Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Inteligência Política -
01 / junho / 2005

AINDA É CEDO PARA A CAMPANHA, MAS NÃO É CEDO PARA COMEÇAR
Este é o momento ideal para você, entre outras coisas, reunir pessoas experientes e qualificadas 
que o apóiam para buscar dados atualizados e informações sobre as diversas áreas da administração.
 

            Este período, em torno de um ano e meio antes da eleição, é uma época muito peculiar. É muito cedo para anunciar sua candidatura e começar o trabalho de proselitismo, mas não é nada cedo para começar a preparar sua campanha. Talvez até você já tenha perdido um tempo precioso. Então, mãos à obra. Por que é muito cedo para fazer a campanha?

            Em primeiro lugar por causa da lei. No Brasil, a lei define com precisão o período de campanha. Ele chega, após os períodos, que também são legalmente determinados, de registro de candidatura junto ao partido, que, por sua vez, depende de convenção partidária prévia e homologação formal pelo Tribunal Eleitoral. Assim, ainda que por decisão pessoal você seja já um candidato, formalmente não o é, e como tal não pode se apresentar nem colher fundos para a campanha.

            Em segundo lugar, por razões políticas e não legais, não é este o momento de fazer campanha. O eleitor ainda não está focado na eleição - que a ele parece um acontecimento remoto - e não vai se interessar por campanhas, candidatos e propostas.

            Também a mídia não vai dar destaque à eleição agora, com tanta antecedência. Ela tem outras pautas a cobrir, que são mais atuais e atraentes, sobretudo as novas administrações estaduais e federal. Portanto, é cedo para fazer campanha, mas como alerta o título desta coluna, não é cedo para começar a preparar a sua campanha.


            Por que não é cedo para começar a preparação?
            
            Antes de tudo, pela simplória razão que este é o único período em que pode-se dizer que "sobra tempo". Como as atividades que mais consomem tempo não podem ser realizadas agora, há uma sobra de tempo que deve ser bem aproveitada pelo candidato precavido. Quando a campanha começar, esta "sobra" vai desaparecer por completo e ser substituída por um "déficit" permanente que não mais poderá ser resolvido. Não esqueça que numa campanha pode se comprar tudo menos o tempo.
            Se, na ocasião da campanha, sofrendo o drama do "déficit", você perceber que está perdendo tempo, fazendo o que poderia ter feito antes dela começar, não apenas você vai se sentir culpado, como merece sentir-se assim. Então será tarde demais e você terá que desviar o limitado tempo que dispõe para o contato com o eleitor para se dedicar a fazer aquilo que podia ter feito meses atrás.

            O que então deve-se fazer nesta fase pré-campanha?
            
            Como regra geral, tudo, absolutamente tudo que pode ser feito agora para uso posterior.

            Preparar plano de governo (projetos de lei e programas de ação para candidatos a funções legislativas):


A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DE SEU AUTOR
MATÉRIA PUBLICADA ORIGINALMENTE NO SITE POLÍTICA PARA POLÍTICOS
FRANCISCO FERRAZ É O EDITOR-CHEFE DO SITE POLÍTICA PARA POLÍICOS


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI