Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- I N T E L I G Ê N C I A      P O L Í T I C A -
16 de junho de 2006

ELEIÇÕES 2006, Parte I
Está chegando a hora...
Por Fernando Toscano (*)

            Estamos próximos de mais um ano de disputa eleitoral. Políticos e partidos, em todas as cidades, estados e no Distrito Federal, formam alianças, buscam apoio e se organizam para a disputa de mais um pleito. Esse governo do PT foi uma verdadeira lástima, foram tantos erros, tanta enganação, tantas mentiras que o que foi feito de bom acabou por sumir nesse enorme mar de lama. Não que os governos anteriores tenham sido ótimos, não que não houve roubo, "armações" nem acordos inescrupulosos. Isso sempre existiu, mas nunca numa escala como essa.

            Desde o "todo poderoso" Ministro-Chefe da Casa Civil José Dirceu, que barrou homens experientes e de conduta ilibada a assumir cargos em posições-chave por não entrarem num "acordão", até colegas de partido, em todos os níveis - senti vergonha do meu Brasil pela primeira vez na vida!!! José Dirceu, Deputado Severino Cavalcanti (Presidente da Câmara, PP/PE), Deputado Bispo Carlos Rodrigues (PL/RJ), Deputado Bispo Wanderval Santos (PL/RJ), Deputado Pedro Corrêa (PP/PE), Deputado Roberto Jefferson (PTB/RJ), Tesoureiro Nacional do PT, Delúbio Soares - homem de confiança da cúpula do partido, além de dezenas de deputados da base aliada, muitos deles participando de acordos com o empresário mineiro Marcos Valério e com o Banco Rural; foram "sanguessugas", "valeriodutos", "Banestado", "Furnas", "Correios", grampos telefônicos, muitos acordos nos bastidores e, principalmente, muita pizza. Todos deveriam ter sido cassados. A legislação é falha e o brasileiro comum (sim, eles são especiais...) ficou assistindo a tudo isso incrédulo, sem poder fazer nada, chocado com os milhões, talvez bilhões, que rolaram por aquele Congresso Nacional enquanto lutam para viver com dignidade e poder dar alimento, educação, moradia, saúde, segurança e lazer a seus familiares. É muito triste. Para terminar com "chave de ouro", o principal homem desse governo, Sr. Antonio Palocci, acabou deixando a pasta da Fazenda por estar sendo apontado como envolvido em outras negociatas na Prefeitura de Ribeirão Preto. Aqui cabe um aparte importante: eu particularmente conheci o Prefeito Antonio Palocci nos anos 90, através do seu então Secretário de Planejamento e Presidente da Telerp, Dr. Ricardo Gorayeb, e afirmo que sempre, em todas as reuniões de trabalho, houve muita decência, respeito e trabalho e jamais alguém falou em dinheiro ou interesses comigo. O Ministro Palocci, para mim, foi envolvido nisso por pessoas incomodadas com a austeridade de sua política fiscal, que digamos de passagem, fez muito bem ao Brasil mas mal a interesses de pessoas e empresas influentes.

            Para concorrer a presidência da República temos alguns poucos bons nomes e outros curiosos. Eu destaco o atual Presidente Lula (PT), Geraldo Alckmim (PSDB) e o ex-reitor, ex-governador do Distrito Federal e ex-Ministro da Educação, Cristovam Buarque (PDT) e a ex-petista "roxa" Heloísa Helena (PSOL). Os demais vêm para acordos, formar alianças, parcerias e interesses os mais diversos. O voto é secreto, mas o meu eu falo em letras maiúsculas: CRISTOVAM BUARQUE é o nome! Longe eu de querer defender qualquer um deles mas é, de longe, o mais capacitado de todos. E meu voto vai para o Professor Cristovam Buarque principalmente por não pertencer mais aos quadros do PT que, digamos de passagem, tanto mal tantas decepções causou a esse homem. Cristovam tem poucas chances, nem é tão agradável (aliás penso faltar a ele certo carisma), mas o Brasil precisa de um homem sério, descompromissado com interesses políticos e de empresários, que irá primar pela educação. Não vejo nenhum homem de gabarito que possa enfentá-lo (excluo aqui Fernando Henrique Cardoso, que considero homem carismático, inteligente, culto e um nome respeitado em todo o mundo mas não irá participar das eleições, pena...). Lula demonstrou ter boa intenção, boas idéias e alguns ideais que o distinguem mas, infelizmente, demonstrou que lhe falta pulso e ter a coragem necessária para adotar providências enérgicas quando o país exigia isso dele. Para mim, e muitos amigos que converso, foi uma grande decepção nesse aspecto. Geraldo Alckmim foi a pior escolha possível dentro do PSDB (José Serra e FHC seriam homens indicados a bater Lula). Pouco conhecido fora de São Paulo e da classe baixa (o povo humilde nem consegue soletrar seu nome, tampouco escrevê-lo). Além disso o ex-governador paulista não tem presença e o acho pessoalmente bastante antipático. A Senadora Heloísa Helena é uma mulher de fibra, de força e com grandes ideais, mas a considero muito radical e sem "jogo de cintura" necessário para administrar essa grande "empresa" chamada Brasil.

            Amigos, vamos lutar para organizar e moralizar nosso país - isso parte de nós, no voto. Colocar esses mesmos homens que fizeram acordos, utilizaram dinheiro público e influência em interesses próprios e que, ao final, fizeram do Congresso uma "grande pizzaria" irá manter o país, por mais quatro anos, nessa orgia desvairada que foram os últimos quatro anos. Vamos refletir, pesquisar. Nessa coluna, até as eleições, irei contar estórias, histórias, apontar nomes e dados que possam ajudá-los a encontrar aquela que será a pessoa de sua confiança, que irá gerir nosso Brasil - esses mesmos homens que irão plantar o que nossos filhos irão colher daqui 10, 20, 30 anos. Portanto, muito cuidado e muita responsabilidade.

            Quem quiser participar enviando informações que julguem importantes, que nos ajude a deixar nosso país livre de pessoas que nos fazem mal, me enviem tantos e-mails quantos forem necessários. Irei comandar, junto ao Portal Brasil, diversas pesquisas de opinião e as publicarei sempre nesse espaço que é diplomático sem qualquer interesse que não seja fazer parte de uma grande união para o nosso próprio benefício e da população brasileira.

            Leia nos links abaixo duas reportagens bastante interessantes do professor Cristovam Buarque:

Link 1: Internacionalização da Amazônia
Link 2: A pobreza da riqueza

            Um abraço e até 1º de julho!!!

(*) Fernando Toscano é editor-chefe do Portal Brasil - seu currículo.
 

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS COLUNAS SOBRE POLÍTICA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI