Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- I N T E L I G Ê N C I A      P O L Í T I C A -
01 / DEZEMBRO / 2007

MLST - MOVIMENTO SOCIAL OU CRIMINOSO?
Por Isaac Sayeg
(*)

            O Movimento de Libertação dos Sem Terra é um movimento social ou criminoso? Eis a questão para decifrarmos. Então vamos analisar o que é um movimento social. Movimento social é uma manifestação natural, dentro da lei e da constituição de uma parte do povo, a fim de conquistar suas reivindicações, movimentos estes aceitos por toda sociedade. Ocorre que o MLST – Movimento de Libertação dos Sem Terra é um Movimento com base política, tendo seu líder maior o Sr. Bruno Maranhão que é nada mais, nada menos, que o presidente dos movimentos sociais do PT – PARTIDO DOS TRABALHADORES e ainda membro efetivo da Direção Nacional do PT, portanto, tem interesses político-partidários nas manifestações sociais. Apesar de ter sido afastado do PT após o incidente no Congresso Nacional - este movimento depredou o Congresso com aproximadamente 400 membros e, além de depredar, atacou os seguranças colocando-os em perigo de morte, sendo que um deles ficou com traumatismo craniano, então, isto é movimento ou uma organização criminosa.

            A diferença entre movimentos sociais e organizações criminosas está no respeito ou desrespeito a lei, quando ela age na lei podemos entendê-la como movimento social, quando ela age contra a lei podemos enquadrá-la como organização criminosa, que é o caso do MLST, e outras organizações que invadem propriedades privadas ou públicas, que praticam roubos, assaltos, seqüestros... O pior de tudo, é que este movimento recebe verbas governamentais através de uma ONG montada por eles, então, nosso dinheiro está financiando estes vândalos que põe em risco nossa já frágil democracia, formam estas organizações milícias armadas com foice, e até outros tipos de armas para atacar nossos agricultores, defrontam ainda com nossa polícia, e tudo aos olhos de nossa classe política, que os recebem no palácio do planalto, com toda pompa, sendo que o presidente Lula ainda coloca o boné deles em sua cabeça. Agora temos que também analisar como deverá o povo ter acesso aos bens, através do trabalho, do roubo ou da reclamação ou reivindicação. A sociedade capitalista pede que o cidadão se instrua e busque seu sucesso econômico através do trabalho, podendo tanto montar um negócio ou trabalhar para alguém que o tenha, seja no setor urbano ou rural, porém como o ganho é pequeno o estado acaba proporcionando aos cidadãos políticas e investimentos públicos nas áreas da saúde, educação, moradia, trabalho, etc.

            Quanto ao roubo a lei coíbe e leva o cidadão para a cadeia, quanto à reclamação ou reivindicação pode o estado investir mais nos setores essenciais para melhoria da sociedade como um todo, buscando a justiça social. Fazer desapropriações e entregar de graça terra aos movimentos sociais ou Ongs destes, sem ter a contrapartida de produção e pagamento desta terra, significa fazer cortesia com chapéu alheio, além de beneficiar apenas alguns setores mais agrupados. Deve-se sim, fazer entrega de terras com exigência de trabalho e produção, caso atual da Petrobrás que negocia com a plantação de mamona para produção de biodisel, dando após dez anos de trabalho contínuo na terra o título de sua propriedade. Com esse tipo de medida toda sociedade só tem a ganhar e o Brasil cresce em energia e trabalho. As Organizações Criminosas devem ir para a cadeia, não devem nunca ter apoio político, os Movimentos Sociais devem ser respeitados, pois podem direcionar as necessidades legítimas do povo e, infelizmente, o PT – PARTIDO DOS TRABALHADORES está envolvido no seu corpo e na sua alma com o crime desta organização..

(*) Isaac Sayeg, escritor e jornalista, escreveu essa matéria, adaptada pelo Portal Brasil, originalmente no site "jauinfo.com.br" - [email protected]

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS COLUNAS SOBRE POLÍTICA
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI