Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Inteligência Política -
01 / agosto / 2005


SAIBA ESPERAR: NUNCA DECIDA QUANDO EM DÚVIDA

Por Francisco Ferraz (*)


Saber esperar é a prova máxima da sabedoria e o atestado definitivo de um verdadeiro líder.

 

            Na grande maioria dos casos, saber esperar é uma virtude política adquirida pelo exercício da disciplina. É uma virtude que não é inata, que se adquire pelo autocontrole. O impulso mais forte que age sobre um político sempre será o de agir.  Políticos, geralmente, são pessoas agitadas, sempre com pressa, ocupadas, correndo contra o tempo. Ter uma grande quantidade de compromissos torna-se uma obsessão. Significa que ele está desempenhando bem sua função, de que é necessário e de que é importante. Em ação, está "acumulando", parado, está perdendo. Este traço comportamental tende, com o tempo, a levá-lo a encarar a espera, o tempo necessário à reflexão, ao planejamento, como "perda de tempo".

             Em geral, o político prefere agir sobre os fatos, assim que eles ocorrem, e, se necessário, corrigir suas ações posteriormente, do que refletir, planejar e adotar uma estratégia que oriente as suas ações quanto ao seu timing, conteúdo e forma. Por outro lado, a sabedoria política ensina que a maior virtude do político é a prudência. E uma das marcas da prudência é saber esperar e ter paciência para evitar agir impulsionado pela emoção.

            As palavras de Baltasar Gracián(1601/1658), o jesuíta espanhol que, com um realismo que se aproxima de Maquiavel, ensina nas suas máximas as lições para o sucesso na vida real: "Domine a si mesmo que você dominará os outros" e "Caminhe pelos espaços abertos do tempo, em direção ao centro, onde se encontra a oportunidade". É, pois, prudente adquirir a virtude da paciência, a arte de esperar, o hábito de escolher o melhor momento para agir. Nunca parta para a ação se não estiver racionalmente convencido de que é prudente agir. Se você tem dúvidas sobre o sucesso de sua ação, sua dúvida é uma certeza para quem observa, principalmente para o seu adversário.

            Decisões tomadas no calor da emoção costumam deixá-lo mal quando a situação se acalma e volta ao normal. Em situações de dúvida sobre a propriedade e acerto da ação é melhor não agir. Espere o momento em que as dúvidas sejam superadas pelas certezas. "Muitas vezes os remédios agravam a doença. O médico sábio sabe quando prescrever os medicamentos e quando deve evitar prescrever. É preciso habilidade, sabedoria e maturidade para não aplicar remédios à doença, e esperar que a natureza corrija o mal." - Maquiavel

            Há situações em que é melhor deixar passar a tempestade do que tentar agir em meio a ela. Como diz Gracián: "É preciso muito pouco para turvar a água de um córrego, mas não há nada que se possa fazer para deixá-la novamente límpida, a não ser deixando-a quieta". Saber esperar, porém, não é contemporizar com o inevitável, nem tampouco esconder a hesitação e a fraqueza, sob as vestes da prudência. Maquiavel alerta "que não se adiam guerras inevitáveis". E como afirma Churchill, "o contemporizador é uma pessoa que alimenta o crocodilo na esperança de que ele o coma por último". Saber esperar é provar autodomínio, segurança e sabedoria. É a marca da excelência e da superioridade. O atestado definitivo da liderança.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DE SEU AUTOR
MATÉRIA PUBLICADA ORIGINALMENTE NO SITE POLÍTICA PARA POLÍTICOS
FRANCISCO FERRAZ É O EDITOR-CHEFE DO SITE POLÍTICA PARA POLÍICOS


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI