Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
04 / setembro / 2005

AUTOMOBILISMO

- Fórmula 1, 15a etapa, Monza (Itália): Com uma ousada estratégia de uma parada, Kimi Raikkonen guiava para um resultado surpreendente no GP da Itália. Uma falha no pneu traseiro esquerdo, porém, obrigou o finlandês a fazer um segundo pit-stop, acabando com as chances do piloto da McLaren. Raikkonen completou em quarto a prova dominada por Juan Pablo Montoya e, com a segunda posição de Fernando Alonso, está agora a 27 pontos do espanhol, que pode ser campeão no GP da Bélgica.

            O resultado de Monza dá a dimensão da enorme superioridade que a McLaren está sendo incapaz de converter em título. Raikkonen fez o melhor tempo da classificação mesmo com um carro pesado, que pararia uma vez. Caminhava para um grande resultado, mas fez um pit não programado. Na volta 45, o finlandês rodou, perdeu o quarto lugar para Jarno Trulli e retomou a posição voltas depois. Depois de tudo isso, terminou a somente 22"7 de Montoya.

            Por pouco a sorte de Fernando Alonso não foi ainda maior. Nas voltas finais, Juan Pablo Montoya teve de diminuir drasticamente o ritmo, já que seu pneu traseiro esquerdo apresentava o mesmo problema que tivera o de Raikkonen. O colombiano completou as últimas três passagens administrando a situação e cruzou a linha 2"4 à frente de Alonso. Giancarlo Fisichella completou o pódio.

            O circuito italiano viu ainda Antonio Pizzonia como um dos destaques deste domingo (4). O brasileiro, que substituiu Nick Heidfeld, fez uma estratégia de atrasar suas duas paradas e, largando em 16º lugar, terminou em sétimo, dando dois pontos à Williams, resultado igual ao que conseguiu na Itália em 2004 - ultrapassou nada menos que 09 (nove) carros já que ninguém abandonou (primeira vez nos últimos 44 anos de fórmula 1). Rubens Barrichello, também com problemas de pneu, não marcou pontos. Saiba mais sobre a prova, CLIQUE AQUI.

- Fórmula 3 sul americana: Diego Nunes garantiu sua primeira vitória na F-3 Sul-Americana neste domingo (4), no encerramento da sexta rodada dupla do campeonato, em Rafaela, na Argentina. O piloto da Bassani completou as 21 voltas da prova em 25'29"219. Alberto Valério foi o segundo colocado e Luiz Razia, terceiro.

            Com o resultado, Alberto Valério se manteve na liderança do campeonato e Marcello Thomaz, que era o líder, agora é vice. Zeca Cardoso, que ganhou a primeira rodada no último sábado, é o terceiro colocado na classificação. Os três primeiros: 1) Diego Nunes (Bassani), 25'29"219, a 150,783 km/h; 2) Alberto Valério (Cesário), a 0"733; e 3) Luiz Razia (Dragão), a 1"118. Classificação: 1) Alberto Valério, 75 pontos; 2) Marcello Thomaz, 66; 3) Zeca Cardoso, 64; 4) João Barion, 42; e 5) Diego Nunes, 40.

FUTEBOL - Brasil se classifica para a Copa do Mundo

            O Brasil está classificado para o Mundial da Alemanha, em 2006. A vaga foi garantida com uma goleada por 5 a 0 sobre o Chile, na tarde deste domingo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Com o resultado, o Brasil encostou na briga pela liderança das Eliminatórias sul-americanas, com 30 pontos, um a menos que a Argentina, e ficará, mesmo se perder os dois próximos jogos, na quarta posição, a última que carimba o passaporte para a Alemanha.

            O quarteto ofensivo montado por Parreira, que diante do Chile contou com Ronaldo, Adriano, Robinho e Kaká, comandou a vitória. Adriano fez três gols. Robinho, que jogou pela primeira vez com a camisa dez - a mesma que Pelé usou - marcou o seu, num lance em que a bola passou por todos os atacantes. O outro gol, o primeiro da Seleção, foi marcado pelo zagueiro Juan, após passe de Kaká.

            O primeiro gol brasileiro saiu aos 11min de jogo. Kaká bateu escanteio da esquerda e Juan se antecipou a Maldonado, cabeceando para o fundo do gol de Tapia. A bola do segundo gol passou nos pés de todo o quarteto. Adriano arrancou pela direita, foi ao fundo e cruzou, Kaká escorou para o meio da pequena área, Ronaldo dominou e ajeitou para Robinho, que bateu e fez um belo gol, aos 21min. Depois disso, Adriano apareceu para dar um show particular diante da torcida que lotou o estádio. Aos 26min, o atacante fez o terceiro. Após receber na esquerda, avançou na grande área, ajeitou e bateu rasteiro, cruzado, no canto esquerdo de Tapia. Três minutos depois, Adriano subiu mais que a zaga chilena na cobrança de um escanteio da direita por Zé Roberto e tocou para o fundo.

            No começo do segundo tempo, Parreira sacou Ronaldo e escalou Ricardinho no meio de campo para cadenciar mais o jogo. O ritmo caiu um pouco, em parte graças à melhora do Chile, que passou a marcar mais e se aproximar da aérea brasileira, mas sem grande perigo. Aos 20min, Roberto Carlos preocupou a torcida, pois teve de ser substituído por contusão. Ao tentar um arremate pela esquerda, foi atingido por Fuentes. As travas da chuteira do chileno fizeram cortes no joelho do brasileiro. Juninho Pernambucano entrou no time e Zé Roberto foi deslocado para a lateral esquerda. O jogo terminaria com a vitória por 4 a 0, não fosse a arrancada de Robinho pela direita, no último minuto da partida. O novo astro do Real Madrid virou para Adriano na esquerda. O artilheiro da partida invadiu e bateu forte para fechar a goleada.

            A Seleção Brasileira continua reunida até terça-feira. A equipe nacional embarca na noite deste domingo para a Espanha, onde fará partida amistosa em comemoração ao centenário do Sevilla.

VÔLEI MASCULINO - Capitão se afasta da Seleção Brasileira

            O levantador Ricardinho pediu dispensa da Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Sul-Americano masculino de vôlei, de 14 a 18 de setembro, em Lages (SC) e foi atendido por Bernardinho.

            O capitão do time justificou o pedido com o assalto à sua casa, em Maringá (PR), ocorrido no dia 29/8, afirmando que teria dificuldades para se concentrar no Sul-Americano por causa do ocorrido. "Pedi dispensa por causa desse problema particular do assalto à minha casa, no qual chegaram a colocar uma arma na cabeça de uma das minhas filhas (Bianca, de dois anos). Minha família está se sentindo muito sozinha. Conversei com todo o grupo e, como capitão, sabia que não era hora de estar aqui", disse Ricardinho. O jogador afirmou que tomou essa decisão para não sobrecarregar o time. "Foi o melhor a fazer para que o grupo trabalhe com a cabeça boa e não fique se preocupando comigo. Todo mundo conhece minha família, sabe como sou ligado a ela. Me reapresentei, até treinei bem, mas minha cabeça está lá (em Maringá)", disse. 

            O técnico da seleção brasileira masculina, Bernardinho, apoiou a decisão do capitão da equipe. "Ricardinho estava enfrentando esses problemas pessoais. Conversou comigo e já estava um pouco mal. Claro que eu gostaria que ele estivesse com o grupo, mas não adianta nada ele estar aqui preocupado e com a cabeça na família", disse.

Substituto

            Para o lugar de Ricardinho, Bernardinho chamou o levantador Rapha, 26 anos, que já estava treinando com a Seleção, como convidado, desde 17 de agosto. Rapha atua no SC Dinamo, da Rússia, desde o ano passado, quando ajudou o time a conquistar seu primeiro título nacional e foi eleito o melhor levantador do Campeonato Russo. Antes, defendeu Ulbra de 2001 a 2004 e o Banespa de 1993 a 2001. Pela Seleção Brasileira juvenil, foi campeão sul-americano em 1998 e bronze no Mundial de 1999.

RAPIDINHAS ...

- Dan Wheldon pode faturar o campeonato na próxima etapa, em Chicago. O inglês tem 79 pontos de vantagem para o segundo colocado, Tony Kanaan. Considerando a quantidade de pontos que cada piloto pode fazer no fim de semana, basta que Wheldon faça 28 pontos a mais que o brasileiro para ser campeão no domingo (11).

- Fontes do site Grande Prêmio informaram que Danilo Dirani assinou contrato com a equipe BAR de fórmula 1 para ser piloto de testes em 2006 e é questão de tempo para o anúncio oficial ser dado pelo time de Brackley. Dirani atualmente disputa sua segunda temporada na Fórmula 3 Inglesa. No próximo domingo Dirani irá competir na World Series como convidado.

- Antonio Pizzonia disputará o GP da Bélgica no próximo domingo (11). De acordo com o comunicado, a equipe quer evitar fazer uma substituição em cima da hora para não fazer com que o brasileiro seja o primeiro a sair para a classificação em Spa-Francorchamps. Os médicos que cuidam de Heidfeld informaram que o piloto ainda não tem condições físicas para participar das atividades de um fim de semana de GP. Nick bateu durante os treinos de duas semanas atrás em Monza, teve uma concussão, dores de cabeça e musculares. Ficou de fora do GP da Itália. Pizzonia entrou em seu lugar e terminou a corrida em sétimo. No domingo, Pizzonia completa 25 anos.


Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI