Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- I N T E L I G Ê N C I A      P O L Í T I C A -
01 / MAIO / 2007

PEDRO SIMON INTEGRA O PRIMEIRO PARLAMENTO DO MERCOSUL
(Divulgação)

            Idealizador do Mercado Comum do Sul, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) participa da instalação do Parlamento do Mercosul, dia sete de maio, em Montevidéu, no Uruguai. Um dos 18 parlamentares brasileiros escolhidos pelo Congresso Nacional, para representar o país no parlamento do bloco regional, Simon foi considerado "a verdadeira locomotiva precursora do Mercosul", pelo deputado argentino Jorge Raul Giorgetti.

            Em reunião realizada em Brasília, o parlamentar argentino contou que era governador de uma província em 1986, quando foi convidado por Simon, então governador do Rio Grande do Sul, para um encontro em Foz do Iguaçu, no extremo oeste do Paraná, na fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai. O objetivo era discutir a integração latino-americana e a criação de um mercado comum reunindo os países do Cone Sul que, hoje, formam um mercado estimado em cerca de US$ 800 bilhões, é reconhecido no mundo inteiro e vem sendo ampliado com a participação de outros países da América Latina.

            Simon explica que “a idéia inicial era constituir um bloco econômico regional capaz de negociar em melhores condições com os Estados Unidos, Europa e outras regiões que já se organizavam em blocos semelhantes”. O senador também imaginou a evolução da instituição, inclusive a criação de um Banco do Mercosul, conforme projeto de lei (031/1997) que conseguiu aprovar no Senado (remetido à Câmara dos Deputados, sob número 3902/1997, acabou arquivado). A intenção era utilizar a estrutura do ex-Banco Meridional, que na época estava sendo privatizado.

Representação brasileira:

Senado: Pedro Simon (PMDB-RS); Sérgio Zambiasi (PTB-RS); Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC); Efraim Morais (DEM-PB); Romeu Tuma (DEM-SP); Marisa Serrano (PSDB-MS); Aloizio Mercadante (PT-SP); Cristovam Buarque (PDT-DF); Inácio Arruda (PcdoB-CE).

Câmara: Cezar Schirmer (PMDB-RS); Dr. Rosinha (PT-PR); George Hilton (PP-MG) Max Rosenmann (PMDB-PR); Claudio Diaz (PSDB-RS); Geraldo Resende (PPS-MS)
Germano Bonow (DEM-RS); Beto Albuquerque (PSB-RS); José Paulo Tóffano (PV-SP).

Assessoria de Imprensa do senador Pedro Simon
[email protected]
www.senado.gov.br/pedrosimon
Fone/fax: 61.3311.3232 - 3311.2747

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO SEU AUTOR
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS COLUNAS SOBRE POLÍTICA
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI