Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Inteligência Política -
01 / fevereiro / 2005

I N T E L I G Ê N C I A      P O L Í T I C A
PRESIDÊNCIA DA CÂMARA EM DESTAQUE
Por Regina Helô (*)


            O deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) lançou esta semana sua candidatura avulsa à presidência da Câmara, partindo para o confronto contra seu partido e o Planalto.
Embora insistisse em afirmar o contrário, em entrevista durante a solenidade, Virgílio deixou transparecer sua inconformidade com o processo de escolha do candidato do PT. Disse que é o candidato do ''novo clero'' e revelou encarnar um projeto independente, sustentado por uma nova geração de deputados ''que não aceita outro tratamento senão o que sai das urnas''. 

            Virgílio se eleito, vai assegurar a governabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ''embora o importante seja a governabilidade do mandato dos parlamentares''. E disse não temer uma punição do PT por acreditar que não está ferindo nenhuma disposição do partido. Ao ser indagado sobre uma possível retaliação do Planalto, Virgílio disse que as informações a respeito do assunto eram repassadas por pessoas desinformadas sobre a realidade da Câmara. 

            A ofensiva iniciada pelo chefe da Casa Civil, José Dirceu, para assegurar a eleição à presidência da Câmara do candidato oficial do PT, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) começou a surtir efeito..Antes de Virgílio Guimarães (PT-MG) se lançar candidato avulso, a direção do PT e a bancada do partido na Casa faziam o movimento até então mais contundente em favor do deputado Greenhalgh. 

            Divulgaram documento subscrito por 87 dos 90 parlamentares petistas, além do presidente do PT, José Genoino, em que reafirmam o apoio ao ''candidato oficial do partido indicado por aclamação da bancada, Greenhalgh'', solicitam ''a todos os parlamentares o voto no candidato'' escolhido pela bancada do PT ''em respeito ao princípio da Proporcionalidade'' e dizem contar com ''a reciprocidade dos demais partidos políticos''. Só não assinam o documento Greenhalgh, Virgílio e Ivo José (MG). 
Em seguida, Genoino disse estar confiante numa vitória de Greenhalgh ainda no primeiro turno da disputa, garantindo que, em 14 de fevereiro, o PT terá um único candidato.

            Na mesma linha, oito dos 11 parlamentares do PT de Minas, reduto eleitoral de Virgílio, assinaram manifesto em apoio ao candidato oficial do PT e disseram esperar que o candidato avulso do partido atenda aos apelos da direção partidária e desista da candidatura. O PT espera neutralizar a candidatura do mineiro. E, embora Genoino negue que esteja se discutindo uma eventual punição a Virgílio, o desligamento do deputado da legenda não está descartado. 


(*) Regina Helô, [email protected], escreveu esta matéria originalmente no site http://www.jbajornaisassociados.com.br/.

PARTE DA MATÉRIA FOI SUPRIMIDA
A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DE SEU AUTOR


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI