AÁrea Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- I N T E L I G Ê N C I A      P O L Í T I C A -
16 / FEVEREIRO / 2007

A BIOGRAFIA DE UM DOS MAIORES ESTADISTAS DO SÉCULO XX
Por Gustavo Muller (*)

            A obra do Lord Roy Jenkins foi a primeira biografia de Winston Churchill publicada em português. Churchill, foi, sem dúvida alguma, um dos maiores estadistas do séc. XX. Famoso por suas frases de efeito, exerceu notável liderança política quando assumiu o cargo de Primeiro-Ministro em 1940, comandando um governo de união nacional cujo objetivo principal era deter o avanço nazista sobre a Europa e impedir o aniquilamento da Grã-Bretanha.

            Contudo, embora esse seja o ponto culminante da carreira de Churchill, esse livro nos mostra uma história pouco conhecida desse personagem que, como todos os políticos, teve grandes conquistas e amargas derrotas.

            Churchill era filho de um deputado, que também havia se destacado por proferir frase de efeito. Órfão de pai, Churchill precisou completar sua formação com o auxílio de sua mãe que, segundo as más línguas da época, exercia forte poder de solução entre os membros da aristocracia. Por conta desse auxílio, Churchill foi aos poucos conquistando posições nomeio militar até ingressar no Partido Liberal e conquistar uma cadeira no Parlamento na virada do século.

            Desde então, Churchill passa a ter uma participação ativa na vida política da Inglaterra. Cabe destacar que no inicio do XX o Partido Liberal representava uma posição que pode ser caracterizada de centro-esquerda. Por isso Churchill teve uma atuação destacada em projetos legislativos que estenderam os direitos trabalhistas como seguro-desemprego e assistência à família do trabalhador.

            O interesse de Churchill pela marinha o levou para o comando do almirantado britânico pouco anos da Primeira Guerra Mundial. Todavia, um erro estratégico conduziu a marinha britânica a uma amarga derrota para os alemães na batalha de Dardanelos, o que resultou na saída de Churchill do almirantado e seu ingresso no Partido Conservador. Esta troca de partido foi uma forma de Churchill reagir às fortes críticas da esquerda a sua estratégia de guerra.

            Após um período de ostracismo, Churchill começa a adquirir envergadura de grande líder com a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha em 1933. Essa fase marcou na história uma grande qualidade de Churchill: a capacidade de remar contra a corrente. Tal qualidade ficou evidenciada nos constantes alertas de Churchill ao então Primeiro Ministro Chamberlain, que preferia adotar meios diplomáticos para negociar a limitação do rearmamento alemão.

            Com a invasão da Polônia em 1939 ficou claro para a Coroa Britânica que o confronto era inevitável e somente um homem poderia conduzir a Inglaterra nestes tempos sombrios: Winston Churchill.

            Esta é uma parte resumida da biografia daquele que foi a principal pedra no caminho de Hitler, e que, como todos os mortais, teve uma trajetória de altos e baixos, o que é exposto de forma magnífica nessa obra de Roy Jenkins.

(*) Gustavo Muller é colunista do site "Política Para Políticos" no qual essa matéria foi inserida originalmente.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS COLUNAS SOBRE POLÍTICA
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI