Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- E D I T O R I A L -
Informações & comentários
30 de julho de 2006

POLÍTICA & TRIBUTOS - Supersimples pode ser aprovado em setembro - O ex-presidente da comissão especial que analisou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Projeto de Lei Complementar 123/04), deputado Carlos Melles (PFL-MG), disse na última quarta-feira, 26, que os principais partidos chegaram a um entendimento com o governo para que a proposta seja votada pelo Plenário da Câmara no esforço concentrado marcado para a primeira semana de setembro. A proposta cria o chamado Supersimples. Melles fez o anúncio durante audiência pública sobre o projeto, promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Segundo Melles, o governo quer aprovar a matéria porque "tem a percepção de lucro político", enquanto para o Congresso Nacional a aprovação representaria um "contraponto favorável" após o desgaste provocado pelas denúncias de corrupção que atingem grande número de parlamentares.

Legitimidade
            Na avaliação de Bruno Kuick, gerente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto deve ser votado porque tem ampla legitimidade. "Essa proposta foi debatida, ao longo de três anos, por mais de 60 mil pessoas em entidades empresariais e sindicais", observou Kuick, que participou da audiência como convidado. A conseqüência principal da nova lei, segundo o representante do Sebrae, é que o Estado vai agir como único ente nas suas relações com as empresas. Atualmente, as empresas são obrigadas a tratar ao mesmo tempo com a União, com os estados e com os municípios, e a pagar impostos nestas três esferas. Com a futura lei, as empresas vão tratar com um Estado único, e todos os procedimentos serão simplificados, com economia de custos, de impostos e de burocracia.

Mais crescimento
            Outro participante da audiência foi o relator do projeto, deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). Ele disse que as principais vantagens da proposta serão a redução da burocracia e a simplificação das normas tributárias. Segundo Hauly, nos últimos 25 anos o Brasil cresceu 58% abaixo da média da renda per capita mundial. "Isso acontece porque temos um modelo equivocado, uma carga tributária muito pesada e um excesso de burocracia", sustentou o deputado, acrescentando que o tempo médio para formalizar uma pequena empresa no Brasil atinge 142 dias, enquanto em outros países ele varia de cinco a 20 dias.
"A lei corrigirá essa situação e será um instrumento importante para o crescimento da economia brasileira", completou Hauly.

Redução da informalidade
            O deputado Carlos Melles explicou que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa ajudará a reduzir a informalidade na economia brasileira, pois incluirá no regime de tributação simplificada diversos setores - entre eles o da construção civil, que possui cerca de três milhões de trabalhadores na informalidade, segundo dados das entidades empresariais. Outras atividades, como as de contadores, corretores de imóveis, academias de ginástica, escolas de língua e empresas de assistência na área de informática também serão contempladas pelo Supersimples.

POLÍTICA & APOSENTADORIA - Reajuste dos aposentados pode ser decidido em nova MP - O governo deve editar, até a próxima semana, uma nova medida provisória concedendo reajuste de 5% nos benefícios dos aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo. A informação foi dada nesta quarta-feira pelo líder do PT, deputado Henrique Fontana (RS). Desde abril deste ano, a MP 291/06 concede esse mesmo reajuste aos aposentados. O problema é que a falta de acordo entre a base governista e a oposição impede a votação da matéria na Câmara, e a MP perderá a validade no próximo dia 10. Ou seja: será necessário editar uma nova MP para que os aposentados não fiquem sem o aumento.

Índices
            Na quarta-feira passada, 26, não houve acordo no Plenário para votar a matéria. A oposição quer um reajuste de 16,67% — mesmo índice de aumento do salário mínimo —, mas o governo alega que não há recursos na Previdência para bancar esse valor. Como a MP 291/07 é a primeira das sete medidas provisórias que trancam a pauta, nenhuma outra matéria foi votada durante o esforço concentrado desta semana. O próximo período de esforço concentrado acontecerá em setembro.

POLÍTICA & RADIODIFUSÃO - Câmara aprova 16 novas concessões - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou ontem 16 projetos de decreto legislativo que autorizam ou renovam concessões de serviços de radiodifusão em vários estados. As propostas, da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, serão analisadas agora pelo Senado. As concessões são as seguintes:

ALAGOAS
Associação Comunitária Beneficente Acácia Branca - Palmeira dos Índios

DISTRITO FEDERAL
Associação dos Candangos do Paranoá - Paranoá

GOIÁS
Associação Comunitária Crixás para Todos - Crixás

MARANHÃO
Associação Comunitária Rádio Samaritana FM - Bela Vista do Maranhão
Fundação João Luis Albuquerque - Caxias

MATO GROSSO DO SUL
Associação Comunitária Atalaia da Última Hora - Campo Grande

MINAS GERAIS
Associação Comunitária dos Moradores de Uruana de Minas - Uruana de Minas

PARAÍBA
Fundação Virginius da Gama e Melo - Campina Grande

SANTA CATARINA
Associação de Radiodifusão Comunitária de Meleiro - Meleiro

SÃO PAULO
Associação Comunitária Solidariedade "Casa do Povo" - Guariba
Associação Amigos de Bairros da Comunidade de Dolcinópolis - Dolcinópolis
Associação Cultural "Waldomiro de Freitas Sant''Anna - Santa Rita do Passa Quatro
Associação de Cultura e Ciência Clementina - Clementina
Fundação de Educação e Telecomunicação de Barretos - Barretos
Rádio Piratininga de São José dos Campos - São José dos Campos
Rádio Liberal FM - Dracena.

TECNOLOGIA - Biometria: Você é sua senha - um mês, o Bradesco pôs na agência de Cidade de Deus, em São Paulo, três máquinas de auto-atendimento que usam o cartão do banco e a geometria das veias da palma da mão para identificar os usuários. A iniciativa é inédita no hemisfério ocidental, mas no Japão, sede da Fujitsu, empresa que desenvolveu a tecnologia, também há bancos que já utilizam a tecnologia nos caixas automáticos. "Esperamos que boa parte dos 23,5 mil caixas eletrônicos do Bradesco tenham essa tecnologia", prevê Laércio Albino Cézar, vice-presidente do Bradesco. O que está acontecendo no Bradesco já acontece em academias de ginástica, no trabalho e na própria casa. É cada vez mais comum substituir senhas por um recurso chamado identificação biométrica. Trocando em miúdos: usar as características únicas de cada indivíduo (como as digitais, a configuração das veias da palma da mão, o formato da face ou a voz) para identificá-lo. Além de ser mais seguro — é praticamente impossível copiar o formato de uma íris, por exemplo —, o método é mais prático, pois dispensa o usuário de decorar senhas ou códigos de acesso.

            A grande utilidade da biometria é garantir que você é você mesmo. Parece trivial, mas não há nada mais comum do que um cartão roubado ser usado por alguém que não é seu verdadeiro dono. Substituir senhas por identificação das características físicas dos usuários também pode evitar fraudes como a do caso dos deputados pianistas, ocorrido em 1997, na Câmara dos Deputados, quando uns votaram por outros em seções plenárias. Desde então, o sistema de votação da Câmara identifica os parlamentares por meio da impressão digital. "Para votar, o deputado entra com a matrícula e logo depois tem que confirmar a identificação posicionando as digitais no leitor que fica ao lado de seu assento no plenário", explica Leirton Castro, da coordenação do sistema eletrônico de votação da Câmara.

            Talvez o exemplo de uso massivo da biometria no Brasil seja o novo passaporte, que começa a vigorar em setembro. Com 16 itens de segurança a mais do que a versão atualmente usada, o documento vai trazer duas informações biométricas do portador: a foto digital do rosto (inserida no código de barras) e as digitais. Os itens de segurança do passaporte serão verificados por leitoras especiais nos portos, aeroportos e pontos de fronteiras e seguem rigorosamente ao padrão da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO), órgão ligado às Nações Unidas. Em breve, a foto digital também poderá ser usada para reconhecer as pessoas por meio da biometria da face.

            Mas para ganhar o mundo, a biometria terá de vencer a barreira do alto custo. Hoje, a mais barata e mais difundida é a da impressão digital, exatamente porque é mais barata. E necessita também ganhar a confiança dos usuários, que ainda não vêem com bons olhos a necessidade de deixar suas digitais gravadas em sistemas alheios ou têm medo de deixar uma luz intensa "ler" os traços da íris. Por isso, tecnologias mais baratas e menos invasivas tendem a ganhar terreno. Lucas Blanco, gerente de negócios da Siemens, acredita que a identificação facial, como a que será adotada no passaporte, é a tecnologia que mais deve crescer nos próximos anos. "As pessoas têm menos resistência em tirar uma foto do que em permitir que sua impressão digital seja identificada", afirma.

            Outra forma de identificação que deve se popularizar é aquela usada pelo Bradesco, baseada na geometria das veias das palmas das mãos. Ela é tão precisa quanto o reconhecimento da íris, mas cerca de três vezes mais barata. A solução foi escolhida pelo banco depois de 20 anos de pesquisas. "Essa é a primeira vez que nos sentimos seguros para usar algum método de biometria", esclarece Laércio, vice-presidente do Bradesco. A justificativa: o índice de erro de leitura é praticamente nulo e o método é menos invasivo e causa menos resistência do que a leitura da íris ou da impressão digital.

            A biometria da voz não é tão segura quanto a da íris ou das veias das mãos, mas é mais barata e tem grande utilidade quando se trata de mobilidade. "É possível que um funcionário de uma empresa aprove decisões que precisam de autenticação eletrônica sem estar no escritório", conta Walid Karam, da Avaya. Os sistemas são capazes de ligar automaticamente para o usuário, autenticá-lo na rede por meio da voz e pedir uma decisão sobre o fluxo.
Correio Braziliense – DF, Laís Garcia, 1 de agosto de 200
6

DIVERSÃO - Quiz Brasil - O Quiz manteve-se estável durante toda semana. Ele está ligado no servidor de backup já que o servidor titular ainda está em testes para a implantação de diversos sistemas que iremos inserir no jogo em breve. Ainda não estamos operando com 100% de capacidade e praticamente todos os bugs já foram resolvidos. Estamos desenvolvendo parcerias de forma a tornar o Quiz ainda mais divertido e emocionante. O Quiz Brasil tem a maior base de dados de jogos de quiz do Brasil!!!

         Dando continuidade ao histórico do jogo segue abaixo um resumo com alguns dados do mesmo, lembrando que o forum e a comunidade do Orkut continuam firmes e fortes:

Forum: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php 

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=747192

      Para participar desse divertido desafio o download e as informações são obtidas nesse endereço: http://www.portalbrasil.net/quizbrasil/http://www.portalbrasil.net/download.htm.  
Abaixo apresentamos uma tabela onde se demonstra o crescimento do QuizBrasil, lançado em 28.11.2004,  decorrer desse período:

Dia Perguntas disponíveis Crescimento (*) Jogadores cadastrados Crescimento (*)
30 / julho / 2006 42.522 + 5,77% 2.062 + 3,87%
23 / julho / 2006 40.200 + 4,60% 1.985 + 2,47%
16 / julho / 2006 38.432 + 1,79% 1.937 + 0,78%
09 / julho / 2006 37.756 + 5,02% 1.922 + 4,17%
02 / julho / 2006 35.950 + 5,91% 1.845 + 3,65%
25 / junho / 2006 33.941 + 4,89% 1.780 + 2,06%
18 / junho / 2006 32.356 + 1,48% 1.744 + 0,81%
11 / junho / 2006 31.884 + 22,11% 1.730 + 4,46%
04 / junho / 2006 26.109 + 75,06% 1.656 + 4,08%
28 / maio / 2006 14.914 - 1.591 -
21 / maio / 2006 Em manutenção periódica
14 / maio / 2006 Em manutenção periódica
07 / maio/ 2006 Em manutenção periódica
30 / abril / 2006 49.162 + 3,05% 2.055 Revisado
23 / abril / 2006 47.704 + 5,06% 2.203 + 2,03%
16 / abril / 2006 45.404 + 3,59% 2.159 + 2,71%
09 / abril / 2006 43.827 + 6,56% 2.102 + 2,88%
02 / abril / 2006 41.129 + 117,77% 2.043 + 0,19%
26 / março / 2006 18.886 (*) (*) 2.039 + 3,50%
19 / março / 2006 191.648 + 0,41% 1.970 + 2,07%
12 / março / 2006 190.861 + 0,21% 1.930 + 5,75%
05 / março / 2006 190.461 + 0,24% 1.825 + 3,39%
26 / fevereiro / 2006 190.399 + 0,13% 1.765 + 1,84%
19 / fevereiro / 2006 190.138 + 0,34% 1.733 + 2,12%
12 / fevereiro / 2006 189.495 - 1.697 + 1,73%
05 / fevereiro / 2006 189.495 + 0,31% 1.668 Revisado
29 / janeiro / 2006 188.896 - 1.927 + 3,10%
22 / janeiro / 2006 188.896 + 0,05% 1.869 + 4,82%
15 / janeiro / 2006  188.802 - 1.783 + 2,64%
08 / janeiro / 2006 188.802 - 1.737 Revisado
01 / janeiro / 2006 188.802 - 2.020 + 1,10%
25 / dezembro / 2005 188.802 + 1,26% 1.998 + 5,10%
18 / dezembro / 2005 186.449 + 1,11% 1.901 + 4,10%
11 / dezembro / 2005 184.387 + 1,53% 1.826 + 1,84%
04 / dezembro / 2005 181.601 + 1,05% 1.793 Revisado
27 / novembro / 2005 179.708 + 1,46% 2.115 + 2,32%
20 / novembro / 2005 177.108 + 1,01% 2.067 + 1,17%
13 / novembro / 2005 175.335 + 0,74% 2.043 + 3,54%
06 / novembro / 2005 174.041 + 0,56% 1.973 Revisado
30 / outubro / 2005 173.069 + 0,73% 2.359 + 0,89%
23 / outubro / 2005 171.801 + 0,87% 2.338 + 2,05%
16 / outubro / 2005 170.311 + 0,92% 2.291 + 2,38%
09 / outubro / 2005 168.755 + 2,16% 2.238 Revisado
02 / outubro / 2005 165.172 Revisado 3.113 Revisado
07 / agosto / 2005 165.874 + 1,16% 3.568 + 1,65%
31 / julho / 2005 163.957 + 1,21% 3.510 + 1,12%
24 / julho / 2005 161.981 + 1,70% 3.471 + 2,14%
17 / julho / 2005 159.269 + 1,24% 3.398 + 1,94%
10 / julho / 2005 157.309 + 1,65% 3.332 - 10,74% (*)
03 / julho / 2005 154.744 + 1,51% 3.736 + 1,93%
26 / junho / 2005 152.437 + 0,76% 3.665 + 1,49%
19 / junho / 2005 151.283 + 0,80% 3.611 + 0,95%
12 / junho / 2005 150.072 +1,59% 3.577 + 1,53%
05 /junho / 2005 147.717 + 1,23% 3.523 - 6,37% (*)
29 / maio/ 2005 145.909 + 0,95% 3.763 + 1,51%
22 / maio / 2005 144.530 + 0,77% 3.707 + 1,36%
15 / maio / 2005 143.422 + 1,36% 3.657 + 1,21%
08 / maio / 2005 141.485 + 1,10% 3.613 + 2,90%
01 / maio / 2005 139.942 + 0,65% 3.511 + 1,82%
24 / abril / 2005 139.037 + 0,62% 3.448 + 3,69%
17 / abril / 2005 138.176 + 0,85% 3.325 + 2,11%
10 / abril / 2005 137.104 + 0,83% 3.256 + 1,90%
03 / abril / 2005 135.974 + 1,36% 3.195 + 5,02%
27 / março / 2005 134.145 + 1,15% 3.042 + 2,35%
20 / março / 2005 132.618 + 1,23% 2.972 + 3,33%
13 / março / 2005 131.004 + 1,77% 2.876 + 2,93%
06 / março / 2005 128.725 + 1,55% 2.794 + 3,82%
27 / fevereiro / 2005 126.749 + 1,98% 2.691 + 4,30%
20 / fevereiro / 2005 124.279 + 4,25% 2.580 + 3,78%
13 fevereiro / 2005 119.183 + 3,36% 2.486 + 5,60%
06 fevereiro / 2005 115.303 + 2,88% 2.354 + 5,41%
30 / janeiro / 2005 112.073 + 3,91% 2.223 + 7,30%
23 / janeiro / 2005 107.848 + 2,04% 2.081 + 6,82%
16 / janeiro / 2005 105.690 + 3,26% 1.948 + 5,48%
09 / janeiro / 2005 102.352 + 2,02% 1.838 + 8,50%
01 / janeiro / 2005 100.319 + 34,47% 1.694 + 7,69%
26 / dezembro / 2004 74.601 + 14,44% 1.573 + 11,24%
19 / dezembro / 2004 65.185 + 14,13% 1.414 + 15,71%
12 / dezembro / 2004 57.112 + 18,41% 1.222 + 13,78%
05 / dezembro / 2004 48.229 + 26,98% 1.074 + 25,02
28 / novembro / 2004 37.980 + 4,87% 859 + 46,83%
21 / novembro / 2004 36.225 - 585 -

Semana que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI