Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- E D I T O R I A L -
Informações & comentários
27 de agosto de 2006

TECNOLOGIA - O governo aposta na biometria - O Ministério da Educação planeja introduzir em metade das escolas públicas brasileiras até o final do ano o controle de presença dos alunos pelo sistema biométrico.

            O Sistema Nacional de Acompanhamento da Freqüência Escolar (SAFE) faz parte do Projeto Presença, que tem como objetivo cadastrar mais de 44 milhões de alunos da educação básica no Brasil. Dentro deste universo, cerca de 25 milhões de estudantes deverão participar do programa por sistemas biométricos, afirma Astrid Schuster, responsável pela operacionalização do SAFE. "Cada escola terá seu sistema, mas sugerimos que o aluno insira o dedo no sensor biométrico para registrar sua chegada logo que chega ao colégio", afirma Schuster.

            Graças ao cadastramento das crianças, que servirá como base para o Censo Escolar 2007, o governo controla o pagamento às famílias de verbas de incentivo a partir da freqüência do aluno. O primeiro teste vem sendo realizado no município de Capão da Canoa, no Rio Grande Sul, atingindo 9 mil alunos em 15 escolas públicas.

            O outro projeto, ainda que mais em longo prazo, deverá ter alcance maior que as 25 milhões de crianças envolvidas com o SAFE: a votação eletrônica com biometria deverá atingir, segundo planos do TSE, toda a base eleitoral brasileira, estimada em 125 milhões de eleitores. Programado para começar em 2008, o sistema de votação com biometria usará a impressão digital do eleitor, por um sensor conectado à urna, para evitar fraudes de eleitores fantasmas. Após entregar o título eleitoral ao mesário, o eleitor registra o dedo no sensor biométrico, que desbloqueia ou não a urna eletrônica para seu voto. "Como autentica a digital do eleitor com seu título eleitoral, a biometria barra votos com títulos alheios, como de alguém que morreu ou de um amigo", afirma Carlos Alberto Pádua, vice-presidente de tecnologia da Diebold Procomp.

Mesmo que os primeiro protótipos de urna eletrônica com sensores biométricos já estejam prontos, o Tribunal Eleitoral Superior (TSE) pretende introduzir os aparelhos no pleito apenas em 2008, segundo Athayde Fontoura Filho, diretor-geral do órgão. Na ocasião, serão usadas 25 mil urnas em colégios eleitorais selecionados, o que representa menos de um décimo dos 430 mil aparelhos distribuídos pelo Brasil. Mesmo com a baixa parcela de urnas biométricas disponíveis em um período consideravelmente curto, o projeto não está tão encaminhado como parece. A troca do título eleitoral pela impressão digital do eleitor pode atrasar ainda mais, segundo Fontoura, pela falta da principal matéria-prima de um sistema biométrico: o registro da digital do usuário.

            Para que o sistema funcione, é preciso montar um banco com as impressões digitais de três dedos de cada eleitor, o que implica em uma lei formulada pelo Congresso e verba liberada pelo governo, afirma. "Não existe nem uma coisa nem outra ainda", revela Fontoura. Antes do investimento para a troca todo o parque de urnas convencionais pelas biométricas, estimado em 1 bilhão de reais pelo TSE, Fontoura lista necessidades mais urgentes para o sistema eleitoral brasileiro, como adquirir identificações para mais de 30 milhões de eleitores sem título.
FONTE:
IDG Now!, Guilherme Felitti, 30 de agosto de 2006

TECNOLOGIA II - INPI anuncia projeto para informatizar registro de marcas - "A idéia é transformar o INPI em um instituto sem papel", afirmou ele, durante o 26º Seminário Nacional da Propriedade Intelectual, que começou na segunda-feira (28/8). O evento prossegue até esta quarta-feira.

            A primeira etapa desse processo, segundo Jaguaribe, é a implementação do sistema e-marcas. Parte do sistema e-INPI, o e-marcas servirá para prestar serviços ou emitir atos processuais relativos a registros ou pedidos de registro de marcas eletronicamente. Desenvolvido em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o sistema está em fase de testes. "O e-marcas facilitará o registro de marcas no Brasil. Assim, vamos reduzir tanto o número de registros acumulados e não processados, como o período de tempo necessário para se obter uma resposta", garantiu o presidente do INPI.

Jaguaribe também afirmou que, no caso de marcas, o prazo para concessão será reduzido de mais de seis anos para menos de 12 meses. Isso a partir de 2007. Já os pedidos de patentes realizados a partir do próximo ano serão atendidos em quatro anos e meio. Para atender às demandas, o presidente do INPI informou que o instituto já realizou concursos para a contratação de novos funcionários. Na área de marcas, por exemplo, o número de funcionários aumentou de 40 para 100 e na área de patentes, de 105 para 350.

O presidente da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), Gustavo Leonardos, afirmou que os avanços tecnológicos realizados pelo INPI são positivos. "Perde-se um dos meios para exercitar o pedido de registro de marcas, mas, por outro lado, é oferecido um novo." Sobre as contratações de pessoal, Leonardos chama a atenção para a importância de se ter salários adequados e treinamento para esses novos funcionários.
FONTE:
Tiinside, 29 de Agosto de 2006

POLÍTICA INTERNACIONAL - China e Brasil avançam nas negociações - O Brasil e a China têm a "responsabilidade" de defender, em conjunto, os interesses dos países em desenvolvimento disse o presidente do Comitê Permanente da Assembléia Popular Nacional da China, Wu Bangguo, durante encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros. Além de experiências históricas "semelhantes", observou, os dois países têm visões convergentes sobre temas internacionais.

            - Defendemos a democratização das relações internacionais e a constituição de um mundo multipolar, com respeito à diversidade cultural - afirmou Wu, que foi acompanhado até o gabinete de Renan pelo presidente da Câmara, Aldo Rebelo.

            Além de defender uma atuação conjunta em defesa dos países em desenvolvimento, nos fóruns internacionais, Wu Bangguo elogiou o atual estágio das relações bilaterais. Ele antecipou aos presidentes das duas Casas do Congresso que anunciaria à tarde, durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a aquisição pela China de 100 aviões Embraer, além de diversos outros acordos.

            A aquisição dos aviões brasileiros, que vão operar em linhas regionais, atende a uma das exigências feitas pelo governo brasileiro para reconhecer a China como economia de mercado - o que dificulta a imposição de sanções a produtos chineses. O gesto também pode ser interpretado como uma resposta do governo chinês à decisão da Embraer de montar uma fábrica em território chinês. Segundo informou o presidente da Assembléia Popular, dez aviões Embraer serão fabricados neste ano na China.

            Segundo homem na hierarquia política chinesa, Wu Bangguo apontou a cooperação técnica e científica como "ponto brilhante" do relacionamento bilateral. Ele citou como exemplo o lançamento de dois satélites binacionais e anunciou que a cooperação espacial entre os dois países vai continuar.
FONTE:
Agência Senado

FINANÇAS - Brasileiros tem feito menos compras a prazo - Os pagamentos com cheques à vista cresceram no Brasil no mês de julho. Estudo da Telecheque, empresa especializada na concessão de crédito, mostra um aumento de 11,82% nas transações à vista em comparação com as realizadas em julho de 2005. Nesse período, do volume total em reais transacionado com cheques, os pagamentos para compensação imediata representavam 27,74% dos efetuados. Já em julho de 2006, as compras com cheques à vista chegam a representar 31,02% do montante total.

            "O mercado passou por uma mudança brusca com relação aos prazos de pagamento no último ano. O varejo incrementou as ofertas com parcelamentos a perder de vista, e isso contribuiu para que o consumidor se endividasse e perdesse o controle de sua real situação financeira. A atual redução dos prazos nas compras com cheques demonstra que o consumidor está um pouco mais cauteloso e preocupado em não assumir dívidas muito longas, principalmente com a proximidade das compras de final de ano", explica José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da Telecheque.

            Os pagamentos com cheques pré-datados caíram 1,47% no País na comparação mensal e 4,53% na anual. O índice de pré-datados em julho de 2006 foi de 68,98%.

            O Estado que apresentou maior percentual de cheques à vista foi Alagoas, com índice de 62,25%. O Estado registrou crescimento desse tipo de transação de 6,30% em relação a junho (58,56%) e de 79,39% no comparativo com julho do ano passado (34,70%). Alagoas também foi o Estado que apresentou maior aumento das transações pré-datadas quando se compara julho deste ano com o mesmo período de 2005.

            Na segunda posição despontou Goiás. Do total dos pagamentos com cheques realizados no Estado, 45,92% foram efetuados à vista. No entanto, esse indicador de cheques à vista representou queda tanto na variação mensal como na variação anual. Em comparação com junho (51,07%) a queda foi de 10,08% e frente a julho de 2005 (48,16%) houve baixa de 4,65%.

            O terceiro colocado em volume de transações à vista foi a Paraíba, com indicador de 41,23%. Nesse Estado houve acréscimo dos pagamentos à vista de 14,34% em comparação com junho (36,06%) e de 13,77% em relação ao mesmo período do ano passado (36,24%).
FONTE:
Invertia

DIVERSÃO - Quiz Brasil - O Quiz se manteve estável durante toda semana. Ele está ligado no servidor de backup já que o servidor titular ainda está em testes para a implantação de diversos sistemas que iremos inserir no jogo em breve. Ainda não estamos operando com 100% de capacidade e praticamente todos os bugs já foram resolvidos. Estamos desenvolvendo parcerias de forma a tornar o Quiz ainda mais divertido e emocionante. O Quiz Brasil tem a maior base de dados de jogos de quiz do Brasil!!!

         Dando continuidade ao histórico do jogo segue abaixo um resumo com alguns dados do mesmo, lembrando que o forum e a comunidade do Orkut continuam firmes e fortes:

Forum: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php 

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=747192

      Para participar desse divertido desafio o download e as informações são obtidas nesse endereço: http://www.portalbrasil.net/quizbrasil/http://www.portalbrasil.net/download.htm.  
Abaixo apresentamos uma tabela onde se demonstra o crescimento do QuizBrasil, lançado em 28.11.2004,  decorrer desse período:

Dia Perguntas disponíveis Crescimento (*) Jogadores cadastrados Crescimento (*)
27 / agosto / 2006 46.868 + 1,38% 2.266 + 3,23%
20 / agosto / 2006 46.226 + 1,88% 2.195 + 1,76%
13 / agosto / 2006 45.372 + 4,84% 2.157 + 3,40%
06 / agosto / 2006 43.274 + 1,76% 2.086 + 1,16%
30 / julho / 2006 42.522 + 5,77% 2.062 + 3,87%
23 / julho / 2006 40.200 + 4,60% 1.985 + 2,47%
16 / julho / 2006 38.432 + 1,79% 1.937 + 0,78%
09 / julho / 2006 37.756 + 5,02% 1.922 + 4,17%
02 / julho / 2006 35.950 + 5,91% 1.845 + 3,65%
25 / junho / 2006 33.941 + 4,89% 1.780 + 2,06%
18 / junho / 2006 32.356 + 1,48% 1.744 + 0,81%
11 / junho / 2006 31.884 + 22,11% 1.730 + 4,46%
04 / junho / 2006 26.109 + 75,06% 1.656 + 4,08%
28 / maio / 2006 14.914 - 1.591 -
21 / maio / 2006 Em manutenção periódica
14 / maio / 2006 Em manutenção periódica
07 / maio/ 2006 Em manutenção periódica
30 / abril / 2006 49.162 + 3,05% 2.055 Revisado
23 / abril / 2006 47.704 + 5,06% 2.203 + 2,03%
16 / abril / 2006 45.404 + 3,59% 2.159 + 2,71%
09 / abril / 2006 43.827 + 6,56% 2.102 + 2,88%
02 / abril / 2006 41.129 + 117,77% 2.043 + 0,19%
26 / março / 2006 18.886 (*) (*) 2.039 + 3,50%
19 / março / 2006 191.648 + 0,41% 1.970 + 2,07%
12 / março / 2006 190.861 + 0,21% 1.930 + 5,75%
05 / março / 2006 190.461 + 0,24% 1.825 + 3,39%
26 / fevereiro / 2006 190.399 + 0,13% 1.765 + 1,84%
19 / fevereiro / 2006 190.138 + 0,34% 1.733 + 2,12%
12 / fevereiro / 2006 189.495 - 1.697 + 1,73%
05 / fevereiro / 2006 189.495 + 0,31% 1.668 Revisado
29 / janeiro / 2006 188.896 - 1.927 + 3,10%
22 / janeiro / 2006 188.896 + 0,05% 1.869 + 4,82%
15 / janeiro / 2006  188.802 - 1.783 + 2,64%
08 / janeiro / 2006 188.802 - 1.737 Revisado
01 / janeiro / 2006 188.802 - 2.020 + 1,10%
25 / dezembro / 2005 188.802 + 1,26% 1.998 + 5,10%
18 / dezembro / 2005 186.449 + 1,11% 1.901 + 4,10%
11 / dezembro / 2005 184.387 + 1,53% 1.826 + 1,84%
04 / dezembro / 2005 181.601 + 1,05% 1.793 Revisado
27 / novembro / 2005 179.708 + 1,46% 2.115 + 2,32%
20 / novembro / 2005 177.108 + 1,01% 2.067 + 1,17%
13 / novembro / 2005 175.335 + 0,74% 2.043 + 3,54%
06 / novembro / 2005 174.041 + 0,56% 1.973 Revisado
30 / outubro / 2005 173.069 + 0,73% 2.359 + 0,89%
23 / outubro / 2005 171.801 + 0,87% 2.338 + 2,05%
16 / outubro / 2005 170.311 + 0,92% 2.291 + 2,38%
09 / outubro / 2005 168.755 + 2,16% 2.238 Revisado
02 / outubro / 2005 165.172 Revisado 3.113 Revisado
07 / agosto / 2005 165.874 + 1,16% 3.568 + 1,65%
31 / julho / 2005 163.957 + 1,21% 3.510 + 1,12%
24 / julho / 2005 161.981 + 1,70% 3.471 + 2,14%
17 / julho / 2005 159.269 + 1,24% 3.398 + 1,94%
10 / julho / 2005 157.309 + 1,65% 3.332 - 10,74% (*)
03 / julho / 2005 154.744 + 1,51% 3.736 + 1,93%
26 / junho / 2005 152.437 + 0,76% 3.665 + 1,49%
19 / junho / 2005 151.283 + 0,80% 3.611 + 0,95%
12 / junho / 2005 150.072 +1,59% 3.577 + 1,53%
05 /junho / 2005 147.717 + 1,23% 3.523 - 6,37% (*)
29 / maio/ 2005 145.909 + 0,95% 3.763 + 1,51%
22 / maio / 2005 144.530 + 0,77% 3.707 + 1,36%
15 / maio / 2005 143.422 + 1,36% 3.657 + 1,21%
08 / maio / 2005 141.485 + 1,10% 3.613 + 2,90%
01 / maio / 2005 139.942 + 0,65% 3.511 + 1,82%
24 / abril / 2005 139.037 + 0,62% 3.448 + 3,69%
17 / abril / 2005 138.176 + 0,85% 3.325 + 2,11%
10 / abril / 2005 137.104 + 0,83% 3.256 + 1,90%
03 / abril / 2005 135.974 + 1,36% 3.195 + 5,02%
27 / março / 2005 134.145 + 1,15% 3.042 + 2,35%
20 / março / 2005 132.618 + 1,23% 2.972 + 3,33%
13 / março / 2005 131.004 + 1,77% 2.876 + 2,93%
06 / março / 2005 128.725 + 1,55% 2.794 + 3,82%
27 / fevereiro / 2005 126.749 + 1,98% 2.691 + 4,30%
20 / fevereiro / 2005 124.279 + 4,25% 2.580 + 3,78%
13 fevereiro / 2005 119.183 + 3,36% 2.486 + 5,60%
06 fevereiro / 2005 115.303 + 2,88% 2.354 + 5,41%
30 / janeiro / 2005 112.073 + 3,91% 2.223 + 7,30%
23 / janeiro / 2005 107.848 + 2,04% 2.081 + 6,82%
16 / janeiro / 2005 105.690 + 3,26% 1.948 + 5,48%
09 / janeiro / 2005 102.352 + 2,02% 1.838 + 8,50%
01 / janeiro / 2005 100.319 + 34,47% 1.694 + 7,69%
26 / dezembro / 2004 74.601 + 14,44% 1.573 + 11,24%
19 / dezembro / 2004 65.185 + 14,13% 1.414 + 15,71%
12 / dezembro / 2004 57.112 + 18,41% 1.222 + 13,78%
05 / dezembro / 2004 48.229 + 26,98% 1.074 + 25,02
28 / novembro / 2004 37.980 + 4,87% 859 + 46,83%
21 / novembro / 2004 36.225 - 585 -

Semana que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI