Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
11 / setembro / 2005

AUTOMOBILISMO

- Fórmula 1, 16a etapa, Spa-Francorchamps (Bélgica): A estratégia da McLaren foi perfeita para montar uma dobradinha e tirar pontos de Fernando Alonso, por conseqüência: Juan Pablo Montoya ficaria na liderança da corrida até a última parada nos pits e a "entregaria" a Kimi Raikkonen para que não fosse delineada uma ordem de equipe. O início do estratagema foi assim, nas condições escorregadias do GP da Bélgica. O fim, não. O colombiano novamente não colaborou e o espanhol só viu sua vantagem cair em dois pontos.

            Raikkonen empatou em número de vitórias na temporada com Alonso, seis cada um. A diferença entre ambos é a regularidade. Enquanto Kimi perdeu pontos importantes em provas como Imola e Nürburgring, sem contar os resultados em que largou atrás por troca de motor, o piloto da Renault foi figura constante no pódio. E é por isso que tem grande chance de levar o título em Interlagos daqui duas semanas. A diferença é de 25 pontos, com trinta em jogo.

            A corrida foi disputada até as voltas finais em piso molhado. Montoya e Raikkonen foram levando a corrida com facilidade e só deixaram de fazer dobradinha em dois momentos. O primeiro foi após a entrada do safety-car pela batida de Giancarlo Fisichella na Eau Rouge — Kimi, aliás, foi inteligente: beneficiado pela bandeira amarela, segurou todo o pelotão na entrada dos pits para que seu parceiro pudesse reabastecer e ele entrar logo em seguida. Nesse momento, Jacques Villeneuve, que não parou, voltou a ter o gosto de andar entre os primeiros, ficando em segundo. E, depois, com o abandono de Montoya.

            Abandono provocado por um acidente com o amigo Antonio Pizzonia a quatro giros do fim do GP. As imagens da TV não foram claras — não se sabe, por exemplo, se Juan Pablo aplicava uma volta ou se o brasileiro da Williams, mais rápido por estar naquele momento com pneus "secos", tentava descontar. O descontentamento do piloto da McLaren só não foi maior que o de Ron Dennis. E na Renault, Flavio Briatore não hesitou em abrir um largo sorriso.

            Felipe Massa e Rubens Barrichello andaram juntos durante o primeiro trecho da prova em Spa-Francorchamps, até chegarem à quarta e quinta posições, respectivamente. Massa, então, resolveu arriscar para os compostos "secos" e aí arruinou sua performance. Tornou aos pits voltas mais tarde para recolocar os intermediários. Acabou na décima posição. Barrichello, na dele, manteve-se na pista e terminou em quinto.

            Jenson Button completou o pódio e Mark Webber foi o quarto. Villeneuve, único a parar uma única vez, terminou em sexto, 0s1 à frente de Ralf Schumacher, que fez a volta mais rápida da prova, outro que poderia até ter brigado pela vitória se não tivesse a mesma idéia de Massa. Tiago Monteiro foi o oitavo. Vale mencionar que Michael Schumacher foi tocado por Takuma Sato após a saída do safety-car. Irritado, foi tirar satisfação com o japonês, que ainda estava no cockpit da BAR. Tomou uma "pedalada" do alemão. Saiba todos os detalhes da corrida, CLIQUE AQUI.

- Indy Racing League (IRL), 15a etapa - Dan Wheldon colocou mais de uma mão na taça ao vencer neste domingo (11) as 300 Milhas de Chicago, 15ª etapa do campeonato. Ajudou o inglês o fato de Tony Kanaan ter ficado apenas na quinta posição, embora tivesse cruzado pouco mais de 0s2 do vencedor da prova. Helio Castroneves foi quem tentou tirar a vitória do piloto da Andretti-Green. A diferença entre ambos foi de apenas 0s013. Sam Hornish Jr. ficou em terceiro. Vitor Meira completou a antepenúltima etapa do certame na sétima posição.

            A prova foi marcada por um forte acidente no começo entre Ryan Briscoe e Alex Barron, envolvendo posteriormente Kosuke Matsuura. O carro do piloto da Ganassi decolou e partiu em três. Briscoe foi para o hospital local com dores nas costas e na cabeça. Estava consciente.

            A vitória elevou Wheldon a 570 pontos — conquistou mais três por ter liderado o maior número de voltas —, abrindo 102 para Kanaan. Ainda há 106 pontos em jogo (53 pelas próximas duas corridas). Acontece que o mínimo de pontos que um competidor marca ao menos ao largar são 12 — a diferença, assim, só poderia cair 41 pontos por prova, 82 pelas etapas restantes. O que significa que basta Dan alinhar em Watkins Glen para ter o título. Saiba mais, CLIQUE AQUI.

- GP2, 20a / 21a Etapas - Spa-Franchorchamps (Bélgica): Treinos: Gianmaria Bruni, ex-piloto da Minardi na F-1, fez a pole para a 20ª etapa da GP2 nesta sexta-feira em Spa-Francorchamps. Bruni, que era da Coloni, não correu em Monza e na Bélgica assumiu a vaga de Ferdinando Monfardini na Durango. Cravou a pole com pista molhada em 2min14s273. O treino que definiu o grid aconteceu sem chuva, mas com o asfalto encharcado pela tempestade que caiu meia hora antes. Nelsinho Piquet fez o quinto tempo e Xandinho Negrão ficou em 19º. Os candidatos ao título, Heikki Kovalainen e Nico Rosberg, largam respectivamente em quarto e 11º. Rosberg chegou a bater no final do treino. Grid de largada: 1) Gianmaria Bruni (ITA/Durango), 2min14s273; 2) Alexandre Prémat (FRA/ART), 2min14s661; 3) Nicolas Lapierre (FRA/Arden), 2min14s708; 4) Heikki Kovalainen (FIN/Arden), 2min14s872; 5) Nelson Ângelo Piquet (BRA/Hitech Piquet Sports), 2min14s885; 6) Scott Speed (EUA/iSport), 2min14s897; 7) Hiroki Yoshimoto (JAP/BCN), 2min15s163; 8) Adam Carroll (IRN/Super Nova), 2min15s174; 9) Giorgio Pantano (ITA/Super Nova), 2min15s229; 10) José María Lopez (ARG/DAMS), 2min15s238; 11) Nico Rosberg (ALE/ART), 2min15s240; 12) Ernesto Viso (VEN/BCN), 2min15s290; 13) Olivier Pla (FRA/DPR), 2min15s725; 14) Clivio Piccione (MON/Durango), 2min15s845; 15) Neel Jani (SUI/Racing), 2min15s869; 16) Fairuz Fauzy (MAL/DAMS), 2min16s434; 17) Giorgio Mondini (ITA/DPR), 2min16s497; 18) Toni Vilander (FIN/Coloni), 2min16s769; 19) Xandinho Negrão (BRA/Hitech Piquet Sports), 2min16s924; 20) Borja Garcia (ESP/Racing), 2min17s166; 21) Juan Cruz Alvarez (ARG/Campos), 2min17s208; 22) Sergio Hernandez (ESP/Campos), 2min17s579; 23) Mathias Lauda (AUT/Coloni), 2min18s498; e 24) Can Artam (TUR/iSport), 2min18s801.

20a etapa (Sábado): Nelsinho Piquet venceu a primeira corrida do fim de semana da GP2 em Spa-Francorchamps. Foi o primeiro triunfo do brasileiro na categoria. Ernesto Visto e Nico Rosberg, o novo líder do campeonato, foram ao pódio também. Os primeiros colocados aproveitaram para fazer sua parada nos pits obrigatória antes da primeira entrada do safety-car na pista. O carro de segurança ainda seria utilizado mais três vezes. Xandinho Negrão chegou em sétimo e obteve seu melhor resultado na temporada. Heikki Kovalainen era nono até a última volta, quando rodou. Culpa da fina garoa no circuito belga. Amanhã acontece a segunda corrida. Final: 
1) Nelson Ângelo Piquet (BRA/Hitech Sports), 26 voltas em 1h08min13s224; 2) Ernesto Viso (VEN/BCN), a 3s049; 3) Nico Rosberg (ALE/ART), a 9s930; 4) Scott Speed (EUA/iSport); 5) Juan Cruz Alvarez (ESP/Campos); 6) Borja García (ESP/Racing); 7) Xandinho Negrão (BRA/Hitech Piquet); e 8) Adam Carroll (IRN/Super Nova).

21a etapa (Domingo): A prova foi interrompida na décima volta por conta de três acidentes, com Ernesto Viso, Hiroki Yoshimoto e Neel Jani. Muitos detritos ficaram espalhados pela pista, que estava bem molhada durante a prova. Só metade dos pontos foram considerados. A vitória acabou ficando com Adam Carroll. Borja García foi o segundo e Scott Speed fechou o pódio. Ainda pontuaram Nico Rosberg, Juan Alvarez e Xandinho Negrão. Nelsinho Piquet ficou longe da zona de pontos (Nelsinho largou em 18o, pois foi punido com a perda de 10 posições no grid de largada em razão de ter tocado em Alexandre Prémat e ter sido considerado culpado pelos fiscais). Rosberg ampliou sua diferença para Heikki Kovalainen na classificação. Ele tem agora 102,5 pontos, contra 99 de Heikki, que ficou fora da zona de pontos. Speed é o terceiro com 66, seguido por Carroll, com 54. Nelsinho é o sétimo com 46 e Xandinho tem 4,5, na 18ª colocação. A rodada dupla do Bahrein encerra a temporada. Final: 1) Adam Carroll (IRN/SuperNova), 10 voltas; 2) Borja García (ESP/Racing), a 17s932; 3) Scott Speed (EUA/iSport), a 34s221; 4) Nico Rosberg (ALE/ART), a 40s776; 5) Juan Cruz Alvarez (ESP/Campos), a 45s549; 6) Xandinho Negrão (BRA/Hitech Piquet), a 45s549; 7) José-Maria Lopez (ARG/Dams), a 46s219; 8) Heikki Kovalainen (FIN/Arden), a 47s888; 9) Olivier Pla (FRA/David Price), a 54s418; e 10) Giorgio Pantano (ITA/SuperNova), a 57s896. Campeonato: 1) Nico Rosberg, 102,5 pontos; 2) Heikki Kovalainen, 99; 3) Scott Speed, 66; 4) Adam Carroll, 54; 5) Alexandre Prémat, 53; 6) Neel Jani, 48; 7) Nelsinho Piquet, 46; 8) Giorgio Pantano, 43; 9) Gianmaria Bruni, 35; 10) José-Maria Lopez, 28; e 18) Xandinho Negrão, 4,5.

Fórmula 3,Campeonato Japonês: João Paulo de Oliveira conquistou neste final de semana com três provas de antecedência o título de Campeão Japonês de Fórmula 3, depois de vencer uma etapa e ter terminado em terceiro na outra da penúltima rodada dupla disputada em Mine. "Finalmente. Agora sim posso dizer, trabalho realizado. Estou orgulhoso de poder levantar essa taça e agradeço a Toms e a Toyota pela oportunidade", comemorou o piloto de 24 anos de idade.

            Para esta conquista, o brasileiro venceu sete corridas, estabeleceu nove voltas mais rápidas e largou oito vezes da pole position. "Esse ano cumpri minha meta e de minha equipe, a Toms Toyota, que estava buscando recuperar o titulo. Agora trabalharei em busca de novas oportunidades no ano que vem. Acredito que continuar no Japão seja uma ótima opção. Por aqui o talento fala mais alto que qualquer outra coisa, por isso vejo maiores chances", acredita João Paulo, que não descarta a possibilidade de correr na equipe brasileira da A1 GP, se for convidado por Ronaldo e Emerson Fittipaldi.

            Oliveira garantiu o seu título no Japão depois de terminar a primeira prova da rodada dupla em terceiro lugar. O brasileiro largou da pole position (a oitava do ano) e na terceira volta a chuva pegou de surpresa os três primeiros colocados, que acabaram rodando. Enquanto João Paulo voltava em nono, o seu único adversário na briga pelo título, Kazuki Nakajima, ficava parado no muro.

            Na 18º etapa João Paulo largou em terceiro e logo na partida assumiu a segunda posição, enquanto que o líder Naoki Yokomizo recebia punição por ter queimado a largada. Com isso, o brasileiro recebeu a bandeirada com a vantagem de oito segundos sobre Nakajima, uma de suas vitórias mais tranqüilas na temporada. "Com a faixa de campeão, eu não tinha mais o que perder. Então, resolvi me divertir e acelerei ao máximo, para não carimbarem a minha faixa e poder comemorar muito no alto do pódio", festejou o brasileiro. Roberto Streit terminou a primeira prova na sexta colocação e a segunda em quinto. A última rodada dupla do campeonato acontece em Motegi, em 19 e 20 de outubro. Final, primeira prova: 1) Jonny Reid (NZL) 20 voltas; 2) Kideki Mutoh (JAP); 3) João Paulo de Oliveira (BRA); 4) Naoki Yokomizo (JAP); 5) Hideto Yasuoka (JAP); e 6) Roberto Streit (BRA). Final, segunda prova: 1) João Paulo de Oliveira (BRA), 20 voltas; 2) Kazuki Nakajima (JAP); 3) Naoki Yokomizo (JAP); 4) Hideki Mutoh (JAP); 5) Roberto Streit (BRA); e 6) Paolo Montin (ITA). Campeonato: 1) João Paulo de Oliveira (BRA), 270 pontos; 2) Kazuki Nakajima (JAP), 197; 3) Naoki Yokomizo (JAP), 180; 4) Hideki Mutoh (JAP), 155; 5) Paolo Montin (ITA), 146; e 6) Roberto Streit (BRA), 131.

AUTOMOBILISMO - FONTE: GRANDE PRÊMIO

TÊNIS - Copa Davis

            O técnico Fernando Meligeni convocou, nesta terça-feira, a equipe brasileira que vai disputar a final do Grupo 2 da Zona Americana da Copa Davis, em Montevidéu, de 23 a 25 de setembro. O capitão chamou Ricardo Mello, Flávio Saretta, André Sá e Gustavo Kuerten. Também vai acompanhar o grupo, para participar dos treinamentos, o juvenil brasiliense Raony Carvalho.

            O grupo terá ainda a presença do técnico Mauro Menezes e do fisioterapeuta Ricardo Takahashi. O embarque do time brasileiro está previsto para o próximo sábado, dia 17. Fernando Meligeni quer chegar com bastante antecedência para iniciar os treinamentos já no domingo, no Carrasco Lawn Tênis, clube onde será jogado o confronto que define o país que sobe para o Grupo 1 da Zona Americana em 2006. 

            A equipe uruguaia também já foi definida pelo capitão José Luis Damiani e contará com Marcel Felder, Pablo Cuevas, Martin Vilarrubi e Federico Sansonetti.

VÔLEI DE PRAIA

            Depois de terminar invicta a fase de classificação, a dupla Pedro Solberg/Tiago perdeu os dois jogos deste domingo e ficou fora do pódio do Campeonato Mundial de vôlei de praia Sub-21, encerrado neste domingo na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A medalha de ouro ficou com Samoilovs e Plavins, da Letônia.

            Os brasileiros, que até então haviam vencido todos os sets, foram derrotados na semifinal por Samoilovs e Plavins. Na disputa do terceiro lugar, acabaram batidos pelos russos Koshkarev e Prokopiev.

            Os letões precisaram de apenas 38 minutos para despachar a dupla nacional com um duplo 21/16. Na decisão, atropelaram os venezuelanos Jackson e Fañe por 21/15 e 21/19. Durante toda a competição, Samoilovs e Plavins perderam apenas um set, ainda na fase eliminatória, diante de outra dupla brasileira, formada por Vinicius e Bruno.

RAPIDINHAS ...

- Altas ondas, manobras ousadas e velocidade. É isso o que promete o HydroTurf Freeride Championship 2005, válido pela quarta etapa do Campeonato Mundial de Jet Ski em Ondas. A competição será disputada nos dias 01 e 02 de outubro em Oceanside, na Califórnia (EUA). Três brasileiros vão representar o país no evento: Ivo Sehn, Dú Nunes e Alexandre Sampaio. Eles ainda terão o reforço do sul-africano James Visser, que está morando no Brasil e brigará por pontos para o país.

- O Match Race Brasil de 2005, competição barco contra barco, que reúne destaques do esporte do país e convidados do exterior, definirá o seu campeão de 15 a 18 de setembro, quando será disputada a terceira e última etapa do torneio, no Iate Clube do Rio de Janeiro, na Baía da Guanabara. Ao contrário das duas edições anteriores, quando o bicampeão olímpico Torben Grael garantiu o título por antecipação, desta vez há grande equilíbrio na competição.


Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI