Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- I N T E L I G Ê N C I A      P O L Í T I C A -
16 de setembro de 2006

ELEIÇÕES 2006
A hora da verdade

            A Lei 9.504/97, chamada "Lei Eleitoral" estabelece as normas para as eleições no Brasil. Infelizmente o que se vê hoje no país é um sem número de candidatos despreparados - de vereadores a presidente da República. Eu não consigo aceitar passivamente o que vejo nos dias que antecedem as eleições. O Presidente Lula vai a todo o momento a televisão falar das obras e das conquistas de sua administração (2003-2006) usando a máquina do governo em seu benefício. Ele se gaba ao falar "esse é meu time". Que time? O time dele foi todo embora corroído por roubos, mentiras e falcatruas de toda espécie. Nunca o país viveu tão forte crise de identidade com seus políticos - tanto do legislativo quanto do executivo. Um homem que se aposenta aos 42 anos de idade, que compra aeronave européia para suas viagens, que utiliza comumente palavras de baixo calão entre seus aliados e comandados, que debocha de quem estuda ou estudou e ainda não tem noção do que fala (e do quanto bebe) não pode ter capacidade alguma de servir como exemplo para ninguém. Como ele mesmo disse "nasci analfabeto" - alguém nasceu alfabetizado??? Começo o texto criticando essa postura mas não tenho nada pessoal contra o presidente Lula - esses comentários servem para "início de conversa" apenas porque se trata simplesmente do presidente da República, teoricamente o mais importante e mais preparado (???) homem de nosso país. O que se dirá de vereadores e deputados estaduais e distritais... esse é nosso país, o retrato do que somos, o reflexo do nosso povo.

            Fico abismado ouvir, ler e ver propagandas de políticos dizendo algo do tipo "vou fazer isso e aquilo" quando o certo deveria ser "vou lutar por isso ou aquilo, defendo esse ou aquele projeto". São pessoas desqualificadas, despreparadas. Nossa legislação eleitoral está incompleta e uma série de regras que deveriam existir simplesmente são ignoradas. Eu lamento muito tudo isso porque nosso país vai continuar o mesmo se as correções não forem feitas na base. E isso é obrigação primária do TSE e dos nossos legisladores.

            Pichações, placas, "santinhos" e uma enorme quantidade de poluição visual pelas cidades. Ora, será que um candidato não percebe que isso não muda opinião de ninguém? Será que o TSE não observa que propagandas eleitorais são desnecessárias pois o tempo destinado aos candidatos não é democrático? Será que ninguém percebe que os partidos manipulam as propagandas a quem lhes interessa? Enquanto não houver honestidade nas bases nada funcionará adequadamente. Cito, por exemplo, o PSL que nas eleições para Deputado Distrital sequer disponibilizou a diversos de seus membros a oportunidade de aparecerem na mídia (apesar do direito que lhes é assegurado). O presidente regional do PSL condicionou apoio a ele e a seus interesses para autorizar que este ou aquele candidato pudessem defender suas convicções na televisão. Isso é justo? Para mim, candidato desconhecido e candidato com 50% das intenções de voto válido tem que possuir SEMPRE os mesmos direitos senão jamais poderá se dizer que o processo eleitoral foi limpo e justo. O tempo não devia ser oferecido ao partido e sim, IGUALITARIAMENTE, a cada candidato. O TSE poderia ainda criar regras que punissem os candidatos que infringissem as normas por ele estabelecidas (pichações, placas e propaganda irregular) com a diminuição de seu horário de propaganda na televisão.

            Outro absurdo: deveria se modificar o mandato dos Senadores diminuindo o prazo excessivo de 8 (oito) anos para 4 (quatro) como em qualquer cargo político eletivo. Se Deputado, Prefeito, Governador e Presidente tem mandato de quatro anos por que um Senador deve permanecer no cargo por tanto tempo? O ideal, segundo meus estudos, seriam 05 (cinco) anos podendo ser reeleito para outro cargo político - jamais o mesmo. Antes da próxima eleição irei trabalhar e tentar sugerir modificações na legislação eleitoral, como um cidadão comum, participar mais ativamente de todo processo eleitoral para que o Brasil seja um país mais justo onde a minoria possa participar em iguais condições com os grandes nomes da política nacional e onde não tivéssemos vergonha de sermos governados por gente tão despreparada, tão pretensiosa e tão perniciosa como tem sido a maioria de nossos últimos governantes em todas as suas instâncias.

            Como sou transparente e não tenho medo de me mostrar, indico abaixo quais serão meus candidatos nessa eleição de 2006 - talvez não os ideais mas os melhores dentre os disponíveis:

PRESIDENTE - Cristóvam Buarque - PDT.
GOVERNADOR (DF) - José Roberto Arruda - PFL.
SENADOR (DF) - Agnelo Queiróz - PCdoB.
DEPUTADO FEDERAL (DF) - Marcílio Novaes Maxxon - PP. Outro nome de minha confiança: Izalci Lucas (PFL).
DEPUTADO DISTRITAL - Marilize Sales (Mari) - PSL. Outro nome de minha confiança: Paulo Socha (PSL). E só!!!

            Tenho a certeza de que a maioria de meus candidatos não serão eleitos mas mantenho firme meu propósito de votar em pessoas com capacidade de mudar o Brasil e que, acima de tudo, sejam transparentes, honestos; que errem como qualquer ser humano mas saibam reconhecer seus erros e tenham a dignidade de corrigi-los.

            Um abraço e até a próxima,

            FERNANDO TOSCANO
            Editor do Portal Brasil


CLIQUE AQUI E LEIA MAIS COLUNAS SOBRE POLÍTICA

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI