Com 264 pontos, o Brasil ficou atrás apenas da Rússia. Apesar de ter conquistado o quinto lugar na classificação geral do Mundial, que reuniu 40 equipes, de 26 países, a equipe levou medalha de prata no campeonato. No primeiro dia de competições a equipe terminou a prova de Sprint em quinto lugar e no domingo em oitavo na prova de Downriver (Descida). A Rússia foi a campeã geral, seguida da República Tcheca, Estados Unidos e Alemanha.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI