Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- E D I T O R I A L -
16 de novembro de 2006


SOCIEDADE - Revista Forbes lista mulheres mais influentes do Brasil - Cada vez mais as mulheres ganham destaque como profissionais e são reconhecidas por seu talento. Prova disso é a terceira edição do prêmio Mulheres mais Influentes do Brasil, realizado pela revista Forbes, que mostra quem são as "poderosas" em vários setores. A lista revela os destaques femininos no Esporte, Setor Público, Moda, Economia, Educação, entre outros. Conheça as vencedoras;

Agronegócio: Alice Ferreira
            Nascida em uma família de criadores, a pecuária não era uma novidade para Alice Maria Barreto Prado Ferreira quando ela começou a administrar a fazenda herdada do sogro. Hoje sua especialidade é o desenvolvimento genético. Seu envolvimento com o gado foi tão grande que logo se viu no meio de outros criadores, na Associação de Criadores de Nelore do Brasil, onde foi primeiro conselheira, depois diretora e agora é presidente.

Cultura: Zélia Gattai
            Aos 90 anos, completados em julho, Zélia Gattai, combinando talento, conhecimento e versatilidade artística, foi responsável por dar um novo fôlego para o memorialismo no Brasil. Paulistana de origem italiana, a escritora conheceu seu marido Jorge Amado em 1945, quando trabalharam juntos no movimento pela anistia dos presos políticos. Quando Jorge perdeu o mandato na Câmara Federal pela declaração de ilegalidade do Partido Comunista, Zélia, já exilada com o marido na então Tchecoslováquia, começou a fazer fotografias da vida do escritor, publicando a fotobiografia de Jorge Amado Reportagem Incompleta, além de suas memórias em Anarquistas, Graças a Deus que, após 20 anos da primeira edição, já obteve mais de 200 mil exemplares vendidos no Brasil.

Infra-Estrutura: Liliane Carneiro Costa
            No começo ela não queria trabalhar na Construtora Líder, fundada por seu pai em Belo Horizonte. Graduada em engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais, foi para Zurique fazer o MBA em marketing de negócios e, ao voltar, tentou colocar em prática o que aprendera sobre gestão de negócios. Mas seu pai a convenceu de que ela era o sangue novo que a empresa precisava. Isso foi há 20 anos. Sob sua orientação, a Líder criou o departamento de marketing. A empresa hoje lidera o mercado de construção de apartamentos de alto luxo em Minas Gerais. Liliane também mantém um programa na TV Educativa mineira, onde entrevista empreendedores que falam de suas dificuldades e de seus sucessos.

Economia: Zeina Latif
            Essa paulista de Campinas é apaixonada por economia, mais precisamente pela área monetária, que foi o tema de seu doutorado na USP. Depois, pouco a pouco, foi conquistando espaço até se tornar a economista-chefe do ABN Amro Real. Seus outros pares são homens, mas ela diz que isso faz parte da realidade do País e não do sistema bancário. Casada e com um filho de 4 anos, sabe que a decisão de ter profissão e família implica alguns custos, mas decidiu ter os dois.

Educação: Vera da Costa Gissoni
            Vera da Costa Gissoni percorreu um grande caminho para se tornar uma das grandes referências no mundo acadêmico. Formada em contabilidade, seu primeiro emprego foi no Grupo Escolar Helena Pena, onde trabalhou por um ano. Já em 1962, se mudou para o Rio de Janeiro, onde aceitou o comando de uma escolinha de um senhor que havia morrido. A "escolinha" cresceu, virou primário, ginásio e hoje se consagra como Universidade Castelo Branco, com mais de 25 mil universitários formados. Vera Gissoni, atualmente chanceler da Universidade, também é representante no Brasil da Unesco e coordenadora do Programa das Escolas Associadas, constituído por cerca de 6,2 mil escolas em todo o mundo.

Esporte: Fernanda Keller
            Aos 43 anos de idade, Fernanda Keller mantém a posição de uma das principais triatletas do mundo. Em seus mais de 20 anos de carreira, carrega consigo dezenas de prêmios conquistados: foi campeã seis vezes do Troféu Brasil, esteve entre as dez melhores do mundo por 14 anos, além de ser a única triatleta do mundo a participar de 19 edições consecutivas do Ironman, considerado o maior desafio do triatlo.

Indústria, Comércio & Serviços: Ieda Novaes
            A carreira de Ieda Novaes foi marcada por grandes mudanças. Entre 1977 e 1991, era de ouro da publicidade, trabalhou com propaganda e merchandising. Formada em relações públicas na USP e licenciada para dar aula, Ieda participou de grandes projetos, como os livros de receita do Açúcar União, cuja venda passava de 1 milhão de exemplares. Porém, Ieda resolveu mudar seus rumos e trabalhar como consultora de executivos da empresa Mariaca e Associados. Com o sucesso obtido no treinamento em governança corporativa, em 2004 foi convidada para dirigir os negócios da Trevisan, com mais de 16 escritórios regionais e 1.200 pessoas, tornando-se a primeira mulher a ocupar cargo de direção na empresa. A perseverança em acreditar que era capaz tornou-a um dos nomes mais fortes no mercado.

Comunicação: Regina Casé
            Entrou no mundo artístico seguindo a carreira do pai, Geraldo Casé, que foi diretor-geral e idealizador do Sítio do Picapau Amarelo, e do seu avô, Ademar Casé, radialista na extinta Rádio Mairink Veiga. Fez teatro amador e foi uma das criadoras do Grupo Asdrúbal. Chegou à Rede Globo trabalhando em programas de humor, como na consagrada TV Pirata, nos anos 80, e depois em novelas. Também dividiu a criação do Programa Legal, que estreou em abril de 1991, com Luís Fernando Guimarães, onde apareceram as primeiras entrevistas com os brasileiros comuns, misturadas a cenas de ficção e muito humor. Hoje, Regina é uma ilha de irreverência e criatividade no cenário da TV brasileira.

Medicina/Saúde: Angelita Habr Gama
            Filha de libaneses, Angelita Habr Gama nasceu na Ilha de Marajó, no Pará, e no início da década de 50 decidiu que seria cirurgiã, contrariando a realidade estritamente masculina da época. Já em São Paulo, se graduou pela Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo, onde começou como propagandista em laboratórios. Com muita superação, conseguiu alcançar o cargo máximo de professora titular em cirurgia da USP. Também foi a primeira mulher a se tornar membro honorário da Associação Européia de Cirurgia, título que só outros 16 médicos conquistaram. Com mais de 10 mil operações realizadas, Angelita é uma das profissionais mais conceituadas na área médica.

Setor Público: Wilma Motta
            Formada em Serviço Social, mãe de duas filhas, Wilma resolveu fazer uma homenagem a seu marido, o ex-ministro das Comunicações Sérgio Motta, falecido em 1998 vítima de um infarto, fundando em 2000 o Instituto Sérgio Motta. A entidade caracterizou-se como um centro de debates da política e da cultura no Brasil. O instituto realiza todos os anos o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia, que prestigia os projetos profissionais de diversas áreas de atuação. Além de ser vice-presidente do instituto, atualmente ela também participa da vida política, sendo membro da executiva nacional do PSDB, onde integra a comissão de ética do partido.

Design/Moda: Glória Kalil
            Glória Kalil nasceu chique. Glória faz a gente pensar na expressão italiana spezzatura, que significa ter destreza e elegância em tudo, uma atitude de leveza e superioridade mesmo diante do que há de mais complexo e difícil. A empresária trouxe nos anos 70 para o Brasil a marca Fiorucci, um sucesso tão estrondoso que acabou sendo consumido pelas falsificações. Mas, a essa altura, Glória já era referência no setor de moda e passou a atuar como consultora em programas de televisão. Com conhecimento que poucos possuem, se tornou autora dos livros mais vendidos sobre moda e elegância já publicados no Brasil: Chic e Chic Homem. Em 2005 lançou Chicérrimo, com regras de etiqueta e conselhos de bom comportamento para nosso mundo de internet e celulares. Hoje comanda o site Chic, um dos mais importantes do setor.

Decoração/Arquitetura: Paula Mattar
            Desde menina, Paula Mattar, 40, sempre gostou muito de desenhar, pois vivia em volta dos desenhos dos irmãos engenheiros. Quando cresceu, esse foi um dos fatores fundamentais para decidir fazer arquitetura. Formada em 1988 pela Mackenzie, começou sua carreira com 20 anos.

Terceiro Setor: Teresa Costa D'Amaral
            O Instituto de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência é obra dela, que um dia percebeu que tinha de profissionalizar a sua ajuda voluntária. Tornou-se parceira da Ashoka e criou o instituto que atua em três áreas: mercado de trabalho, esportes e defesa de direitos. Ela foi uma das responsáveis pela criação da Lei número 7.853, que determina que o governo tem a obrigação de prover a cidadania aos deficientes, criminaliza o preconceito e dá ao Ministério Público a obrigação de defender os direitos coletivos do deficiente.

Empreendedorismo: Maria Helena Bastos
            Executiva em uma multinacional, um dia Maria Helena decidiu voltar às suas origens. Deixou a empresa e comprou a fazenda de café onde nasceu, na cidade de Dourados (SP). Plantou 750 mil pés e esperou. Isso foi há sete anos. Sua primeira colheita encontrou o preço da saca em queda. Ela esperou, e assim que o preço começou a subir, vendeu sua produção, conseguiu se recapitalizar e lançou o Café Helena, especial, só com os melhores grãos. Ela e o seu café já foram considerados um case de sucesso pela Fundação Getulio Vargas.

POLÍTICA - Imposto de renda terá tabela corrigida em 2007 - O ministro Guido Mantega (Fazenda) admitiu a correção da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física no próximo ano. Ele não sugeriu nenhum índice de correção, mas disse que a medida já está em negociação com o relator do Orçamento 2007, Valdir Raupp (PMDB-RO). "Depende de outras concessões, mas é possível que o mecanismo [a correção da tabela] seja aprovado", disse ele em São Paulo após reunião com empresários do setor de infra-estrutura.

            Há cerca de duas semanas, Raupp havia dito que iria propor ao governo um reajuste de 10% para a tabela em duas parcelas, uma em 2007 e outra em 2008. Além disso, o limite de dedução com gastos em educação seria reajustado na mesma proporção. Um dia depois, entretanto, Mantega disse que essa "não era uma prioridade" do governo federal, que buscava reduzir impostos para setores que pudessem estimular o aumento do investimento. "No caso do Imposto de Renda ele não tem um impacto sobre o crescimento e certamente ele não é prioritário", disse o ministro no último dia 14.

            Hoje Mantega admitiu que no início se colocou contrário à correção porque não a achava necessária. Agora ele mudou de opinião. "Eu tinha argumentado contra, mas houve negociações e deve haver uma acomodação", disse. As centrais sindicais defendem um reajuste da tabela de 7,7%. Já Raupp quer 10% em duas vezes, o que teria um impacto anual de R$ 773 milhões no Orçamento. Caso a proposta de Raupp fosse aprovada, o limite de isenção mensal passaria de R$ 1.257,12 para R$ 1.319,97 no ano que vem. Em 2008, subiria para R$ 1.382,83. Já a alíquota de 15% passaria a incidir sobre salários que variem de R$ 1.319,98 até R$ 2.637,88 em 2007 e entre R$ 1.382,84 e R$ 2.763,28 a partir de 2008. Por último, a maior alíquota do IRPF, de 27,5%, passaria a incidir sobre os salários acima de R$ 2.637.89 (2007) e R$ 2.763,29 (2008).

Salário mínimo
            Apesar de se mostrar mais flexível com a tabela do IR, Mantega voltou a defender hoje o aumento do salário mínimo de R$ 350 para R$ 367 no próximo ano. O aumento, de 4,85%, seria bem inferior ao concedido neste ano, de 16,6%. Segundo Mantega, "não é possível dar aumentos expressivos todos os anos". Com a inflação sob controle e a queda dos juros, argumentou o ministro, um reajuste nominal entre 4% e 5% seria "razoável". O ministro também defendeu o reajuste do salário dos servidores públicos.

            Segundo reportagem publicada pela Folha de S.Paulo, o governo não está disposto a dar aumento real para categorias que já tiveram seus salários recuperados nos últimos anos. Mantega afirmou que "desautoriza" qualquer reportagem que tenha sido publicada sobre o assunto, mas não se comprometeu hoje com nenhum índice de reajuste.

DIVERSÃO - Quiz Brasil - O Quiz se manteve estável durante toda última quinzena. Ele está ligado no servidor titular e com backup em outro endereço, de forma a garantir a estabilidade e disponibilidade 24 horas por dia. Diversos prêmios estão sendo distribuídos, já a partir desse mês, para os melhores jogadores. Também os jogadores que somarem acima de 5.000 pontos no mês e os que mais tempo permaneceram no jogo serão premiados com sorteios de brindes exclusivos. Para dezembro grandes novidades nesse quesito. Acessem nossa comunidade no Orkut e obtenha todas informações sobre o Quiz Brasil, premiação e dúvidas pertinentes ao mesmo. Estamos desenvolvendo parcerias de forma a tornar o Quiz ainda mais divertido e emocionante. O Quiz Brasil tem a maior base de dados de jogos de quiz do Brasil!!!

            Dando continuidade ao histórico do jogo segue abaixo um resumo com alguns dados do mesmo, lembrando que o forum e a comunidade do Orkut continuam firmes e fortes:

Forum: http://quizbrasil.6.forumer.com/index.php 

Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=747192

      Para participar desse divertido desafio o download e as informações são obtidas nesse endereço: http://www.portalbrasil.net/quizbrasil/http://www.portalbrasil.net/download.htm.  
Abaixo apresentamos uma tabela onde se demonstra o crescimento do QuizBrasil, lançado em 28.11.2004,  decorrer desse período:

Dia Perguntas disponíveis Crescimento (*) Jogadores cadastrados Crescimento (*)
16 / novembro / 2006 64.939 + 7,03% 1.970 + 10,36%
01 / novembro / 2006 60.669 + 8,07% 1.785 + 9,77%
16 / outubro / 2006 56.135 + 9,57% 1.626 Revisado
24 / setembro / 2006 51.231 + 0,36% 1.717 + 2,69%
17 / setembro / 2006 51.047 + 1,90% 1.672 + 2,45%
10 / setembro / 2006 50.094 + 2,50% 1.632 + 3,55%
03 / setembro / 2006 48.872 + 4,27% 1.576 Revisado
27 / agosto / 2006 46.868 + 1,38% 2.266 + 3,23%
20 / agosto / 2006 46.226 + 1,88% 2.195 + 1,76%
13 / agosto / 2006 45.372 + 4,84% 2.157 + 3,40%
06 / agosto / 2006 43.274 + 1,76% 2.086 + 1,16%
30 / julho / 2006 42.522 + 5,77% 2.062 + 3,87%
23 / julho / 2006 40.200 + 4,60% 1.985 + 2,47%
16 / julho / 2006 38.432 + 1,79% 1.937 + 0,78%
09 / julho / 2006 37.756 + 5,02% 1.922 + 4,17%
02 / julho / 2006 35.950 + 5,91% 1.845 + 3,65%
25 / junho / 2006 33.941 + 4,89% 1.780 + 2,06%
18 / junho / 2006 32.356 + 1,48% 1.744 + 0,81%
11 / junho / 2006 31.884 + 22,11% 1.730 + 4,46%
04 / junho / 2006 26.109 + 75,06% 1.656 + 4,08%
28 / maio / 2006 14.914 - 1.591 -
21 / maio / 2006 Em manutenção periódica
14 / maio / 2006 Em manutenção periódica
07 / maio/ 2006 Em manutenção periódica
30 / abril / 2006 49.162 + 3,05% 2.055 Revisado
23 / abril / 2006 47.704 + 5,06% 2.203 + 2,03%
16 / abril / 2006 45.404 + 3,59% 2.159 + 2,71%
09 / abril / 2006 43.827 + 6,56% 2.102 + 2,88%
02 / abril / 2006 41.129 + 117,77% 2.043 + 0,19%
26 / março / 2006 18.886 (*) (*) 2.039 + 3,50%
19 / março / 2006 191.648 + 0,41% 1.970 + 2,07%
12 / março / 2006 190.861 + 0,21% 1.930 + 5,75%
05 / março / 2006 190.461 + 0,24% 1.825 + 3,39%
26 / fevereiro / 2006 190.399 + 0,13% 1.765 + 1,84%
19 / fevereiro / 2006 190.138 + 0,34% 1.733 + 2,12%
12 / fevereiro / 2006 189.495 - 1.697 + 1,73%
05 / fevereiro / 2006 189.495 + 0,31% 1.668 Revisado
29 / janeiro / 2006 188.896 - 1.927 + 3,10%
22 / janeiro / 2006 188.896 + 0,05% 1.869 + 4,82%
15 / janeiro / 2006  188.802 - 1.783 + 2,64%
08 / janeiro / 2006 188.802 - 1.737 Revisado
01 / janeiro / 2006 188.802 - 2.020 + 1,10%
25 / dezembro / 2005 188.802 + 1,26% 1.998 + 5,10%
18 / dezembro / 2005 186.449 + 1,11% 1.901 + 4,10%
11 / dezembro / 2005 184.387 + 1,53% 1.826 + 1,84%
04 / dezembro / 2005 181.601 + 1,05% 1.793 Revisado
27 / novembro / 2005 179.708 + 1,46% 2.115 + 2,32%
20 / novembro / 2005 177.108 + 1,01% 2.067 + 1,17%
13 / novembro / 2005 175.335 + 0,74% 2.043 + 3,54%
06 / novembro / 2005 174.041 + 0,56% 1.973 Revisado
30 / outubro / 2005 173.069 + 0,73% 2.359 + 0,89%
23 / outubro / 2005 171.801 + 0,87% 2.338 + 2,05%
16 / outubro / 2005 170.311 + 0,92% 2.291 + 2,38%
09 / outubro / 2005 168.755 + 2,16% 2.238 Revisado
02 / outubro / 2005 165.172 Revisado 3.113 Revisado
07 / agosto / 2005 165.874 + 1,16% 3.568 + 1,65%
31 / julho / 2005 163.957 + 1,21% 3.510 + 1,12%
24 / julho / 2005 161.981 + 1,70% 3.471 + 2,14%
17 / julho / 2005 159.269 + 1,24% 3.398 + 1,94%
10 / julho / 2005 157.309 + 1,65% 3.332 - 10,74% (*)
03 / julho / 2005 154.744 + 1,51% 3.736 + 1,93%
26 / junho / 2005 152.437 + 0,76% 3.665 + 1,49%
19 / junho / 2005 151.283 + 0,80% 3.611 + 0,95%
12 / junho / 2005 150.072 +1,59% 3.577 + 1,53%
05 /junho / 2005 147.717 + 1,23% 3.523 - 6,37% (*)
29 / maio/ 2005 145.909 + 0,95% 3.763 + 1,51%
22 / maio / 2005 144.530 + 0,77% 3.707 + 1,36%
15 / maio / 2005 143.422 + 1,36% 3.657 + 1,21%
08 / maio / 2005 141.485 + 1,10% 3.613 + 2,90%
01 / maio / 2005 139.942 + 0,65% 3.511 + 1,82%
24 / abril / 2005 139.037 + 0,62% 3.448 + 3,69%
17 / abril / 2005 138.176 + 0,85% 3.325 + 2,11%
10 / abril / 2005 137.104 + 0,83% 3.256 + 1,90%
03 / abril / 2005 135.974 + 1,36% 3.195 + 5,02%
27 / março / 2005 134.145 + 1,15% 3.042 + 2,35%
20 / março / 2005 132.618 + 1,23% 2.972 + 3,33%
13 / março / 2005 131.004 + 1,77% 2.876 + 2,93%
06 / março / 2005 128.725 + 1,55% 2.794 + 3,82%
27 / fevereiro / 2005 126.749 + 1,98% 2.691 + 4,30%
20 / fevereiro / 2005 124.279 + 4,25% 2.580 + 3,78%
13 fevereiro / 2005 119.183 + 3,36% 2.486 + 5,60%
06 fevereiro / 2005 115.303 + 2,88% 2.354 + 5,41%
30 / janeiro / 2005 112.073 + 3,91% 2.223 + 7,30%
23 / janeiro / 2005 107.848 + 2,04% 2.081 + 6,82%
16 / janeiro / 2005 105.690 + 3,26% 1.948 + 5,48%
09 / janeiro / 2005 102.352 + 2,02% 1.838 + 8,50%
01 / janeiro / 2005 100.319 + 34,47% 1.694 + 7,69%
26 / dezembro / 2004 74.601 + 14,44% 1.573 + 11,24%
19 / dezembro / 2004 65.185 + 14,13% 1.414 + 15,71%
12 / dezembro / 2004 57.112 + 18,41% 1.222 + 13,78%
05 / dezembro / 2004 48.229 + 26,98% 1.074 + 25,02
28 / novembro / 2004 37.980 + 4,87% 859 + 46,83%
21 / novembro / 2004 36.225 - 585 -

Semana que vem tem mais....

Abraços,

Fernando Toscano       
Editor do Portal Brasil     

LEIA OUTRAS COLUNAS AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI