Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- I N T E L I G Ê N C I A      P O L Í T I C A -
01 / novembro / 2005


É MENSALINHO! É MENSALÃO! É o Brasil da Corrupção!
Por Isaac Sayeg (*)


Não é fácil não! É o Brasil da Corrupção!
É! Não é fácil não! É o Brasil da Corrupção!

            Nosso país está mergulhado num mar de corrupção, nossas instituições democráticas estão totalmente apodrecidas por senadores, deputados e vereadores que desonram os votos recebidos e tornam o poder legislativo corrompido. E, analisando este poder no âmbito federal, estadual e municipal vemos compras e mais compras de parlamentares pelo poder executivo, através de empregos dados a pessoas de sua confiança nas autarquias e empresas públicas; mensalões; prática de nepotismo.... Daí perguntarmos: - para que serve o poder legislativo?

            Quanto ao poder executivo a primeira coisa que faz ao tomar o poder público é querer ter maioria dos parlamentares, corrompendo-os de todas as maneiras: - compra deputados da oposição; dá mensalão em questões polêmicas para votação; superfatura obras públicas e pratica mil e uma formas de roubar o povo e se manter no poder. Daí perguntarmos:- Para que serve o poder executivo? Votamos neles para nos roubar? Devemos continuar votando nestes ladrões? Que democracia é esta?

            Lógico que há exceções, parlamentares que honram seu mandato, são os idealistas, tanto é que estão tentando punir boa parte de malfeitores do parlamento, porém, como minoria que são sofrem pressão corporativista e a investigação para valer está difícil de acontecer e, se acontecer, mais da metade do parlamento sofrerá cassação de mandato, e o presidente Lula com certeza sofrerá o impeachment.

            Até o agora ex-presidente da Câmara, o deputado Severino Cavalcanti – PP, está metido no mensalinho segundo denúncia do empresário Sebastião Buani, dono do Restaurante Fiorella que está localizado no Congresso, que disse pagar propina ao mesmo para conseguir prorrogação do funcionamento do restaurante na Casa.

            Com tanta corrupção, o sistema político se encontra comprometido, a lei do Gerson é a quem tem valor para a astúcia destes políticos, querem levar vantagem em tudo, à ética passa muito longe de suas mentes, enganar nosso povo é fácil, é só lhes enviar uma cesta básica, um salário benefício tipo renda mínima e outros assistencialismos, porém, deixam a maioria do povo sem casa digna, sem saneamento básico, sem educação, sem atendimento adequado de saúde – é bem maquiavélico – é bem maquiavélico mesmo - depois é só pedir o voto na eleição ameaçando que o próximo governo vai lhes tirar os benefícios e deixá-los sem comer.

            É por causa da falta do espírito público, republicano, patriótico é que vemos tanta corrupção. É pela falta de transparência das contas públicas, pela falta da interação e fiscalização no setor administrativo público pelas sociedades civis, comerciais, empresariais, sindicais e dos cidadãos é que vemos tanta corrupção.

            Na realidade, só mudaremos nosso país quando tivermos uma democracia participativa onde todas as cabeças pensantes possam colaborar efetivamente num novo organismo de estado, senão a maioria de nosso povo continuará a viver na miséria, e o discurso nos palanques é para boi dormir. ACORDA BRASIL.


(*) Issac Sayeg é Escritor e Jornalista.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DE SEU AUTOR
MATÉRIA PUBLICADA ORIGINALMENTE NO SITE www.jauinfo.com.br 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI